sábado, outubro 22, 2011

NARITA #281

Para a primeira viagem na nova grelha da Rádio Universidade de Coimbra, a equipa de bordo verificou todos os equipamentos antes da descolagem de mais uma viagem em direcção ao Japão. Conferindo o manifesto de bordo, encontrámos uma série de passageiros cuja catalogação escapa ao site Discogs.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

Discogs é uma base de dados online sobre editoras, artistas e discos, contando com registos para edições de mais de 2 milhões de artistas. Como o próprio nome indica, esta base de dados pode ser uma valiosa ferramenta na procura das discografias de artistas mais ou menos conhecidos, sendo que os registos vão sendo adicionados pelos utilizadores da própria base de dados. Talvez por os utilizadores japoneses andarem distraídos ou simplesmente por serem edições mais difíceis de encontrar, os discos que os passageiros desta viagem nos trouxeram não estão incluídos na base de dados Discogs. Começámos a adicionar estes registos que escaparam à enorme base de dados com um disco que reúne tanto remixes feitas por Cornelius como temas seus que foram alvo de revisão por outros artistas. A descolagem deste voo ficou a cargo de “New Music Machine”, originalmente incluída em Fantasma, disco editado em 1997 por Cornelius, e aqui revista pelas Buffalo Daughters.

01. Buffalo Daughters – New Music Machine
02. Advantage Lucy – Everything

Fresh Cuts From Japan é uma colectânea que junta as melhores propostas do indie pop nipónico. Ao primeiro volume, saído em 2006, sucedeu-se um segundo, no ano seguinte, e é nesse que encontramos nomes como Silk Road, Mechanical Panda, Guitar Vader ou Advantage Lucy. Também neste segundo volume é possível descobrir os Swinging Popsicle, uma banda que se conheceu através de um anúncio de jornal. O modo menos pessoal e mais bizarro como se conheceram não impediu que, pouco depois de se encontrarem, Fujishima Mineko, Shimada Osamu e Hirata Hironob começassem a editar a música que entretanto compuseram. À boleia do segundo volume de Fresh Cuts From Japan, os Swinging Popsicle ocuparam uma das filas da frente deste voo ao som de "Clash".

03. Swinging Popsicle – Clash
04. Midori - 犬,走る。

Sobrevoámos Osaka para deixar entrar o quarteto local Midori. Conhecidos pela sua fusão de punk e jazz e talvez, mais que isso, pela icónica voz e presença de Mariko Goto, os Midori acaabaram por deixar seis discos na sua carreira de sete anos. Em 2007, três anos antes de decidirem terminar a carreira da banda, lançaram um disco em CD e DVD em cuja capa se pode observar um nipónico com um simpático ar envergando uma curiosa t-shirt: Shimizu era o título desse disco.
Para estabilizar a altitude de voo, aproveitámos as calmas ondas sonoras dos irmãos Maeda. You’re Free é o segundo disco e também o bilhete de embarque de Yuichiro e Chiyako, conhecidos como banda pelo nome de Yaneka. Directamente dos estúdios de Abbey Road, mas com toda a alma do Japão, entrarm para este voo ao som de "Solitude".

05. Yaneka - Solitude
06. Murr Murr – Echo

Em Agosto de 2006, os elementos dos Murr Murr encontravam-se em Boston, nos Estados Unidos, e das suas conversas e encontros musicais surgiu, etéreo e suave, Day Dream. Apesar da inclusão de temas da banda em compilações, nomeadamente numa inspirada nas ruínas japonesas, os Murr Murr não conseguiram encontrar casa para o seu segundo disco, tendo dado por encerradas as actividades da banda pouco antes de se completar um ano da edição do seu disco de estreia. Continuam, no entanto, no activo com projectos a solo, tanto Wataru Abe, o principal mentor e impulsionador do projecto, como Torico e Takuya Morikawa. O voo de Narita aproveitou os minutos de “Echo” para corrigir a rota e caminhar para a pista de aterragem.
Ligámos a propulsão dos motores e acelerámos um pouco o ritmo desta viagem com os Onepercentres, amigos de longa data que em 2000 se juntaram para fazer música e em 2005 editaram o disco de estreia Platinum Bundle. Actualmente já vão no terceiro disco, que certamente os levará de Tóquio, de onde são originários, a muitos cantos da Europa. O disco de estreia , no entanto, trouxe-os até esta viagem de Narita, com "Spilt Milk".

07. Onepercentres – Spilt Milk
08. Young Parisian – Foxy Magic

O nome para a banda foram buscá-lo ao primeiro single do britânico Adam Ant: Young Parisian pode até ser entendido como um projecto de tributo ao músico inglês, dada a sua carga glam e o espalhafato cénico que causam. No voo desta semana tiveram direito a sentar-se pois o seu disco de estreia epónimo ainda não consta da base de dados Discogs.
Aproximando-nos da pista de aterragem dentro da hora de chegada prevista, deixámos, para o final da viagem, mais dois registos que em breve estarão entre os milhões existentes já na Discogs: primeiro Wings, disco de 2008 dos X.Y.Z.->A e depois um EP dividido ou, se preferirem, partilhado pelos Local Sound Style e os Holidays of Seventeen. A aterragem deste voo ocorreu ao som dos primeiros, com "Sympathy", mas antes ainda ouvimos "Heavy Road" dos X.Y.Z. -> A. Voltamos a levantar voo na próxima semana: até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos esperando que a viagem de hoje tenha sido do vosso agrado.

09. X.Y.Z.->A – Heavy Road
10. Local Sound Style - Sympathy

Sem comentários: