sábado, setembro 06, 2014

NARITA #398

Atravessámos já mais de metade do ano, mas as novidades discográficas no Japão não param de surgir. Para não perdermos o rumo, esta semana convidámos a subir a bordo alguns dos passageiros que mais nos têm dado música em 2014, com a peculiaridade de o fazerem sem exigirem dinheiro em troca. Embarque de um manifesto de bordo feito de lista de novidades musicais de 2014 em formato download gratuito.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. ラブリーサマーちゃん と 芳川よしの - はじめまして

Início de viagem em Tóquio, pois foi por lá que encontrámos os primeiros passageiros. Lovely Summer Chan abriu a porta do quarto para nos mostrar a sua música, produzida com a ajuda de Yoshino Yoshikawa, situando-se as coordenadas da descolagem em territórios de jpop com travo a shibuya-kei. はじめまして, o mesmo que dizer “Prazer em conhecer”, foi a forma simpática com que esta jovem artista entrou na cabine desta viagem pelos melhores discos gratuitos de 2014 editados até agora no Japão.

O passageiro seguinte também comprou em Tóquio a sua entrada nesta viagem, no passado mês de Junho. Foi nessa altura que Ryota Mikami, que já conhecíamos como metade dos The Vegetables, editou “Buddha, Mozart and the Ladies”, um EP onde se podem ouvir samples de autores tão diversos como Mozart, Beethoven, Wagner, Nino Rota ou Duke Ellington, colados com maestria e coerência. Alguns desses foram audíveis em Choir.

02. Ryota Mikami – Choir
03. Emerald Four - Astral Tones For Mental Therapy

Atravessámos pacificamente a distância entre Tóquio e Quioto para embarcar outra das felizes novidades que nos chegaram com o Verão. Canções de embalar, drones, shoegaze e chill wave em doses generosas resultam na mistura contagiante que é o som dos Emerald Four, que nos presentearam Astral Tones For Mental Therapy.
Feita a terapia e continuando a subir de altitude, deslocámo-nos para paragens próximas para encontrar os passageiros seguintes. É na cidade de Osaka que, desde 2011, se podem ouvir os Cananga Node e, desde o mês passado, também os podemos continuar a ouvir em qualquer parte do mundo, uma vez que editaram o seu EP “Archimedes”. Foi com o tema dedicado ao astrónomo grego que prosseguimos viagem, cruzando os céus do post-rock japonês.

04. Cananga Node – Archimedes

De Osaka rumámos ao nordeste da ilha de Honshu, mais concretamente à região de Sendai, para perceber o que os Chibastation chamam de música sexy, scum, new wave. Provas tiradas com o embarque deste projecto, com ショボい人.

05. Chibastation - ショボい人
06. For Tracy Hide - さらばアトランティス鉄道

Desde o seu lançamento, foi possível encontrar em lojas espalhadas um pouco por todo o Japão cópias de “In Fear Of Love” que, pela sua qualidade ou por serem gratuitas, rapidamente esgotaram. No entanto, os For Tracy Hyde não quiseram desiludir os fãs e optaram por facultar o download gratuito deste EP, que assim chegou aos nossos ouvidos. Indie japonês no seu melhor, numa convivência feliz de pop e electrónica, por vezes com um travo de Madchester que a banda reclama ser infuência no seu som.
Já o passageiro seguinte passou grande parte da sua carreira arredado do colorido mundo da pop, dedicando-se antes ao classicismo do violino e do piano. Hara Kana estreou-se este ano no EP “梅雨の過ごし方”, um guia para passar a estação das chuvas que compôs a par com Unimi. A cuidada e gratuita edição teve a mão da Unelma, editora discográfica cujo objectivo é disseminar o que acha ser interessante, independentemente de género e formato. Foi assim que no porão desta aeronave encontrámos roupas, livros e música, que nos chegaram de Osaka.

07. Hara Kana – Sweet Drops
08. Gecko – Monochrome

Dentro das várias compilações editadas este ano, existem várias dignas de menção. Uma das que mais curiosidade suscitou à equipa de bordo foi o segundo volume da compilação “Shikisai” que a influente editora Kusanone editou. Dentro desta colecção de novas jóias de música electrónica, encontrámos um tema a cargo do patrão da Tokage Records. Wataru Sato também se movimenta nas teclas do piano, mas gosta de as misturar com vozes e sons electrónicos. Foi assim que entrou nesta viagem, com o cartão de embarque contendo o seu nome artístico Gecko.
E se já tínhamos embarcado o pé direito, não poderíamos deixar o pé esquerdo de fora. Lados aleatórios de um mesmo EP, voltámos a “梅雨の過ごし方” para escutar a presença de Unimi, duo formado algures na Primavera de 2013 por Shinomiya Motomare e Yumemiflower, que insistem em marcar o seu próprio ritmo, em tons electrónico-melancólicos. O cartão de embarque que possuíam era de uma delicadeza digna das melhores artes do Japão: não se tratava de um CD ou cassete, mas antes um marcador de livro com um código para download das músicas. O conceito aprofunda-se no site da Unelma, onde podemos usufruir de outros conteúdos e, por exemplo, juntar à música de Unimi e Hara Kana sugestões de leituras para atravessar a época das chuvas que dá nome ao seu EP conjunto. Foi desse conjunto de canções que veio o bilhete de Unimi, Window: um convite para, por momentos, desviarmos os olhos dos livros e olharmos lá para fora.

09. Unimi – Window
10. Junya Nishimura – Sea

Foi preciso cruzar o mar para que o novo EP de Junya Nishimura tivesse edição. O nipónico, no entanto, tem-se mantido bastante activo durante este ano, contando já com vários registos compostos em torno do computador e teclados, editados quer por mão própria quer, por exemplo, pela Mimi Records, responsável pelo EP “Vanish” onde fomos buscar inspiração. Esperamos que, como a equipa de bordo, tenham aproveitado estes relaxantes minutos para um chá.
Com a aterragem iminente, ainda houve tempo para um último olhar (ou audição) pelo melhor de 2014 até agora. Ma Tilda assina os seus discos de rock psicadélico e improvisado como Kouhuku Na Jinsei e chegou mesmo a tempo de desejar uma Good Night. Notas calmas para nos levar até à pista, não sem antes vos lembrarmos que temos novo embarque marcado para o próximo Sábado, depois das 21h. Até lá, nós por cá - e por lá, no Japão - despedimo-nos esperando que a viagem desta semana tenha sido do vosso agrado e que continuem a embarcar connosco rumo à música do país do Sol Nascente.

11. Kouhuku Na Jinsei – Good Night

NARITA #398 by Ogata Tetsuo on Mixcloud

Sem comentários: