sábado, março 04, 2006

NARITA #30 - 04.03.2006

Trigésimo viagem com partida de NARITA levantou vôo rumo a paragens agitadas. Lista de embarque bastante animada: acolhemos o punk rock feminino do país do sol nascente. Apertem bem os cintos. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

O punk rock, que no mundo ocidental teve como expoentes bandas como os Ramones, os Sex Pistols ou os Clash, chegou também a terras nipónicas. Com raízes na década de 70, o punk rock surgiu como um movimento de contra-cultura e inconformismo, em que mensagens com uma elevada carga política se transmitiam através de músicas simples e curtas. No trigésimo vôo de NARITA passámos os ouvidos pelo punk que se tem feito no Japão, nomeadamente aquele que tem sido feito por senhoras, caso das Strawberry Mudpie que ouvimos com Snapshot.

1. Strawberry Mudpie - Snapshot
2.
3. TsuShiMaMiRe - Manhole

Embarque das TsuShiMaMiRe, o trio composto por Yayoi, Mari e Mizue. Uma guitarra, um baixo e uma bateria apenas chegam para juntar o free jazz, o ska e o punk no som muito próprio destas meninas. Continuámos no feminino, com as Pebbles e Exile.

4. Pebbles - Exile

Dee, Rui e Sae, mais uma vez uma guitarra, um baixo e uma bateria. Falamos das Dirtrucks, elas que se auto-descrevem como “A rosa amarela do Texas” e dizem tocar alto, beber cerveja e ficar acordadas toda a noite, mas não quererem passar qualquer mensagem política. O objectivo das Dirtrucks é apenas que as pessoas se divirtam com a sua música. Esperemos que os passageiros de Narita se tenham divertido com Golden Love.

5. Dirtrucks - Golden Love
6. Spandex - No Way

Entrada em ritmos bem dançantes das Spandex no vôo punk feminino de NARITA ao som de No Way. Tempo depois para recebermos Vivi, Yuri e Kotome, um trio que se formou em 1992 e foi buscar inspiração para o nome a postais de nus americanos. Os postais pertenciam à colecção "54 Heavenly Nude Honeys", e partindo deste título surgem então as 54 Nude Honeys, que chegaram a este vôo de Narita com Get On Bus.

7. 54 Nude Honeys - Get On Bus
8.
9. Lonesome Emperor - Theme Park


As Lonesome Emperor e Theme Park a dar cartas no punk rock nipónico. Mais conhecidas no mundo ocidental serão provavelmente as passageiras que se seguiram. Chegaram aos ouvidos de muita gente através da banda sonora de Kill Bill, filme de Quentin Tarantino, mas a sua formação remonta já a 1986. Recebemos neste vôo punk feminino de NARITA as 5, 6, 7, 8’s, banda de Ronnie “Yoshiko” Fujiyama e da baterista Sachiko, as meninas de Tóquio em Harlem Shuffle, um original dos Rolling Stones.

10. 5, 6, 7, 8's - Harlem Shuffle
11. Bunny Fuzzy - Mickey Most

Quem quiser deslocar-se até Santa Maria da Feira no dia 5 de Março poderá assistir a “Entre a Alba e o Ocaso”, espectáculo que conta com a participação do flautista António Carrilho. O concerto propõe aos jovens ouvidos uma jornada de descoberta da música japonesa contemporânea, música que incorpora simultaneamente elementos nipónicos e ocidentais. Uma sugestão de NARITA para viver o Japão em terras lusas!

12. Hot Shots - Honey Love
13. Lolita no18 - Video Killed The Radio Star


O original foi pescado no mundo ocidental aos The Buggles. Video Killed The Radio Star chegou ao vôo de NARITA com nova roupagem, dada pelas Lolita no18, uma das bandas pioneiras do punk rock feminino no Japão. Ainda a tempo de entrar na viagem número 30 de NARITA chegaram as Kokeshi Doll.

14. Kokeshi Doll - Kokeshi Doll
15. Shonen Knife - Mayonaise Addiction

As penúltimas passageiras a embarcar foram as Shonen Knife e logo atrás delas vieram as Mummy The Peepshow, com a receita do costume. Maki Mummy na guitarra e vozes, Naru☆Shin no baixo e IxDxMxUx na bateria trouxeram-nos um charmoso passageiro.

A hora de chegada é a prevista. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Para o final ficou então, This Charming Man. Boa noite!

Sem comentários: