terça-feira, outubro 26, 2010

Narita #245

Com a tripulação de bordo a habituar-se ao uniforme Outono/Inverno, partimos hoje para uma viagem numa rota com pouca turbulência e alguns passageiros camuflados.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA!

No manifesto de passageiros da viagem desta semana de Narita pudemos encontrar músicos de quase todos os quadrantes. Começando pelos passageiros sentados em primeira classe, os primeiros a sentar-se são conotados com sonoridades mais viradas para o metal; no entanto, a vertente mais experimental e éterea foi bem audível nesta Jyodo dos Birushanah.

01. Birushanah – Jyodo
02. Hidenobu Ito - 10月12日

Hidenobu Ito conseguiu o cartão de embarque para este voo com muito esforço. Em Inagi começou por desenhar cartoons para assim poder ter dinheiro para comprar equipamento musical; foi algures nos anos ’90 do século XX que o experimentalismo de Hidenobu Ito chegou aos ouvidos nipónicos; para este voo, serviu-se de "Love The End", álbum emitido em 2004.

Quem também gosta de experimentar enquanto compõe é Yuko Ikoma. De pianos de brincar a gravadores e caixas de música, tudo serve para sonorizar a imaginação desta japonesa. Usando o bilhete quase vitalício que já lhe garantiu outras viagens por estas andanças radiofónicas, Yuko Ikoma entrou na viagem desta semana com A Little Drop.

03. Yuko Ikoma – A Little Drop
04. Woolitchpangoon – Laser Sticks Chapter 2

De uma assentada sentámos dois passageiros: Ytamo e Oorutaichi, também conhecidos como Woolitchpangoon. Resgatando também eles um bilhete perdido em 2004 em Nara, foi com um dos capítulo de "Laser Sticks" que reclamaram o seu lugar na viagem desta semana.
Deixámos de lado as paisagens sonoras mais experimentais e preparámo-nos para passar por uma zona de alguma turbulência, com um duo que parece divertir-se imenso com a música que faz. Continuámos com a companhia de Oorutaichi, mas agora acompanhado de Shabushabu, músico de Quioto, com quem forma os Obakejaa.

05. Obakejaa -オバケ村長
06. Cobalt – I’m Waiting For My Man

Uma busca no porão revelou a presença de vários passageiros camuflados a bordo. Com lugares ainda vagos nesta viagem, acolhemo-los também: os primeiros, Cobalt, recriaram os sons de I’m Waiting For My Man dos Velvet Underground.
Também com a sua versão para um original dos Velvet Underground, She Say She revisitam poutro clássico: I’ll be your mirror.

07. She Says She – I’ll Be Your Mirror
08. Big Forest YB – All Tomorrow’s Parties

Deixámos de lado as versões mascaradas de Velvet Underground e começámos a descer para a pista de aterragem. Ainda, no entanto, passando em revista os passageiros camuflados, encontrámos os Pubrof’s Dog, dando o seu toque pessoal ao único single lançado a solo em 1969 pelo antigo membro dos Pink Floyd, Syd Barrett: Octopus.

09. Pubrof’s Dog – Octopus
10. Fuji Masahide Electric – No Good Trying

Aproximámo-nos da hora de aterragem deste voo, perto da hora prevista de chegada. Nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, desejando a todos uma boa noite! Para o final da viagem e aproximação final à pista, mais um clássico de Syd Barrett em versão japonesa: Wouldn’t You Miss Me, reinterpretado por Shinobu Goto.

11. Shinobu Goto - Wouldn't You Miss Me


Download podcast.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Antipas Group - Gain a think

Nova edição na MiMi Records e o regresso dos Antipas Group à netlabel portuguesa.
A essência dos Antipas Group mantém-se intacta.

Regressa o som original, polvilhado de vozes assombrosas, melodias extremamente cativantes e letras imaginativas, tanto por parte da guitarra como da voz. Os Antipas Group têm um estilo difícil de descrever; é despojado e exuberante ao mesmo tempo.

Em suma, "gain a think" é um álbum de Rock moderno consistente e viciante.

Download (.zip)

sábado, outubro 16, 2010

NARITA #244

Foi o último vôo da temporada de verão por isso decidimos dar uma borla a todos e convidamos vários passageiros que gostam de oferecer a sua música nas chamadas netlabels.

01. Ryont - Kaze
02. Shintaro Aoki - Anata no omoide mix
03. Eurasia. - Import Art Airport
04. Miyachan Akichan - Tiger on the hand
05. Takeshi Nakamura - Defeat
06. Miwa Momo Hojo & Yuichi Nagao - A missile from me
07. Naoto_Taguchi - I understand is that I don't understand all things yesterday
08. Nobara Hayaka - Fuzy Lady
09. Takuya - The forest doesn't sleep
10. Eurasia. - Plural
11. Kumiko Okamura - Untitle 1
12. Paranel - Chourou (Geskia! remix)

segunda-feira, outubro 11, 2010

Eurasia. - R/\st

Ele está de volta! Eurasia. regressa à MiMi Records com um novo álbum lançado em duas netlabels. "R/\st" é uma coleção maravilhosa de peças para piano que vão desde o neo-classical até ao i.d.m.

Download (.zip)

sábado, outubro 09, 2010

NARITA #243

Equipa de bordo nos seus lugares, pronta para levantar voo em direcção ao Japão. Flaps testados e passageiros sentados, as coordenadas indicadas no computador de bordo parecem conduzir para um voo suave através de alguns nomes nipónicos do pós-rock, do rock progressivo e dos sons mais ambientais.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA!

Olhando para a lista de passageiros do voo, encontrámos vários guitarristas, vocalistas, percursionistas, magos da era digital e até um professor.
Na primeira fila encontrámos um coelho islandês, tradução directa de Kanina, uma banda conhecida por criar autênticos livros ilustrados em cada álbum. Na bagagem, Yukino, Yosuke e Kentaro trouxeram “A Short Story”, um conto sobre a procura do sentido da vida por parte de um pequeno rapaz nascido de uma lágrima da lua dourada.

01. Kanina – a short story #2
02. Antennasia – Pegasus

Em 1999, os clubes de Tóquio viam nascer um projecto a dois no universo da nova música digital. A voz de San aliou-se às programações de Nerve e juntos criaram os Antennasia. Reconhecidos pela comunidade downtempo e uma das bandas de eleição de Ryuichi Sakamoto, os Antennasia registaram Pegasus na sua bagagem de porão para esta viagem.
Pelo controlo de segurança passaram também Mitsuo Sakaguchi, Kenji Kariu e Yoshihiko Takeda. Check-in em grupo, como Cojo, uma unidade industrial de jazz, responsável pelo tema que se seguiu, Pool.

03. Cojo – Pool
04. Chihei Hatakeyama – Cave

De uma Cave nos arredores de Tóquio, Chihei Hatakeyama entrou directamente para um lugar em primeira classe na viagem desta semana. O guitarrista que foi nos seus anos de juventude deu lugar a um músico com uma profunda relação com os computadores, fazendo destes a sua principal plataforma musical actualmente.
Não tão devoto dos computadores será o passageiro que se seguiu, um cosmonauta acid-folk. Bongos, harpas vocais, sinos, flautas de bambú, bandolim, sons da natureza e, é claro, a guitarra, podem ouvir-se nos temas de Youji, detentor de um dos melhores bilhetes de ligação directa ao onírico e à poesia do Japão. Esta semana, Youji usou a sua "Time Machine Music" e levou-nos até Holy Place.

05. Youji – Holy Place
06. Masayasu Tzboguchi – Space Mbira

Masayasu Tzboguchi conhece bem os corredores da Universidade de Shobi, onde lecciona o curso de Jazz. Pianista e compositor de jazz com uma longa carreira, em termos tanto de discos como de conjuntos de que fez parte, Masayasu convidou para companheiros de viagem alguns amigos que o ajudaram a tocar Space Mbira.
Do lado Oeste de Tóquio e com os pés bem assentes no século XXI chegou mais um passageiro, ou melhor, oito! Ore Wa Konna Mon Ja Nai ou OWKMJ são, segundo os próprios, a resposta a "Inland Empire" de David Lynch. Neste voo mostraram-nos o Stadium que incoporaram num dos seus últimos álbuns.

07. OWKMJ – Stadium
08. Abend Land – Surface Of The Water

Um termo utilizado para designar o ocidente serve de nome a uma banda nipónica. Confusos? Abend Land eram esses passageiros paradoxais, acabados de emergir desta Surface of Water.
Entretanto, foram detectados pela equipa de bordo alguns intrusos neste voo. O pós-rock diz-lhes pouco e enveredam mais pelo pop e punk-rock. Primeiro Lodge e depois um comando utilizado para tornar os ficheiros legíveis em certos sistemas operativos: CHMOD 777.
Foi ao som das explicações destes dois últimos passageiros que chegámos ao fim da viagem, prontos para aterrar na hora prevista. Voltamos a embarcar na próxima semana. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem e que tenham uma boa noite!

09. Lodge – 栞戻り
10. CHMOD777 – Points and Lines

Download podcast.

sábado, outubro 02, 2010

NARITA #242

01. Coldfeet - Bodypop
02. Capsule - MUZIC
03. Gak Sato - Anthias
04. Vigorous - African Eagle
05. Kaito - Nobody Could Be Alone
06. Aoki Takamasa & Tujiko Noriko - Turnabout Of A City
07. Velveljin - The Words And Colors That Unknown To Man
08. Kariu Kenji - 犬と踊ろう
09. Apartment - I Don't Want To Call Your Name
10. Molice - Monday Runs