A equipa de bordo conferiu os últimos detalhes para mais uma viagem até ao Japão - nos cartões de embarque dos passageiros podia perceber-se que o destino se situava no nordeste do arquipélago, com as coordenadas a apontar para a segunda maior ilha do Japão: Hokkaido.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!
Os lugares à janela desta viagem tiveram uma vista privilegiada da beleza natural de Hokkaido. Dos parques nacionais à cadeia montanhosa de Daisetsu, sobrevoando as vastas florestas, rios, pastagens e escarpas da ilha, motivos não faltariam para espreitar para o lado de fora. Na cabine, no entanto, propusemos também motivos de interesse, começando com uma das bandas mais reconhecidas dentro e fora do Japão, muito graças à série anime Furi Kuri. The Pillows foram os primeiros a embarcar, trazendo na mala uma “Beautiful Picture”.
01. The Pillows – Beautiful Picture
02. Tacica – New Song
A sudoeste da planície de Ishikari encontramos a maior cidade de Hokkaido que, simultaneamente, é a sua capital. Conhecida pelo seu festival de neve e competições de esculturas de gelo, Sapporo também é cidade natal para muitos músicos famosos. Alguns deles viajaram connosco, desde o trio Tacica, que ouvimos com "New Song". De Sapporo também é originário o prolífico Yasuharu Konishi, que conhecemos dos Pizzicato Five. Entre muitas outras aventuras musicais, também se apresenta a solo, modo como viajou nesta semana, sob o alter-ego Pizzicato One.
03. Pizzicato One – Suicide Is Painless
04. Sleepy.ab – Inside
05. Guniw Tools – Border of Taboo
Hokkaido tem uma história intimamente ligada ao povo aino, que ainda hoje é algo discriminado no Japão. A cultura e língua deste povo podem ser melhor apreendidas em Sapporo, numa visita ao Centro de Promoção da Cultura Aino, que continua a divulgar as raízes deste povo, especialmente entre as crianças. Não tão viradas para o público infantil são as músicas dos Sleepy.ab, que também passaram por esta viagem.
Sensivelmente a meio do trajecto, atingimos a altitude para velocidade cruzeiro. Momento certo para ouvir Boy Toy, crónica de Breno Ferreira, inscrita no programa de passageiro frequente de Narita desde a semana passada. Antes, no entanto, lugar a mais passageiros embarcados em Sapporo, os Guniw Tools que, desde o século XX, nos trazem “Border of Taboo”.
Regressamos ao manifesto de bordo para mais embarques em Sapporo. Na cidade também é possível encontrar bandas mais dedicadas ao punk rock, como é o caso dos Bazra, um trio surgido no virar do século e que agitou a cabine de vôo ao som de “Passion”.
06. Bazra – Passion
07. Bugy Craxone – Come On
Ainda em Sapporo surge outro trio nesta viagem, este composto por Suzuki Yukiko, Oikawa Tsukasa e Asahi Tsukasa. Bugy Craxone é um nome reconhecido na cena rock mais alternativa da capital de Hokkaido, com uma discografia que vem desde o final do século XX e que acaba de ser aumentada com a edição recente de mais um disco.
Chegados ao destino, foram os Bloodthirsty Butchers a acolher-nos em Hokkaido. Voltamos ao Japão para a semana – até lá, nós por lá e por cá, no Japão, despedimo-nos esperando que a viagem por Hokkaido tenha sido do vosso agrado.
08. Bloodthirsty Butchers – Jet Ninjin