domingo, novembro 18, 2007

NARITA #114 - 17.11.2007

Para o centésimo décimo quarto voo a partir de Narita reservámos uma hora especial entre música e notícias. A equipa de bordo trouxe música para os vossos ouvidos directamente de algumas das encomendas que têm chegado ao aeroporto internacional de Tóquio e passou ainda os olhos pelas mais recentes notícias do Japão em Portugal.

Partida do terminal 107.9, Aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

As viagens costumam ter dois sentidos de movimento. Todas as semanas viajamos no éter da RUC em direcção ao sol nascente; nesta emissão fizémos um percurso algo inverso e recebemos as chegadas nipónicas. Mas antes de abrirmos a correspondência, aquecemos os motores ao som das Strobolights de Supercar.

01. Supercar – Strobolights
02. Vapour Trail – Thorn

Yorihito Matsumoto costuma falar da criação da sua música como um acto solitário e quase frustrante. Nada que seja perceptível no produto final do seu alter-ego artístico Vapour Trail, que edita geralmente pela Finderpop. Nesta viagem aproveitámos a companhia de Thorn, um dos temas incluídos em “Galaxie 500 #Plum”, um dos discos mais vendidos pela Finderpop. Prosseguimos com passageiros da mesma casa artística, e subimos em altitude ao som de Ajisaikippu-de e o seu Subarashi Hibi.

03. Ajisaikippu-de – Subarashi Hibi
04. Apartment – Brown

Sparkle Cable é o nome do segundo trabalho de Apartment, mais um artista, ou, melhor dizendo, um verdadeiro one-man-band editado pela Finderpop. De seu verdadeiro nome Tatsuya Namai este confesso fã dos Beatles e dos Velvet Underground, consegue ser um dos mais prolíficos na Finderpop, com apenas 23 anos.
Para terminar o embarque dos passageiros com origem na Finderpop, uma menina que gosta de sussurrar canções de Natal. Passámos das influências dos Beatles para as dos Sonic Youth e Elliot Smith – cerca de seis minutos da inteira responsabilidade de Muffin.

05. Muffin – Forest
06. NaNa – Silent Scream Under The Moonlight

For Life é mais uma editora japonesa extremamente ecléctica, com nomes em catálogo desde os Kyoto Jazz Massive ou Brian Eno aos NaNa. Foi com o segundo single destes últimos que voámos a meio desta viagem. A voz de Chikako Watanabe e a guitarra de Shigeo Tamaru com bilhete duplo de viagem pelos dois temas de Snake Girl.

07. NaNa – Snake Girl

Tempo nesta viagem para as prometidas notícias e recados. De Norte a Sul, Portugal está cada vez mais perto do Japão. As visitas ao Espaço Mustang no Porto podem deparar-se até 29 de Dezembro com “Winding Views”, a exposição de pinturas e gravuras de Mami Higuchi e Noriko Fuse. A entrada neste espaço da Miguel Bombarda é livre, convidando ainda mais a um passeio pela rua mais artística do Porto.

Mais a sul, em Lisboa, mais uma iniciativa da Embaixada do Japão e mais uma actividade gratuita. Com o aproximar do Natal, regressa o Workshop de Origami, nas instalações da Embaixada – 29 e 30 de Novembro foram os dias escolhidos para ocupar as tardes a descobrir a antiga arte do papel.

De regresso à nossa viagem, acelerámos o ritmo cardíaco com alguma turbulência trazida pelos The Prambath, My Heart Beats For You!.

08. The Prambath – My Heart Beats For You!
09. The Prambath – I Will Walk My Way

Os The Prambath anunciam que podem tocar em qualquer lado a qualquer hora. Por agora têm concertos marcados para Kyoto, o que os vai obrigar a umas viagens desde a sua Osaka natal. Neste Narita, oportunidade para testar o tão aclamado “sweet & hot sound” desta banda liderada por Chihiro Isadora.

Quase no final da viagem ainda temos tempo para mais algumas novidades. O segundo número da revista online Waribashi já está disponível online. Uma visita ao site da revista pode conduzir-vos através de oitenta e três páginas de críticas a animes e mangás, algumas reportagens, lições de desenho e mais algumas surpresas. Para ganhar energia para o percurso, este segundo número da Waribashi ainda traz uma receita muito especial à base de Chaahan.

Entretanto, preparamos o voo de Narita para aterrar. Fomos descendo até à pista ao som de 46ºHalo.

10. 46º Halo – Clock
11. 46º Halo – Exit

E foi ao som de Ishizuka Takahiro e o seu projecto 46º Halo que chegámos ao final desta viagem através do apartado postal de Narita. Tempo ainda para um regresso à casa-partida e mais um passageiro de última hora, Love Psychedelico.

12. Love Psychedelico - Lady Madonna

Nova descolagem para a próxima semana,às 21h de Sábado. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem!

Sem comentários: