sábado, outubro 29, 2005

NARITA 014 - 2005/10/29

Boa noite. Prontos para o décimo quarto vôo com partida de NARITA. Hoje a bordo convosto estão o piloto Fernando Ferreira e eu Sara Mendes a monotorizar a altitude de vôo. Partida do terminal 107.9, Aeroporto Internacional de Tóquio, NARITA.

Viajamos hoje com o destino à música alternativa, ou, se perferirem, música indie japonesa. À semelhança de outros panoramas musicais, também no Japão e diversidade de estilos é enorme e, tal como acontece sempre que se tenta catalogar bandas, pode falar-se de um estilo Indie nipónico. A viagem do Narita de hoje tem como passageiros algumas das bandas conotadas com este estilo, como os primeiros a embarcar esta noite, os Ocean Lane com Sign.

01. Ocean Lane - Sign
02. Penpals - I guess everything reminds you

Encontraram-se nos mesmo círculos musicais na universidade - um tocava bateria, o outro tinha uma voz entre o infantil e o maníaco. Pouco depois acrescentaram um baixista à formação e assim surgiram os Sambomaster, de Takeshi Yamaguchi, Yasufumi Kiuchi e Yoichi Kondo. Alcançaram maior reconhecimento deste lado do mundo com o tema de abertura da série de animação Naruto, com que ficamos nos próximos minutos.

03. Sambomaster - Seishun Kyosokyoku
04. Hoover's Ooovers - Sode no nai buruu no wanpiisu
05. Yougurt Pooh - Outsider

Há quem se questione se há estilo musical que a banda que se segue não consiga interpretar. Masahiko Shimura, dono de uma versátil voz conheceu Takayuki Watanabe no liceu; decidiram formar uma banda e foram buscar o nome à fábrica do pais de Watanabe. Falamos dos Fuji Fablic, que mais tarde vieram a incorporar também o teclista Tadakoro Sachiko. Após o lançamento de 3 álbuns, Watanabe deixa a banda alegando divergências criativas, mas os Fuji Fablic prosseguiram, estando mesmo prontos a lançar um novo álbum já no dia 9 de Novembro (2005). Ouvimos já de fundo o singles que lançaram em Fevereiro deste ano - Ginga.

06. Fuji Fablic - Ginga

Narita RadioShow

07. Ellegarden - My favorite song

Corria o mês de Dezembro de 1998, quando, em Fukuoka, Abe Kousei, Itou Shinichi, Abe Mitsuhiro e Nakayama Akihito decidiram formar os Sparta Locals, cujas actuações foram descritas pelo líder dos Quruli como "tão cool que fazem sangrar narizes" - expressão idiomática japonesa. Com os Sparta Locals embarca uma bailarina de Tóquio - a tripulação adverte para a existência de um posto de primeiros socorros em http://naritaruc.blogspot.com/. Este vôo também está equipado com sugestões culturais: esta semana a tripulação do Narita recomenda uma passagem atá dia 30 de Outubro pela Anipop, mostra de animação e cultura japonesa, na delegação do IPJ do Parque das Nações em Lisboa.

08. Sparta Locals - Tokyo Ballerina
09. Bandwagon - One more word

Começaram em 1995 por se chamar Lucy Van Pelt, a amiguinha de óculos de Snoppy. Devido a questões de direitos de autor, mudaram em 1998 o nome para Advantage Lucy. Perseguidos pela tragédia, Aiko e Yoshiharu shizaka são agora os elementos restantes da formação inicial, após a saída do baterista e da morte do guitarrista. Apesar de tudo isto, continuam a fazer música bem disposta. Para ouvir fica Fizz Pop.

10. Advantage Lucy - Fizz Pop

Já a banda tinha tocado alguns concertos quando finalmente Aiha Higurashi decidiu dar-lhe um nome. A inspiração veio de uma faixa dos XTC, e assim apareceram as Seagull Screaming Kiss Her Kiss Her que rapidamente conquistaram uma vasta legião de fãs nos Estados Unidos, chamando a atenção de nomes como Mogwai, Yo La Tengo ou Modest House. Em 2002 a banda chega ao fim - mesmo assim, ainda hoje continuam a ganhar fãs. Não consta da nossa rota de vôo uma passagem pela América, mas ficamos com Down to México das Seagull Screaming Kiss Her Kiss Her.

11. Seagull Screaming Kiss Her Kiss Her - Down to Mexico

Se no Japão abundam nomes de bandas originais, este é dos expoentes das imaginação nipónica. Os Thee Michell Gun Elephant, ou TMGE, foram inspirar-se também ao trabalho de outra banda para arranjarem nome, neste caso aos Damned. Muitas vezes comparados aos Ramones, algo possuídos e muito energéticos, os TMGE transformam este vôo num Electric Circus.

12. Thee Michelle Gun Elephant - Electric Circus

Fundados em Yokohama, os senhores que se seguem são mais um caso de sucesso além fronteiras, concertos frequentes nos Estados Unidos e Reino Unido. Com uma sonoridade algures entre os My bloody Valentine e Pale Saints, os Luminous Orange entram neste vôo com Give a Hint.

13. Luminous Orange - Give a hint

Narita RadioShow

Vôo em rota alternativa de Narita quase a chegar ao fim, não sem antes passarmos pelos Supercar, que é frequentemente comparada a outro ícone da música alternativa, os Radiohead. Formados em 1995, os Supercar foram sempre sendo bem recebidos mas atingiram maior projecção quando o seu tema "Drive" foi utilizado num programa televisivo. No ínicio deste ano, os membros da banda decidiram terminar a viagem para prosseguirem carreiras a solo. Dos Supercar fica até ao momento de contacto com o solo o tema Sunshine Fairyland. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embrarca no próximo sábado entre as 21 e as 22h. Mata raisshu.

14. Supercar - Sunshine Fairyland

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Anónimo disse...

bom comeco