sábado, maio 16, 2015

NARITA #434

O mês de Maio continua a avançar, mas a equipa de bordo de Narita não esquece os seus mágicos primeiros dias. Com o Japão marcado nas coordenadas de voo, continuámos em passeio pela Golden Week que entra cheia de feriados no quinto mês do ano. Aproveitada por muitos japoneses para descansar e relaxar, por outros tantos é aproveitada para passear e, também por isso, encontrámos esta semana a bordo alguns passageiros determinados a celebrar um dia em particular: o Dia do Verde ou, em japonês, Midori No Hi.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. Tenniscoats – Midori
02. Hatakeyama Midori - Koi Ha Kami Yo No Mukashi Kara

O verde pode até ser associado à fertilidade e ao crescimento, mas quando chega Maio, os japoneses associam esta cor a um dos feriados da Golden Week. Midori, a palavra que em japonês significa verde, é o nome dado ao feriado de 4 de Maio, um dia que os japoneses reservam para apreciar a natureza e a vegetação, muitas vezes participando em actividades ao ar livre em parques ou jardins. A história deste feriado está intimamente ligada a um dos imperadores japoneses que mais tempo governou o país – mas antes de poder contar como surgiu o Midori No Hi, precisámos de subir de altitude. À medida que o fizemos, pedimos a mais alguns passageiros trazidos por músicas verdejantes que tomassem o seu lugar no voo, entre eles os Fluffytails com Myumi, a levar-nos até "Green Garden In Heaven".

03. Fluffytails with Mayumi (Chelsea Terrace) - Green Garden In Heaven
04. Yuki Murata - Greenfield
05. Midori - 5拍子

Até 1989, o final de Abril era momento de celebrar o aniversário do imperador Shōwa, conhecido fora do Japão como Hirohito, nascido a 29 de Abril de 1901. Com a sua morte, a 7 de Janeiro de 1989, terminava um reinado de mais de 60 anos. Deixava então de fazer sentido celebrar o seu aniversário, mas os japoneses decidiram passar a celebrar na mesma data algo que era querido ao seu falecido imperador: a natureza. Ao longo da sua vida, o imperador Shōwa publicou numerosos trabalhos de investigação científica em vários ramos da biologia e, pelo menos, 14 livros sobre temas naturais, desde a classificação de animais marinhos a plantas pelo que fazia todo o sentido celebrar a natureza na data em que este tinha nascido, surgindo assim o Dia do Verde ou da vegetação. Foi assim de 1989 a 2006, até que, em Maio de 2007, se decidiu mudar a data do Dia do Verde para entre outros dois feriados da Golden Week, retomando-se a celebração do imperador Shōwa, símbolo da nação nipónica, na data do seu nascimento e passando o Dia do Verde a mediar o Dia da Constituição e o Dia das Crianças. São vários feriados, numa rara sequência durante o ano, que os japoneses aproveitam para, por exemplo, viajar. Esta semana, connosco, tivemos vários passageiros que optaram por usar a nossa companhia para essas viagens, como Midori Hirano, que trouxe na sua bagagem "Green Spring".

06. Midori Hirano – Green Spring
07. Yukawa Shione – Midori No Arch
08. Midori Hamada – Silver Apples Of The Moon

Durante a primeira semana de Maio, grande parte do comércio e serviços encerram no Japão. O tempo é de contemplação e festa, com quatro feriados a terem lugar em menos de uma semana. Esta semana olhámos melhor para o Midori No Hi, um dia em que os japoneses celebram a sua ligação à natureza das mais variadas maneiras. Sendo um feriado relativamente recente, não se pode falar propriamente de tradições deste dia, mas já começam a ser habituais os cortejos com elaborados insufláveis, envergando os japoneses os seus trajes tradicionais e hasteando lanternas de papel. No espírito da celebração, há também lugar à plantação de árvores e outras actividades em que a natureza é o foco central. Mas nenhuma festividade está verdadeiramente completa sem um espectáculo de fogo de artifício - os habitantes de Tóquio, por exemplo, costumam apreciar especialmente os espectáculos do Midori No Hi a partir do elevado ponto de observação que é o miradouro da Torre de Tóquio. Para os que pretendiam observar acima dos 333 metros da alta torre da capital nipónica, a equipa de Narita cedeu alguns lugares a passageiros que se vestissem com as cores do dia – e foi com verde, ou midori, que seguimos, trazido pelas distorções de Kabemimi.

09. Kabemimi – Midori No Hitomi
10. Takeshi Terauchi And The Blue Jeans – Matsu No Midori
11. The Blue Hearts – Midori No Happa

Entretanto, da cabine tomada de assalto pelo verde das plantas, conseguimos vislumbrar a pista de aterragem, sinal de que a viagem desta semana pelo Japão estava quase a terminar. Ainda houve tempo para Kicell subir a bordo e nos acompanhar na aterragem.

12. Kicell – Midori No Hi

Voltamos a embarcar na próxima semana, depois das 21h, para mais uma incursão pela música e cultura japonesa. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, desejamo-vos uma boa semana, esperando voltar a ver-vos a bordo brevemente!

NARITA #434 by Narita on Mixcloud

Sem comentários: