Entre os tempos chuvosos em Portugal e as erupções anunciadas no Japão, o Narita desta semana contornou as condições climatéricas e partiu numa viagem por ares rarefeitos de turbulência mas cheios de música japonesa.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!
A distância de Lisboa a Tóquio é de aproximadamente 11200km e talvez por isso chamemos àquela região do Mundo o Extremo Oriente, mas a descolagem deste voo mostrou-nos o quão pequeno é o mundo. Para começar a viagem, Mir, uma banda com nome de estação espacial, vinda da capital do Japão, que aproveitou para tomar o seu lugar na partida de Narita com Yononaka Minna Hihyoka, ou, numa simples tradução para português, “O mundo está cheio de críticos”.
01. Mir – Yononaka Minna Hihyoka
02. Apple Paint Cafe - アルチザンという生き方
Sobrevoando ainda a cidade de Tóquio, ouvimos a vida de artesão vista pelas sonoridades de Apple Paint Cafe, o nome do projecto a solo de Ryuichi Kojima. Este artista multifacetado que nasceu em Fukuoka mas vive actualmente em Tóquio, também tem sido responsável pela descoberta de muitos novos projectos no país do sol nascente.
Não foi, no entanto, por um desses projectos que coordenaáos a rota deste voo. Seguimos, isso sim, por uma publicação diferente e especial. Chama-se The Journal of Popular Noise e é uma espécie de magazine inspirado pela música pop, com um design e uma embalagem cuidados, nos quais podemos descobrir um pouco mais sobre alguns novos grupos e artistas. O Narita seguiu pelo Volume I desta publicação, na sua edição Outono/Inverno de 2008, correspondente aos issues 10 a 12, onde se pode ouvir PWRFL Power, um projecto do antigo guitarrista dos NA, Kazutaka Nomura. No ar, Baby Tiger Song.
03. PWRFL Power – Baby Tiger Song
04. Hologram - XX
Um pequeno desvio nesta rota de viagem: por alguns momentos sobrevoámos o quartel-general da Zankyo Records, no bairro de Shibuya em Tóquio. Aproveitámos e trouxémos a bordo alguns dos projectos lançados por esta editora nipónica: depois dos Hologram e da voz etérea de Saori Yokoyama, passámos para altitudes mais ritmadas, com os Salmon Mousse Papa que em 2005 assinaram o quinto disco lançado pela Zankyo Records – Love Supli, o mesmo de onde ouvimos Monologue.
05. Salmon Mousse Papa – Monologue
06. Rururu – Kibounohana
O pós-rock dos Rururu deixou espaço para a boa notícia da vinda de Dj Scotch Egg, o conhecido Dj japonês que enche as pistas ao som de música 8bit e chiptune, a Portugal, numa actuação única no Porto, no espaço dos Maus Hábitos. Entretanto, regressámos à rota de voo, ainda sobre o edifício da Zankyo Records, com mais um dos nomes que já conheceu edição por esta editora: os Naan, que agradecem em indonésio, ou pelo menos daí vem o nome deste Terima Kasih.
07. Naan – Terima Kasih
08. Niumum – Eat Icecream, Daybreak
Porque não convém deixar o voo nas mãos de apenas uma pessoa, o Narita passou alguns minutos desta viagem nas mãos de duos. Primeiro chegaram os Naan, ou melhor, Kensuke Suzuki e Shunichiro Sunaguchi e depois os Niumum substituiram as nossas hospedeiras e serviram um gelado aos passageiros deste voo. Taro Kuwabara e Hideki Yasuoka foram os penúltimos passageiros a embarcarem no edifício da Zankyo Records. O voo de Narita acolheu ainda os Sansojubai e depois rumou a paragens mais próximas do Brasil e da sua bossa nova com Nostar Opus a caminho da pista de aterragem.
09. 酸素十倍 – Cure
10. Nostar Opus – A Bac Dec. De Encore
Quase a terminar a viagem desta semana e a regressar à pista do aeroporto de Narita ficamos contentes por anunciar que a hora de chegada é sensivelmente a prevista, a mesma de todas as viagens que podem consultar no nosso blog. Para o final desta viagem deixámos mais uma das edições do The Journal of Popular Noise, neste caso a edição Primavera/Verão do Volume I, que contém os issues 7 a 9. Para ouvir, Na + Junko. Regreso das partidas de Narita marcado para a próxima semana. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos esperando que tenham tido uma agradável viagem.
11. Na + Junko - Junko's Opening Theme/ Cherry Blossom/ Hanami No Sakana
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!
A distância de Lisboa a Tóquio é de aproximadamente 11200km e talvez por isso chamemos àquela região do Mundo o Extremo Oriente, mas a descolagem deste voo mostrou-nos o quão pequeno é o mundo. Para começar a viagem, Mir, uma banda com nome de estação espacial, vinda da capital do Japão, que aproveitou para tomar o seu lugar na partida de Narita com Yononaka Minna Hihyoka, ou, numa simples tradução para português, “O mundo está cheio de críticos”.
01. Mir – Yononaka Minna Hihyoka
02. Apple Paint Cafe - アルチザンという生き方
Sobrevoando ainda a cidade de Tóquio, ouvimos a vida de artesão vista pelas sonoridades de Apple Paint Cafe, o nome do projecto a solo de Ryuichi Kojima. Este artista multifacetado que nasceu em Fukuoka mas vive actualmente em Tóquio, também tem sido responsável pela descoberta de muitos novos projectos no país do sol nascente.
Não foi, no entanto, por um desses projectos que coordenaáos a rota deste voo. Seguimos, isso sim, por uma publicação diferente e especial. Chama-se The Journal of Popular Noise e é uma espécie de magazine inspirado pela música pop, com um design e uma embalagem cuidados, nos quais podemos descobrir um pouco mais sobre alguns novos grupos e artistas. O Narita seguiu pelo Volume I desta publicação, na sua edição Outono/Inverno de 2008, correspondente aos issues 10 a 12, onde se pode ouvir PWRFL Power, um projecto do antigo guitarrista dos NA, Kazutaka Nomura. No ar, Baby Tiger Song.
03. PWRFL Power – Baby Tiger Song
04. Hologram - XX
Um pequeno desvio nesta rota de viagem: por alguns momentos sobrevoámos o quartel-general da Zankyo Records, no bairro de Shibuya em Tóquio. Aproveitámos e trouxémos a bordo alguns dos projectos lançados por esta editora nipónica: depois dos Hologram e da voz etérea de Saori Yokoyama, passámos para altitudes mais ritmadas, com os Salmon Mousse Papa que em 2005 assinaram o quinto disco lançado pela Zankyo Records – Love Supli, o mesmo de onde ouvimos Monologue.
05. Salmon Mousse Papa – Monologue
06. Rururu – Kibounohana
O pós-rock dos Rururu deixou espaço para a boa notícia da vinda de Dj Scotch Egg, o conhecido Dj japonês que enche as pistas ao som de música 8bit e chiptune, a Portugal, numa actuação única no Porto, no espaço dos Maus Hábitos. Entretanto, regressámos à rota de voo, ainda sobre o edifício da Zankyo Records, com mais um dos nomes que já conheceu edição por esta editora: os Naan, que agradecem em indonésio, ou pelo menos daí vem o nome deste Terima Kasih.
07. Naan – Terima Kasih
08. Niumum – Eat Icecream, Daybreak
Porque não convém deixar o voo nas mãos de apenas uma pessoa, o Narita passou alguns minutos desta viagem nas mãos de duos. Primeiro chegaram os Naan, ou melhor, Kensuke Suzuki e Shunichiro Sunaguchi e depois os Niumum substituiram as nossas hospedeiras e serviram um gelado aos passageiros deste voo. Taro Kuwabara e Hideki Yasuoka foram os penúltimos passageiros a embarcarem no edifício da Zankyo Records. O voo de Narita acolheu ainda os Sansojubai e depois rumou a paragens mais próximas do Brasil e da sua bossa nova com Nostar Opus a caminho da pista de aterragem.
09. 酸素十倍 – Cure
10. Nostar Opus – A Bac Dec. De Encore
Quase a terminar a viagem desta semana e a regressar à pista do aeroporto de Narita ficamos contentes por anunciar que a hora de chegada é sensivelmente a prevista, a mesma de todas as viagens que podem consultar no nosso blog. Para o final desta viagem deixámos mais uma das edições do The Journal of Popular Noise, neste caso a edição Primavera/Verão do Volume I, que contém os issues 7 a 9. Para ouvir, Na + Junko. Regreso das partidas de Narita marcado para a próxima semana. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos esperando que tenham tido uma agradável viagem.
11. Na + Junko - Junko's Opening Theme/ Cherry Blossom/ Hanami No Sakana
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