domingo, setembro 14, 2008

LSD March em Portugal

Provenientes de Himeji, Japão, os LSD March (nomeados a partir de uma faixa clássica dos kraut-rockers Guru Guru) são uma das fundamentais formações do rock japonês contemporâneo.

Descendentes de uma linhagem recentemente celebrada pelo analista rock Julien Cope em 'Japrocksampler', a que pertencem Les Rallizes Denudes ou Flower Travelling Band, os LSD March são essa extensão de tempos correntes de um movimento muito particular. Um ponto no tempo e no espaço onde se cruzam rock psicadélico extraordinariamente pesado, baladas provenientes da folk britânica e nipónica, bem como de um trovadorismo assassino com outras correntes políticas e criativas - as suas bandas paternas nos anos 60-70 associavam-se a guerrilhas urbanas de extrema-esquerda, à indústria softcore da época e a gangs de motards. Se a violência das condicionantes de há mais de 30 anos que levaram aos motins estudantis da época não se mantém, a estética de rebelião e contra-cultura permanece tão forte quanto nunca no Japão.

Trio de voz, baixo, bateria e uma guitarra tão doce quanto lancinante (da responsabilidade do líder Shinsuke Michishita), os LSD March têm já vários discos editados numa série de excelentes editoras norte-americanas e europeias de rock underground. Uma das grandes tradições de recusa e criatividade do último meio século de música vanguardista, aqui num dos seus expoentes máximos actuais.
in zoom

Os LSD March vão estar em Portugal para dois concertos um em Barcelos no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos no dia 17 de Setembro pelas 22:00 e depois no dia seguinte em Lisboa no Museu do Chiado.

Sem comentários: