quarta-feira, outubro 05, 2005

NARITA 011 - 2005/09/29

Hoje a equipa de bordo desfalcada; os viajantes a bordo deste vôo podem contar com o piloto Fernando Ferreira e comigo, Sara Mendes, a assegurar que o vôo corra pelo melhor. Todas as quintas-feiras entre as 21 e as 22 horas um olhar sobre o que se faz pelo Japão. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

O destino de hoje, quinta-feira, 29 de Setembro, é a música Enka, um tipo de música tradicional melodramática japonesa oriunda dos períodos Meiji e Taisho.

Equipa de bordo: Fernando Ferreira e Sara Mendes.

Destino: Enka

Considerada por muitos a mais contemporânea da música japonesa, a música Enka ouve-se em baladas que combinam a música western moderna com um distinto toque nipónico. Inicialmente criada como forma de expressão política, a música Enka utiliza tanto instrumentos tradicionais japoneses como da música western; as guitarras e os sons de orquestra completam este leque de instrumentos musicais.

A música Enka é composta em “oitavas” pentatónicas, as “yonanuki onkai”, ou seja, são apenas utilizadas cinco notas por oitava. O tom nostálgico predomina neste estilo musical, como pode ser ouvido já de fundo em Kawa No Nagare No Yô Ni.

Alinhamento:

1. ( ) - Kawa No Nagare No Yô Ni
2. Seiko Matsuda - Anata Ni Aitakutei
3. Misora Hibari - Ai San San

Misora Hibari é a indiscutível rainha Rainha do Enka. Aos sete anos já era cantora, tendo iniciado aos doze anos uma carreira de actriz que contou mais de 60 filmes. Diz-se que a sua música ajudou a reconfortar os japoneses na devastação dos anos de guerra, razão pela qual Kyoto tem um museu em sua honra. Em 1989, aos 52 anos, faleceu de morte súbita.

4. Misora Hibari - Omaini Horata
5. Yamagushi Momoe - Toshi Goru
6. Yuki Saori - Tegani
7. Meiko Kaji - Shura no Hana

Também dividida entre a carreira de actriz e a de cantora, Meiko Kaji é outra das rainhas do Enka. Interpretando vários temas para filmes em que participou, Meiko Kaji ganhou recentemente o reconhecimento fora do Japão pela inclusão de temas seus nas bandas sonoras dos dois volumes de Kill Bill de Quentin Tarantino. Ouvimos [Shura no Hana], em inglês “The Flower of Carnage”, retirado da banda sonora de Kill Bill Volume I, tema composto originalmente para o filme Lady Snowblood em que Kaji era a protagonista.

Image hosted by Photobucket.com


8. Sayuri Ishikawa - Sayonara No Tsu Basa
9. ( ) - Narutu Kaikyo
10. Yashiro Aki - Ame No Bojo

Yashiro Aki interpreta baladas num tom mais sensual que o habitual na música Enka. Na sua voz ficámos com [Ame no Bojo]. Apesar de nascida na Ilha Formosa, Teresa Teng é também apontada como uma das grandes intépretes da música Enka. Desta senhora, ouvimos [Subaru].

11. Teresa Teng - Subaru
12. Okinawa - Shimauta
13. Itsuki Hiroshi - Fuyu No Hataru
14. Kiyoshi Hikawa - Kiyoshi Konoyoru


Kiyoshi Hikawa tornou-se um cantor Enka porque as pessoas idosas que visitava nos lares ouviam as suas músicas de lágrimas nos olhos. Este é um jovem intérprete Enka, nascido em 1977 em Fukuoka, que agrada particularmente às senhoras mais velhas (mas também não deixa de agradar às mais novas). Em 2000 lançou o single Kiyoshi Konoyoru com o qual nos aproximamos da pista de aterragem.

Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Para a semana estamos de volta, à mesma hora.

Sayourana.

Sem comentários: