sábado, fevereiro 18, 2012

NARITA #296

Na última viagem no mês de Fevereiro, os passageiros surgiram-nos de todos os quadrantes. A maior parte, no entanto, registou guitarras na bagagem, para uma viagem animada.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

Na frente da fila de embarque conseguimos ver não uma, mas duas guitarras: a de Yoshikazu Takahashi e a de Kei Uozu, dois dos quatro elementos d’As Meias. O gato, Kitten , esse, parece ter sido enviado para o porão...

01. As Meias – Kitten
02. DaTURA – Red Moon

Saphire, Anemone e God são os DaTURA e, apesar de já terem um guitarrista na banda, procuram um novo guitarrista que se lhes junte. O anúncio ficou feito: quem sabe não encontram um virtuoso guitarrista nestas viagens, disposto a jutar-se aos DaTURA em Fukuoka.
Rumámos entretanto a Osaka, onde subiu a bordo um dos mais famosos e longevos trios femininos no Japão. Sonic Youth ou Beach Boys são sonoridades ocidentais que se lhes comparam, já que as antigas The Osaka Ramones tanto se movem no rock de garagem como na mais melodiosa pop. Hoje conhecemo-las como Shonen Knife e, para esta viagem, trouxeram a versão longa de Burning Farm.

03. Shonen Knife – Burning Farm (Long Version)
04. Mothercoat – Potofu
05. Fragments – Just Another Life

Interlúdio em Tóquio, onde encontrámos não um, mas dois passageiros. Primeiro resgatámos os Mothercoat, que insistem em assumir a culpa pelo vosso aborrecimento, e depois Fragments, o projecto a solo de Jun Suzuki, que conhecemos há longa data das suas aventuras como baixista dos The Pillows.
Invertemos a rota e inserimos coordenadas para o Sudoeste do arquipélago, para a pequena cidade de Oita na ilha de Kyushu. Lá encontrámos os Xinlisupreme, que parecem querer corrigir os The Beatles. All You Need Is Love Was Not True foi o single de estreia da banda e também a nossa banda sonora durante alguns minutos.

06. Xinlisupreme – All You Need Is Love Was Not True
07. 54 Nude Honeys – Wild Girl

Um baralho de cartas famoso durante a Segunda Guerra Mundial deu o nome às 54 Nude Honeys, mais um trio poderoso do rock japonês, que parece ter levado quase à letra a inspiração para o nome, isto se tivermos em consideração as suas apresentações ao vivo. Nesta viagem mostraram algum decoro, apesar de trazerem uma Wild Girl.
Já a uma altitude elevada, encontrámos uma dupla com um grande passado. Yuka Yoshimura era baterista dos OOIOO; já Sugar Yoshinaga era responsável pela guitarra nas Buffalo Daughters. Juntas formam as Metalchicks, que parecem continuar a fazer música com as mesmas premissas que as suas antigas bandas. 10,000 DB foi a intensidade do som desta dupla, semelhante à altitude em metros a que viajávamos nesta altura.

08. Metalchicks – 10,000 DB
09. Guitar Vader – AGE

Descemos rapidamente de altitude e preparámos a aterragem. Voltamos a embarcar já no mês de Março (uma vez que na próxima semana há jogo em casa da Académica e consequente relato nos 107.9), deixando desde já o convite para que se juntem a nós em mais uma incursão ao Oriente. Até ao final da viagem ainda ouvimos Midori, num regresso a Osaka, com um apropriado グッバイ (ou, foneticamente, gubbai), e Advantage Lucy com Everything.

10. Midori - グッバイ
11. Advantage Lucy - Everything

1 comentário:

nitrofurano disse...

estou sempre a perder o programa - há alguma repetição sem ser de madrugada?