sexta-feira, dezembro 30, 2005

Algumas escolhas de 2005

Deixamos aqui uma pequena lista de alguns dos albuns/singles de 2005 que o Narita destaca. Muitos mais haveriam para destacar, mas esses ficamos à espera que vocês no deixem na zona dos comentários. Fica aqui uma pequena lista de edições por ordem alfabética ;)

- Aoki Takamasa with Tujiko Noriko - 28
- Boris - Pink
- Capsule - LDK Design
- Doping Panda - High Pressure
- edBus - Choose to go
- Flow - Days
- Yuu ( vocalista dos GO!GO!7188) - Chirinurunowaka
- High and Mighty Color - Pride
- Inugami - Sukeban Rock
- Janne Da Arc - Gekkouka
- Koda Kumi - Best ~first things~
- Little Creatures - Night People
- Macdonald Duck Eclair - The Genesis Songbook
- Number Girl - Omoide in my Head 4
- ORANGE RANGE - musiQ
- Perfect Piano Lesson - Two hundred and Forty one mondays
- Quruli - Sayounara Stranger
- Rei Harakami - Lust
- Straightener - The Remains
- T.K.O Hip Hop - Original Soundtrack
- Uverworld - D-tecnoLife
- Vola & the Oriental Machine - Demo
- Worlds End Girlfriend - Lie Lay Land
- X Japan - X Japan Complete II
- YMCK - Family Racing
- Zazen Boys - Himitsu girl's top secret

Salientamos também a editora nacional THISCO que este ano editou dois cds de dois dos mais importantes projectos japoneses na área do noise:

- Merzbow - Dust of Dreams
- K.K. Null - Kosmo Incognita

Para o ano que vem...

Ainda nem acabou o ano de 2005 e já começaram a chegar as boas notícias para o ano que se aproxima a passos largos.
Já foram confirmados dois grandes espectáculos para o primeiro semestre de 2006, o primeiro organizado pelo CAE (Centro de Artes e Espetaculos da Figueira da Foz) que irá apresentar no dia 19 de Março de 2006 pelas 21h30 no Grande Auditorio um espectáculo intitulado "Kodo - Tambores do Japão"

O segundo espectáculo e sem dúvida uma óptima surpresa vai ser o concerto na Casa da Música por dois dos nomes mais importantes da música electrónica da actualidade, Ryuichi Sakamoto e Alva Noto que irão apresentar no mês de Junho o seu mais recente trabalho INSEN.

Duas excelentes propostas para marcarmos na agenda de 2006. Até la o Narita deseja a todos um excelente 2006.

YO OTOSHI WO!!!

domingo, dezembro 25, 2005

Narita 021 - 2005/12/24

Voo 021 com partida de NARITA. Código de embarque : terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA. O programa de hoje será inteiramente dedicado ao Natal.

1.Yuki no Christmas - Dreams Come True
2. Child of Snow - Miu Sakamoto
3. Melt the Snow - Kahimi Karie
4. Bell of Love - A Yadoroku
5. Merry Christmas Mr. Lawrence - Ryuichi Sakamoto
6. Itsuka no Merry Christmas - B'z

7. Itsuka no Merry Christmas - Hamasaki Ayumi & Gackt
8. Silent Night - Pizzicato Five
9. Happy Xmas (War Is Over) - INSPi
10. Santa Claus Is Comin To Town - Rag Fair
11. Christmas Eve Rap - Kick the can crew
12. Christmas Wish - Takako Minekawa
13. White Christmas - Melt Banana

14. Silent Night Wasshoi - Kaf
15. Jingle Bells - Tenchi Muyo
16. Last Christmas - Yoko Watanabe
17. Christmas - Yamashita Tatsuro

O Narita deseja a todos um Meri Kurisumasu.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Narita 020 - 2005/12/17

Vigésimo voo com partida de NARITA. Código de embarque : terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA. Para o programa de hoje recuperamos o tema do programa número 003, OST de séries de anime.

Equipa de Bordo: Fernando Ferreira e Olga do Vale

Destino: OST Shounen Anime


Shounen anime são séries animadas cujo público alvo é de sexo masculino e em idade adolescente. Estas séries têm como pano de fundo desportos, lutas, aventuras, policiais e/ou super-heróis. Muita acção, movimento e cores é que se pode esperar deste tipo de animes.

Alinhamento:

1. Ichirin no Hana - Bleach
2. Houki Hoshi – Bleach

Esta série conta a história de Ichio, um rapaz de 15 anos oriundo de Karakura, que desde criança é capaz de ver espíritos e falar com eles. Apesar disso ele consegue ter uma vida normal de adolescente até à noite em que uma rapariga misteriosa chamada Rukia entra no seu próprio quarto.

Rukia acaba por confessar que é um Shinigami (Deusa da Morte) e caçadora de espíritos malignos, e como está debilitada acaba por pedir ajuda a Ichio. A partir deste momento estão reunidos os ingredientes para uma série cheia de acção e cenas de luta, bem ao estilo Shounen.

3. Opening Theme – Captain Tsubasa
4. Action Theme – Captain Tsubasa Road to 2002

Série exibida na televisão portuguesa e que tem como pano de fundo o futebol. De certo todos se lembram dos jogos que duravam 3 ou 4 episódios da série. O anime está dividido em várias séries. Na primeira faz a apresentação das principais personagens, destacando-se o avançado Tsubasa e o guarda-redes Genzo, a segunda fase é o campeonato japonês de juvenis, depois o campeonato do mundo de sub16, e finalmente a série Captain Tsubasa rumo ao campeonato mundial em 2002, realizado precisamente no Japão.

5. We Gotta Power (DBZ Opening) – Dragon Ball Z
6. Dan Dan Kokoro Hikareteku – Dragon Ball GT

Os temas anteriores são de um anime que dispensa apresentações, Dragon Ball. Uma das séries animadas que mais sucesso fez em Portugal e no mundo. Muitas lutas, muitos heróis, muitos anti-herois, muita comédia e muita acção fizeram desta série um produto de culto. E mesmo para os mais cépticos, aconselha-se a primeira season do anime, que é simplesmente genial.

Image hosted by Photobucket.com

7. Cruel Angel Thesis – Evangelion
8. Ritsuko’s Theme – Evangelion

Para sabermos mais sobre outra série de culto é necessário avançar até ao ano 2015, onde se desenrola a acção do anime. Depois de uma catástrofe que provocou o degelo do Pólo Sul e eliminou metade da população, os humanos voltam a enfrentar-se a uma ameaça: uma espécie de anjos gigantescos e de origem desconhecida que geram pânico entre os sobreviventes terrestres, que desta vez têm uma ajuda extra para enfrentar o novo perigo, os Evangelion. Super robots que representam a única esperança na vitória. Os estúdios Gainax são os responsáveis por mais uma excelente série animada.

9. Haruka Kanata - Naruto
10. Ima Made Nando mo – Naruto

A história começa com uma luta entre um mestre e um demónio com forma de raposa, um Kyubi. Esta cena passa-se numa pequena aldeia e termina com a vitória do mestre que posteriormente decide encarcerar o espírito do demónio no corpo de um recém-nascido, precisamente o corpo do nosso herói, Uzumaki Naruto.


Naruto transforma-se num adolescente rebelde que sonha ser ninja, e o melhor Hokage da aldeia. Entretanto o segredo que guarda com ele vai envolve-lo em muitas aventuras, nas quais vai contar com a ajuda do mestre Iruka, e dos amigos Sakura e Sasuke.

11. Sobakasu – Rurouni Kenshin
12. In Memories – Rurouni Kanshin (OVAs)

Outra série que dispensa apresentação é Rurouni Kenshin, que ficou conhecida em Portugal como Samurai X. O anime decorre em meados do século XIX, durante a revolução Meiji, que significou o inicio de uma nova era no Japão. Mas a vitória dos reformistas apenas foi possível porque estes contaram com a ajuda de um assassino implacável com a alcunha de Hitokiri Battosai, que depois da vitória desapareceu sem deixar rastro.

O anime começa 10 anos depois disto, quando supostamente o Battosai estaria de volta a Tóquio praticando uma série de assassinatos. Kaoru é uma jovem que vê a academida dela implicada com estes assassinatos e resolve procurar o famoso assassino, acabando por encontrar Kenshin Himura, um vagabundo que luta com uma espada de gume invertido. No ar fica a dúvida se este ser aparentemente inofensivo será na realidade o terrível Battosai, o último samurai. A série anime é precedida por 6 OVA que contam a história de Kenshin até ao inicio da série, que na minha opinião são bem superiores ao anime.

Image hosted by Photobucket.com

13. Megami no Uta Da – Saint Seiya
14. Opening Theme – Saint Seiya

De fundo temos uma música de uma série que nos faz recuar alguns anos na nossa memória televisiva. Megami no Uta Da é um dos temas da série Saint Seiya, um dos primeiros animes shonen a chegarem a Europa e que ficou conhecida com Cavaleiros do Zodíaco. São precisamente estes cavaleiros que usam a força do cosmos para proteger o Universo.

A história baseia-se em vários jovens que tentam vencer torneios e ganhar uma das míticas armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco, que posteriormente serão convidados a entrar num torneio em que o prémio é a armadura de ouro de Sargitário, a mais poderosa de todas. Esta armadura é roubada por Ikki e os outros cavaleiros vão persegui-lo até a recuperarem.

15. Yuugi Theme – Yu Gi Oh
16. Opening Theme - Yu Gi Oh
17. Kaisei Josho Hallelujah – Yu Gi Oh

Para o fim deixámos uma série anime que está actualmente em exibição na televisão portuguesa, YU GI OH! Baseado nos mangas de Kasuki Takahashi, a história começa quando o avô de Yuugi lhe oferece um quebra-cabeças egípcio, que não é mais que um artefacto mágico que contém o espírito de uma faraó. Quando Yuugi acaba o quebra-cabeças o espírito Yami é libertado e juntos foram uma equipa para combater num duelo de Magic and Wizards, do qual dependerá o destino da humanidade.

Nós por cá e por lá, no Japão, estamos de volta para a semana à mesma hora. Até lá, deixem-se ficar ligados dos 107.9.

Sayounara

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Escola Komparu de Teatro Noh

Está patente até ao dia 22 de Dezembro (2005) das 10h00 até às 17h00 no Museu de S. Roque uma exposição temporária dedicada ao teatro Noh. As visitas a esta exposição terão guias portugueses especialistas nesta temática do Teatro Noh.

Ainda inserido nesta exposição outros dias serão palco para variadas actividades, fica aqui a programação:

Dia 18 às 14h no Museu de S. Roque - Apresentação exclusiva do Teatro Noh da Escola Komparu
Dia 20 às 14h no Museu de S. Roque - Apresentação de Biwa
Dia 20 às 21h no Mosteiro dos Jerónimos - Apresentação de Biwa
Dia 21 de Dezembro às 21h no Cine-Teatro Municipal de Castro Verde - Apresentação de Biwa

Todas estas actividades (espectáculos e exposições) são de entrada livre sem ser necessário uma confirmação.

sábado, dezembro 10, 2005

Narita 019 - 2005/12/10

Depois do djsdet no Bar Quebra-Costas dedicada às sonoridades nipónicas (shibuya-kei, neoshibuya-kei e algumas versões) conduzidas pelo comandante de bordo Narita o vôo desta noite continuará com a mesmas coordenadas. Com partida e chegada ao Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita irá fazer uma pequena escala duma hora em terras de Vera Cruz (Brasil).

Equipa de bordo: Fernando Ferreira

Destino: Shibuya-key, NeoShibuya-key, Nova Bossa Nova

Alinhamento:

1. Bossa Nova No. 9 - Tokyo Coolest Combo
2. My Bossa Nova - Nomiya Maki
3. The Boy from Ipanema - Jumbo
4. Ameagari no Samba - Ryoko Moriyama
5. Kaze no nai gogo no Samba - Akira Terao
6. Pura Saudade - Fantastic Plastic Machine
7. Garota de Tokyo - Elektel

8. Samba Parade - TReMoReLa
9. Maravilha - Studio Apartment
10. Samba de Sunny Side Up - Collette
11. Samba de Minha Namoradinha - Colin & FPM
12. Summer Samba (so nice) - Keisuke Egusa
13. P&art - bossa nooova - Elektel

Destaco nesta semana um artigo sobre uma das bandas mais emblemáticas do estilo Shibuya-Kei no site ClubOtaku.
Sayounara

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Narita @ Quebra-Costas (8Dez2005)

O Narita vai dar música a todoas as pessoas que aparecerem esta 5feira (8Dez2005) no bar Quebra-Costas, em Coimbra. Uma noite cheia de música japonesa de por os ouvidos em bico...

terça-feira, dezembro 06, 2005

NARITA 018 - 2005/12/03

Mais uma viagem em piloto automático. Desta vez sobrevoamos a "NEW JAPAN", uma "sub-label" dedicada ao Japão da Tzadik, editora de John Zorn. E fazemos um pequeno desvio em "Bikini" de Tujiko Noriko pela editora Mego.

01. Yuka Honda - Humming Bird (Alone Together)
02. Tujiko Noriko - Bikini
03. Zuvi Zava - Europe
04. Adachi Tomomo Royal Chorus - Yo
05. Teijo Ito - Nightmare
06. Melt Banana - Bird-like Monkey
07. Yamatsuka Eye & John Zorn - Sun See Soon
08. Merzbow - Muchen
09. Ruins - Speedball
10. Agata - Twilight Sinking
11. Afrirampo - I Love You

sábado, dezembro 03, 2005

U.N.O. Band

Provavelmente este deve ser o grupo com a história mais pequena no mundo da música. Ontem (2 de Dezembro de 2005) formou-se um grupo com o nome de U.N.O., composto por várias celeberidades masculinas da televisão japonesa para gravarem um tema intitulado "No. 1".

Apresentação e gravação foi feita ao vivo numa loja de discos na cidade de Tóquio. Depois de terem interpretado o tema o grupo terminou, com afirma um dos elementos deste projecto: "Agora cada um vai continuar o trabalho que parou durante 5 minutos".