segunda-feira, janeiro 30, 2006

NARITA 26 - 28.01.2006

Vigésimo sexto vôo com partida de Narita descolou da pista dos 107.9 em modo solitário: sentada na cadeira de piloto apenas Sara Mendes, enquanto a restante tripulação gozou uma merecida folga.

Quase seis meses depois do início dos vôos regulares na antena da Rádio Universidade de Coimbra, regressámos às raízes, ou quase. Se no primeiro vôo de Narita seguimos em direcção ao Shibuya-Kei, desta vez voámos sobre o Neo-Shibuya-Kei, também chamado Future-Pop.
Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Como talvez se lembrem, Shibuya é a zona de moda de Tóquio e um dos spots preferidos do mundo artístico japonês. Não existe propriamente uma definição para o estilo Shibuya, mas pode dizer-se que é uma "reconstrução" da música feita desde os anos 50 até aos finais do século XX. O Neo-Shibuya-Kei, de um modo simples, é o Shibuya dos anos zero, um pouco mais electrónico, colorido, divertido, querido e excessivo que o estilo do século passado.

Nesta viagem contámos com passageiros símbolos do Neo-Shibuya, começando com Toyomu, Michi e Yuki, que é o mesmo que dizer os Macdonald Duck Eclair, que embarcaram ao som de My Honey Dip.

1. Macdonald Duck Eclair - My Honey Dip

As tonalidades electrónicas estão muitas vezes presentes no Neo-Shibuya. Exemplo disso são os segundos passageiros da noite: dois produtores tecno (Mitsuto Suzuki e Takashi Watanabe) e uma voz feminina (Michiyo Honda) oriundos de Tokyo. Os três formam os Overrocket, cujo tema Voice passou pelo ar dos 107.9.

2. Overrocket - Voice
3. MISSWONDA - Arabesque

A electrónica na voz de MISSWONDA também passou pelo vôo Neo-Shibuya de NARITA, com o tema Arabesque.
Existe um extremo colorido no neo-shibuya, especialmente no aspecto visual e gráfico dos discos e das bandas. Levado ao extremo, o código de cores é mesmo o nome de uma banda: os YMCK, trio de Midori, Yokemura e Nakamura. Ficou para ouvir Yellow, Magenta, Cyan, Black.

4. YMCK - Yellow, Magenta, Cyan, Black
5. Pine*am - Gymnopedie 01



Embarque animado do trio feminino de Osaka, as Pine*am, com Gymnopedie 01, um tema que pode ser encontrado no primeiro mini-álbum homónimo da banda.
Entretanto, tempo para algumas sugestões nipónicas por terras lusas. Aproxima-se a passos largos "Anime Weekend Aveiro 2006". De 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro, toda uma série de experiências, desde exposições a concertos, passando por workshops e karaoke, visam mostrar as várias tendências da cultura moderna japonesa. Entretanto, e desde 27 de Janeiro, quem passar pelo Restaurante A Taberna no parque verde da cidade de Coimbra pode experimentar um dos pratos japoneses mais conhecido em todo o mundo, o SUSHI. A ementa completa pode ser consultada no nosso diário de bordo aqui e pode ser saboreada até 3 de Fevereiro.

Regresso à música e ao Neo-Shibuya, com os Elektel e o Midnight Samba que proporcionou a banda sonora perfeita para os momentos sempre importantes de sugestões culturais e não só.

6. Elektel - Midnight Samba
7. Pal@Pop - Love Like The Sun

Ritmos mais dançáveis pelos Pal@Pop de Kenichi Takano neste Love Like The Sun. Entretanto os novaFASE touxeram mais notas coloridas e tomaram o seu lugar neste vôo de Narita, com Worlds Chorus.

8. novaFASE - Worlds Chorus
9. Nagisa Cosmetic - Cosmetic Happy
10. Hazel Nuts Chocolate - Love + Peace + Ice Cream

O lado visual nunca é descurado nos artistas que se inserem na corrente Neo-Shibuya, assumindo por vezes um papel fulcral. Talvez seja daí que tenha vindo a inspiração aos Nagisa Cosmetic para o Cosmetic Happy que ouvimos lá atrás. Aliás, o aspecto visual é uma das imagens de marca da banda que ainda se ouvia de fundo, Hazel Nuts Chocolate, com Love + Peace + Ice Cream.
Seguiram depois os Capsule, a banda de Yasutaka Tanaka, eles que estiveram bastante activos durante 2005. Para ouvir ficou Tokyo Smiling.

11. Capsule - Tokyo Smiling



Quase no final do vôo, uma novidade. Já está anunciada para Portugal a estreia de Ghost In The Shell 2: Innocence. A partir de 23 de Fevereiro será então possível ver nas salas de cinema nacionais a obra do realizador Mamoru Oshii. Uma boa notícia para os fãs de Anime e não só!
Pelo NARITA, regressámos à rota Neo-Shibuya. Tempo para ouvir os Sonic Coaster Pop, banda de Chinatsu Furukawa e Akira Suzuki. O título da música é sugestivo: "Attraction Pop".

12. Sonic Coaster Pop - Attraction Pop

Final do vôo Neo-Shibuya de NARITA. A hora de chegada é a prevista. Guia de viagem de fácil consulta sempre aqui pelo nosso blog.
Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Boa noite!

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Sushi @ Taberna (27.01 até 03.02)

A partir de hoje (27 de Janeiro) até ao dia 3 de Fevereiro o restaurante A Taberna que fica situado no parque verde da cidade de Coimbra poderão esperimentar um dos pratos japoneses mais conhecido em todo o mundo, o SUSHI.



A ementa será composta por:

- Sopa Clara (ovo e cogumelos Shiitake)
- Nigiri Zushi (moldado com cobertura de peixe e recheio de wasabi)
- Temaki Zushi (enrolado em forma de cone, recheado com arroz, peixe e legumes)
- Oshi Zushi (rectangulos com cobertura de legumes)
- Maki Zushi (forma cilindrica, enrolado em alga nori)
- Crepe frito (manga com laranja, flamejado com sake)

As bebidas serão as tradicionais:

- Chá verde
- Sake

O preço deste manjar será de aproximadamente 15€.

O Narita deseja bom apetite.

NOTA: いっただきます(lê-se ittadakimasu e é uma expressão de gratidão antes de se iniciar uma refeição)

domingo, janeiro 22, 2006

NARITA 025 - 21.01.2006

Mais uma vez o vôo com partida de Narita seguiu em piloto automático, desta vez sobrevoando vários estilos musicais mas sempre com a mesma rota.

Destino: Vozes femininas na música japonesa


01. Love Psychedelico - I will be with you
02. Cibo Matto - Everybody loves the sunshine
03. Strawberry Flower - Ai no Uta
04. Petty Booka - Dancing in the Street
05. Bonnie Pink - I'm in the mood for dancing
06. Nomiya Maki & M-Flo - Big Bang Romance
07. Yukari Fresh - David Back vs. Vicky Speech System
08. Puffy Amiyumi - Hi Hi



09. Shounen Knife - Golden Years of Rock and Roll
10. Mummy the Peepshow - This Charming Man
11. Jimmy Pops - Michelle
12. Maaya Sakamoto - Life is Good
13. Ayumi Hamasaki - Bold and Delicious
14. Yui - Last Train



15. Kahimi Karie - Pygmalism (Opiganally yours rmx)

Voltaremos na próxima semana com o horário de vôo habitual e prometemos muitas novidades.
さようなら。

domingo, janeiro 15, 2006

Narita 24 - 14.01.2006

Para o vigésimo quarto vôo com partida de NARITA, a equipa de bordo decidu explorar um pouco mais o J-Rock. Numa emissão com playlist reduzida, viajámos pelas rotas do rock progressivo e psicadélico feito no Japão.
Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Equipa de bordo: Fernando Ferreira e Sara Mendes

Destino: Rock Psicadélico-Progressivo do Japão

Estávamos na década de 60 do século passado quando as figuras da contracultura britânica e americana desenvolveram um género musical que ficou conhecido por rock psicadélico. Rapidamente adoptado no Japão, este sub-género de um dos estilos mais populares no país do Sol Nascente (o J-Rock) começou por ser tocado por grupos que mimetizavam as bandas ocidentais. Na forma nipónica, o Rock Psicadélico despiu-se da associação ao consumo de estupefacientes que caracterizava as bandas americanas e britânicas, mas manteve a mesma ligação aos movimentos políticos estudantis.

Bastante influenciados por bandas como os Black Sabbath, Cream ou Jefferson Airplane e artistas como Janis Joplin ou Jimi Hendrix, os Flower Travellin' Band foram uma das primeiras bandas do rock psicadélico japonês da década de 70. Longos solos de guitarra, misturando um pouco os blues com todo o psicadelismo, bem como o som dos órgãos Hammond são frequentes na música desta banda que começou por se chamar Yuya Uchida and the Flowers. Entre os cinco álbuns dos Flower Travellin' Band, escolhemos Satori de 1971 para ouvir o tema Satori Part III.

1. Flower Travellin' Band - Satori Part III

Ainda na década de 70 surgiram os Far Out. A banda, que viria a dar origem aos Far East Family Band, caracteriza-se, como a maioria das bandas de rock progressivo, por interpretar faixas cuja duração raramente fica abaxio dos dez minutos. Um clássico dos primórdios dos rock progressivo japonês, os Far Out editaram apenas um álbum, homónimo, em 1972. Ficámos com o álbum Nihonjin (por vezes atribuído aos Far Out, mas editado pelos Far East Family Band) e a faixa Too Many People.

2. Far East Family Band - Too Many People

Quase a meio da viagem, escala na agenda cultural do Narita, com três sugestões nipónicas em terras lusas. Por ordem cornológica, e começando pelo mês de Fevereiro, "O Anime Weekend Aveiro 2006" apresenta-se como o primeiro grande evento em Portugal que conseguirá reunir várias tendências modernas da Cultura Japonesa. De 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro, será possível experimentar o Japão em Anime, exposições, concertos, ateliers, workshops, cozinha japonesa, para além de cosplay, livrarias, editores, sites, manga e karaoke. Já em Março, quem se deslocar ao Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz no dia 19 poderá assistir a "Kodo - Tambores do Japão", espectáculo que subirá a palco pelas 21h30m no Grande Auitório do CAE. Finalmente, em Junho, a Casa da Música no Porto apresenta Ryuichi Sakamoto e Alva Noto em concerto no dia 11. O pretexto é a apresentação do seu mais recente trabalho "INSEN". Três sugestões para um contacto mais próximo com a cultura japonesa sem terem de viajar 11 000 quilómetros!

Regresso à rota original, continuamos a viajar pelo tempo ao som do rock psicadélico e progressivo. Chegamos à década de 80 e aos Gerard. Fundados por Toshio Egawa, a banda editou com a formação inicial dois álbuns. Após estas edições, a editora para que produziam, King Records, deixou de apostar na música progressiva e a banda desmembrou-se. Alguns anos mais tarde, o mesmo Toshio Egawa ressuscita a banda com um alinhamento diferente, e edita Irony of Fate. Sol de pouca dura, a banda volta a desaparecer para ressucitar mais uma vez em 1994, mais uma vez por iniciativa de Egawa e mais uma vez com alinhamento diferente. Incluindo nomes como Masuhiro Goto, que assegura a bateria e voz, os Gerard regressam às edições. Um toque do som dos Gerard através do tema La Conquista Della Posizione Eretta.

3. Gerard - La Conquista Della Posizione Eretta

No final da década de 70, podia ouvir-se uma banda que misturava rock progressivo com tonalidades de jazz - eram os Tenchi Sozo, que em 1980 decidiram mudar o nome para Ain Soph. Os teclados estão no centro da música desta banda, mas é também possível ouvir sintetizadores, bateria ou baixo. Para confirmar, ficou A Story of Mysterious Forest pelos Ain Soph.

4. Ain Soph - A Story of Mysterious Forest

Ultra-psicadélicos e com inúmeras manifestações, os Acid Mothers Temple são outra das referências do rock psicdáelico do Japão. Quer sejam designados por Acid Mothers Temple & The Melting Paraiso UFO (Underground Freak Out), Acid Mothers Temple & The Cosmic Inferno ou Acid Mothers Temple SWR, esta banda não esconde as influências de Jimi Hendrix na sua música. Prestam fenomenais actuações ao vivo e contam com inúmeros discos editados fora do Japão. Na emissão psicadélico-progressiva de NARITA ouvimos White Summer of Love.

5. Acid Mothers Temple - White Summer of Love

Final de viagem com as Ars Nova, o trio feminino de Keiko Kumagai, teclista e compositora da maioria dos temas da banda. Com um estilo instrumental mais agressivo, a música das Ars Nova junta o som do baixo ao dos teclados, sintetizadores e bateria, não deixando de lado as guitarras. Em 2003, editaram Biogenesis Project, um álbum em torno de um enredo de ficção científica, em que a bateria fica a cargo não de uma mulher mas de um homem - Matsuhiro Goto, antigo membro dos Gerard. Das Ars Nova, para final de viagem ficou para ouvir Epilogue.



6. Ars Nova - Epilogue

O Narita regressa na próxima semana com o horário de vôo habitual. Já sabem que podem sempre ir consultando os planos de vôo por aqui; a equipa de bordo fica à espera dos vossos comentários, críticas e sugestões. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem.

sábado, janeiro 14, 2006

Narita 23 - 07.01.2006

Vigésimo terceiro vôo com partida de NARITA através do ano de 2005. Durante uma hora estivemos na companhia das edições nipónicas do ano que se encerrou, escolhas a dedo da lista alfabética dos destaques musicais do ano de 2005 desta equipa de bordo. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Equipa de bordo: Fernando Ferreira e Sara Mendes

Destino: Japão 2005

Início de vôo com uma banda cujo nome surgiu de uma música dos Melvins - os BORIS de Wata, Takeshi e Atsuo. Depois de colaborações com Keiji Haino, Sunn O))) ou Merzbow, os Boris regressaram em 2005 aos discos com a edição de dois álbuns: Pink e Soundtrack to the film "Mabuta No Ura". De Pink, que terá edição mundial em 2006, ficámos com Parting.

1. Boris - Parting
2. Mono & World's End Girlfriend - Untitled #2

Seguimos depois com os Mono com os World's End Girlfriend, que em 2005 editaram Palmless Prayer & Mass Murder Refrain.

3. Pita & Tujiko Noriko - Angel
4. Capsule - Sora Tobu Toshi Keikako

No espaço de seis meses, a banda que se seguiu conseguiu pôr dois álbuns nos escaparates. Falamos dos Capsule, a banda de Yasutaka Tanaka, que em Fevereiro de 2005 lançou Nexus-2060 e quase no final de Setembro editou LDK - Lounge Designers Killer. Foi exactamente com este Lounge Designers Killer que avançámos neste vôo do Narita, depois de termos feito uma paragem em Angel por Pita & Tujiko Noriko.

5. Macdonald Duck Eclair - Le Diable
6. Teriyaki Boyz - Kamikaze 108

2005 viu surgir também o segundo álbum para os Macdonald Duck Eclair, ou MDDE. O trio de Michi, Yuki e Toyomu editou o sucessor de "Short Short" já no Outono e decidiu chamar-lhe "The Genesis Songbook". Num som mais electro-rock que no álbum de estreia, ficámos com uma faixa deste novo álbum para os Macdonald Duck Eclair, Le Diable. Passagem depois pelos Teriyaki Boyz, que em 2005 lançaram Beef or Chicken - desse álbum escutámos Kamikaze 108.



Antes de chegarmos à escala seguinte, voámos sobre The Great Man por Ziong Head e Discography por Straightener.

7. Ziong Head - The Great Man
8. Straightener - Discography
9. Vola & The Oriental Machine - Waiting For My Blood

Em 2005 houve espaço para a formação de inúmeras bandas, entre as quais os Vola & the Oriental Machine, banda que conta com Ahito Inazawa que antes figurava nos Number Girl. Com o primeiro álbum, WaIting For My Food, quase quase a sair, pairámos sobre Waiting For My Blood do EP "Demo" de 2005.

Entretanto, referência aos eventos que se avizinham e permitirão um contacto mais próximo com o país do Sol Nascente - falamos de "Kodo - Tambores do Japão", espectáculo a subir ao palco do Grande Auditório do CAE (Centro de Artes e Espetaculos da Figueira da Foz) a 19 de Março pelas 21h30 e também do concerto na Casa da Música de Ryuichi Sakamoto e Alva Noto a 11 de Junho para apresentação do seu mais recente trabalho "INSEN". Duas excelentes propostas para marcarmos na agenda de 2006.

De regresso ao diário de bordo, prosseguimos o vôo pelas edições nipónicas de 2005 com outra banda prolífica no ano passado - os Doping Panda, que conseguiram pôr cá fora dois álbuns, ou melhor dizendo, o quarto e quinto mini-álbuns para a banda de Taro Houjou, Yutaka Furukawa e Hayato. O primeiro destes dois mini-álbuns foi lançado em Abril com o título de High Fidelity, o segundo em Agosto sob o título High Pressure. Enquanto esperamos pelo lançamento do novo single da banda, Miracle, em Fevereiro, voámos com um tema de High Fidelity, Ya Ya.

10. Doping Panda - Ya Ya
11. Perfect Piano Lesson - Two Hundred Forty One Mondays



Aterramos em 2006, um ano que se espera tanto ou mais frenético que 2005 nas edições musicais nipónicas. Para sonorizar a aterragem escolhemos os Perfect Piano Lesson e o tema Two Hundred Forty One Mondays.

A equipa de bordo aguarda os vossos comentários, esperando que tenham tido uma boa viagem. Nós por cá, e por lá, no Japão, regressamos na próxima semana com o horário de vôo habitual.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Anime Weekend - Aveiro 2006

"O Anime Weekend Aveiro 2006 (AwA) será o primeiro grande evento em Portugal que conseguirá reunir várias tendências modernas da Cultura Japonesa.

De 16 a 19 de Fevereiro, no Parque de Exposições de Aveiro irá acontecer o que há muito aguardavas. Anime, exposições, concertos, ateliers, workshops, cozinha japonesa, para além de cosplay, livrarias, editores, sites, manga e karaoke.

Vais perder esta oportunidade?"

Mais informações em: http://animeweekend.aveiroexpo.pt/

Sayounara!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Gomen nasai

A tripulação do Narita pede desculpas por este silêncio durante as festividades e pela ausência da rota de vôo do dia 31.01.2005. Tentaremos colocar a lista o mais rapidamente possível.

Desejamos que o inicio de 2006 tenha sido bom e fazemos votos para que este ano seja cheio de coisas boas e de muita música japonesa.