segunda-feira, junho 12, 2006

Sakamoto + Alva Noto @ CdM (Porto)

A Casa da Música recebeu ontem o aclamado dueto criadores de uma nova sinergia entre o piano acústico e a música electrónica composto pelo compositor Ryuichi Sakamoto e pelo artista multimédia Carsten Nicolai (a.k.a.Alva Noto).

Ryuichi Sakamoto nasceu na capital japonesa e é sem dúvida um dos compositores e músico mais premiado da cena musical actual, durante toda a sua carreira sempre se caracterizou em romper as barreiras entre a música e a tecnologia. Ao longo dessa carreira Sakamoto experimentou diversos estilos musicais enriquecendo cada vez mais a sua viagem musical e de experimentação indo de estilos como a música pop até à música sinfónica. Membro fundador do mítico grupo Yellow Magic Orchestra (YMO), Sakamoto compôs também bastantes bandas sonoras para filmes como por exemplo: "Merry Christmas, Mr Lawrence" e "The Last Emperor".

Carsten Nicolai nasceu Karl Marx Stadt e é também um nome de referência para a "nova" música electrónica experimental. Utiliza diferentes suportes artisticos como o som, a imagem e o computador, como ferramentas híbridas para investigar a “codificação do mundo” e questionar a criatividade e o poder da criação artistica.

“Insen” o mais recente trabalho deste dueto foi apresentado sob forma de concerto excepcional ontem (11.06.2006) na Casa da Música e retoma a colaboração que começaram em "Vrioon".

Um exercicio de meditação high-tech onde Alva Noto transforma as gravações de piano interpretados em tempo real por Sakamoto com uma precisão cirurgica, até obter micro-loops que são os elementos essenciais para a sua música. Partindo destes átomos de som establece-se uma nova base formada por ritmos flutantes, sequências harmónicas, contra-pontos melódicos para envolver as notas de piano. Tudo isto complementado por uns efeitos visuais minimalistas em multiplos ecrãs que criam diálogos vivos entre melodía, o ritmo e a textura interagindo constantemente com o som. Uma autêntica ode à máxima de Mies van der Rohe, "Less is More".

Intercalando temas do primeiro registo do dueto "Vrioon" com o mais recente trabalho "Insen" o concerto foi evoluindo gradualmente de uma forma quase imprecptível culminando num último tema bastante noise, aliviado por umas divagações melódicas do piano de Sakamoto. Ambos demonstram a aspiração em explorar a ideia de uma música electrónica como inspiração de uma nova estrutura musical.

Mas a surpresa estava mesmo guardada para o final. Depois de um primeiro "encore", Sakamoto e Alva Noto regressam para um segundo "encore" e para espanto e deleite de um público completamente embriegado pela melodias do dueto, Sakamoto surpreende todos com uma irrepriencível interpretação de "Forbidden Colors" tema principal do filme "Merry Christmas, Mr Lawrence" com uma nova roupagem electrónica da responsabilidade de Alva Noto.

Uma nota negativa para as pessoas que sairam durante o espectáculo que no mínimo é uma falta de respeito para os músicos. Perdoem-me se estou a ser severo nas minhas palavras mas penso que este facto deve-se ao facto da Casa da Música oferecer muitos convites e os convidados não saberem para o que vão.

Mesmo assim, o concerto que decerto agradou aos entusiastas da música electrónica experimental e aos fãs de destes dois génios musicais, e mais importante, a todos aqueles curiosos que procuram descobrir novas sensações e experiências sonoras.

Sem comentários: