sábado, março 08, 2014

NARITA #376

Internacionalmente celebrou-se o dia da mulher e, por isso mesmo, a tripulação de Narita decidiu prestar um tributo às mulheres nipónicas convidando uma lista de excelsas representantes da música que se faz por terras do Sol Nascente no feminino.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

O papel da mulher no Japão sempre foi bastante submisso e orientado para a vida familiar. Tal como em muitos outros pontos do globo, no entanto, este papel tem vindo a mudar e as mulheres têm vindo a emancipar-se, adoptando papéis mais decisores na sociedade. Esta semana embarcámos apenas passageiras e a primeira escolheu o lugar da janela na descolagem. Dos subúrbios de Tóquio chegou Anna Yamada com boas premonições sobre este passeio.

01. Anna Yamada – 予感
02. Misia - Everything
03. YeYe – Uminami

Às mulheres japonesas foi dado o direito de voto em 1946, tendo o século XX sido um ponto de viragem para muitas das barreiras que impediam as mulheres de competir ou singrar como os homens japoneses. Acesso à educação e a condições iguais às do género masculino têm sido lutas com alguns frutos, mas ainda persiste na sociedade japonesa a tendência histórica da mulher se dedicar aos filhos - e não à sua profissão - enquanto as crianças crescem. Apesar de tudo, muito mudou nas últimas décadas e a prová-lo estão as passageiras de hoje. YeYe, vinda de Kyoto, tem uma carreira estabelecida desde 2010, sendo independente ao ponto de tocar tudo o que ouvimos em Uminam.

Antes dela, uma presença habitual nestas viagens que quase dispensa apresentações. Misia é uma das maiores e mais queridas estrelas femininas do Japão e para isso muito contribui a sua incrível voz, mas também a sua personalidade voltada para as causas humanitárias e ambientais. No embarque de Misia pudemos ouvir Everything, tema que sobressaía no seu disco "Marvelous", de 2001.

Yuki Kawana, teclista da banda de pop-rock alternativo Yucca, encontrou em 2008 o seu espaço a solo na música. Inspirada por muitos ícones musicais do pós-rock, é neste género que se sente mais à vontade e é aí que encontra a sua força. I Became Strong foi o seu bilhete para esta viagem, uma expressão que bem poderia servir de mote para muitas mulheres no Japão do século XXI.

04. Yuki Kawana – I Became Strong
05. Laranja – The Moon: Chord No. 79

Poderíamos estar a cruzar os céus da América do Sul, mas a verdade é que a responsável pelos minutos de agitação tropical que experimentámos nesta viagem vive na insuspeita cidade de Sagamihara, na província de Kanagawa. A música brasileira, mais concretamente a bossanova ou a MPB são, de facto, as grandes inspirações de Yoko Yamazaki, mais conhecida no mundo musical como Laranja.
Ainda com um travo de bossanova, mas temperado com um pouco mais de jazz e um je ne sais quois de França, prosseguimos viagem com outra mulher cheia de talentos – Kaori divide a sua vida entre a ilustração, o design e a música, onde a conhecemos como Dahlia. Eta Carinae leva-nos ao espaço, às estrelas e nebulosas.

06. Dahlia – Eta Carinae
07. MiChi – We Will Rock You

Em trânsito quase permanente entre o Reino Unido e o Japão, talvez pelo pai britânico e mãe japonesa, Michiko Sellars aproveitou a boleia para connosco fazer a travessia, misturando uma banda britânica com as produções de música de dança japonesas. MiChi é o seu nome de palco e agitou a cabine com a sua versão para We Will Rock You.

Continuámos na senda dos talentos japoneses no feminino, ainda a tempo de entrar na pista de dança. Foi por lá que encontrámos Ayaka Ikio, que, quando não está a trabalhar como modelo, deslumbra musicalmente na cena electro-pop do Japão. Spiral Storage poderia causar um turbilhão na viagem, mas a equipa de Narita verificou todas as medidas de segurança, pelo que foi possível aproveitar para alongar os músculos antes da aterragem.

08. Ayaka Ikio – Spiral Storage
09. SAWA – Discovery

Passos de dança e coreografias bem treinadas – foi Sawa Kouchi quem nos deu o ritmo que nos fez praticamente chegar ao destino. Para o final da viagem feminina, deixámos uma funky girl, Shiho Fujisawa que nos levou até ao destino com LUV&MSC.
Voltamos a embarcar no próximo Sábado, com o portão de embarque a abrir às 21h. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que a viagem de hoje tenha sido do vosso agrado e contando voltar a ver-vos em breve.

10. Shiho Fujisawa – LUV&MSC

NARITA #376 by Ogata Tetsuo on Mixcloud

Sem comentários: