sábado, abril 29, 2006

NARITA #38 - 29.04.2006

Mais um voo com partida de NARITA: esta semana contamos já 38 viagens feitas em direcção ao país do Sol Nascente. Durante uma hora, passámos os ouvidos e muito especialmente os olhos por uma das correntes do J-Pop: o Visual-Kei.
Apertem bem os cintos! Partida do terminal 107.9, Aeroporto Internacional de Tóquio, NARITA.

O Visual-Kei não é então mais que uma corrente do J-Pop, ou, se quiserem, até do J-Rock, que surgiu durante a década de 90 do século passado. O termo Visual Kei, ou VK, não está ligado a uma sonoridade própria: os artistas que se inserem nesta corrente distinguem-se pelo seu lado visual.
As bandas são geralmente constituídas por criaturas andróginas de visual muito particular. Maquilhagens marcadas, vestuário extravagante e postura teatral em palco fazem da cultura VK um estilo à parte, maioritariamente seguido por raparigas adolescentes.

Para estrear este segundo voo que o NARITA dedicou ao Visual-Kei escolhemos o projecto a solo de Mana, Moi Dix Mois com Deux Ex Machina.

01. Moi Dix Mois - Deus Ex Machina

Glamour e elegância misturados com um tom gótico e elementos vitorianos: são estas as características que definem um dos sub-estilos do Visual-Kei, o designado Elegant Gothic. As distinções dentro do género fazem-se consoante o visual da banda tenha aparência infantil (o Elegant Gothic Lolita) ou, pelo contrário, deixe as referências da infância de parte, como é o caso do Elegant Gothic Aristocrat.
Malice Mizer são uma das bandas que mais influenciou o Visual-Kei. Foram eles os escolhidos para ilustrar o Elegant Gothic e, para tal, ficou para ouvir o seu Premier Amour.

02. Malice Mizer - Premier Amour

Outro dos sub-géneros do Visual Kei é conhecido por Oshare Kei. Estilo mais colorido, tanto no visual como na música, se bem que por vezes possa ser um pouco pesado, o Oshare Kei passou pelo voo de NARITA desta semana com três exemplos: os Ayabie com Low-Res Caramel Town, logo depois seguidos dos Panic Channel e Lovely +. Por fim, embarcaram os Psycho Le Cému ao som de Love Is Dead.

03. Ayabie - Low-Res Caramel Town
04. Panic Channel - Lovely +
05. Psycho Le Cému - Love Is Dead


Terceiro sub-estilo do VK visitado esta semana - as honras couberam ao Eroguro-Kei. O epíteto do estilo é adoptado do inglês e surge da contração de erotic e grotesque. Ao contrário dos sub-estilos por que já tínhamos passado neste voo, no Eroguro-Kei a maquilhagem é utilizada para deixar o músico com aparência mais feia, por vezes mais agressiva. Deixámos nesta viagem um exempo de Eroguro-Kei: os Mucc com Gerbera.

06. Mucc - Gerbera
07. Beata - Kairai
08. Duel Jewel - Never Blue


Paragem para uma escala especial na viagem de NARITA para anunciar o passatempo que temos a decorrer no nosso portão de embarque online - dêem uma vista de olhos pelo post "108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo". Retomámos o voo VK de NARITA com os Lareine num Trailer.

09. Lareine - Trailer
10. Janne D'Arc - Destination

O termo vem de underground kei e nele se inserem bandas com alta influência da cultura japonesa, principalmente a tradicional. Falamos do Angura Kei, um estilo em que os visuais são geralmente mais simples, seja um quimono ou um uniforme escolar. O monocromático domina a maquilhagem, onde surgem predominantemente o preto e o branco. Tudo isto dito, seguimos então com uma banda considerada como inserida no Angura Kei: as Onmyouza com Manji.

11. Onmyouza - Manji
12. Rentre En Soi - Aqua
13. Aushvitz - Akarui


Final do segundo voo que o NARITA dedicou ao Visual-Kei. A hora de chegada é a prevista. Mais informações em http://naritaruc.blogspot.com. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Para o final do voo deixámos Bazra e a nossa despedida. Sayounara!

14. Bazra - Sayounara

O Narita também agradece aos seguintes sites JROCKS e Nanigoto pela ajuda das definições destas sub-familias do Visual-Kei.

Passatempo 108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo

108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo
O ClubOtaku, projecto de divulgação da cultura japonesa em Portugal lançou 108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo, um pequeno livro em formato de glossário com uma lista de termos essenciais do Japão contemporâneo associado à manga, ao anime e a outras artes próximas.

Este livro deve ser visto também como ponto de partida a uma discussão maior sobre os diálogos possíveis entre culturas nipónicas e ocidentais.

O NARITA tem alguns exemplares do livro para oferecer aos ouvintes que respondam correctamente à seguinte questão:

"Quantos países estão representados no "Projecto Mailart: Japão" organizado pelo Clubotaku?"

Explorem por onde quiserem, procurem a resposta e enviem-na através dos comentários deste post. Para além da resposta devem também indicar nome e e-mail.

Os vencedores serão depois anunciados nos comentários deste post e também no Forum RUC.

Gokouun wo inorimasu!

domingo, abril 23, 2006

NARITA #37 - 22.04.2006

Descolagem do trigésimo sétimo voo com partida de NARITA. Todas as semanas, duas partidas regulares em direcção ao Japão: aos Sábados às 21h e nas madrugadas de 4ª às 2h da manhã. Para esta semana, a tripulação de NARITA convidou os ouvintes a uma visita pelo catálogo de uma editora nipónica de música indie: a Zankyo Records.
Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Criada recentemente, a Zankyo Records tem sede no popular bairro de Shibuya em Tóquio. Contando com cerca de uma dezena de bandas, esta editora apresenta já um sério catálogo no panorama indie japonês. A primeira amostra da Zankyo Records ficou a cargo dos Hologram, banda cuja formação remonta já a 2003. A música desta banda combina o pós-rock com elementos da electrónica, os baixos com as texturas digitais. Esta mistura tem levado os Hologram a diversos palcos – este ano chegaram inclusivamente ao Festival South By Southwest, nos Estados Unidos. Para ouvir ficaram dois temas em ordem cronológica de sucessão de estações do ano, Fuyu (Inverno em português) e logo depois a Primavera no tema Haru.

01. Hologram – Fuyu
02. Hologram – Haru
03. Naan – Last Exile

O projecto que se seguiu no NARITA junta apenas dois elementos: Sunaguchi na guitarra e trompete e Kensuke na bateria. Uma guitarra em loops, assobios e toques de xilofone que pontuam sobre a atmosfera criada pelo duo – a música dos Naan, mais uma banda editada pela Zankyo Records. Pelas ondas da Rádio Universidade de Coimbra passaram Last Exile e Kikyu.

04. Naan – Kikyu

Prosseguimos no voo de NARITA com mais um duo, os Niumun. A sua formação já remonta a 2000, enquanto quarteto, mas desde 2003 que os Niumun são constituídos apenas por Taro Kuwabara e Hideki Yasuoka. Guitarra e bateria audíveis em Triple Over Cake, o tema que ficou em escuta.

05. Niumun – Triple Over Cake


06. Sanso Juubai – Cure

A média de idades ronda os 20 anos – sobrevoámos os Sanso Juubai com Cure. Passagem depois pelos Te’, a banda de Kono, Hiro, Masa e Tachibana. De novo o pós-rock, centrado nas guitarras. Dois temas em escuta: primeiro Watch e depois um tema do último álbum da banda, Imitation.

07. Te’ – Watch
08. Te’ – Imitation
09. Perfect Piano Lesson – Table Disco
10. Perfect Piano Lesson – Plastic London


Para o final ficou um trio: Shrione, Oya e Katsuya que, desde 2001, formam os Perfect Piano Lesson. Grunge e indie juntam-se para formar o som característico desta banda. No ar ficaram dois temas – Table Disco e Plastic London que nos acompanharam até à aterragem.

Final do voo de NARITA dedicado à Zankyo Records. A hora de chegada é a prevista. Mais informações em naritaruc.blogspot.com. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado depois das 21h. Boa noite!

domingo, abril 16, 2006

NARITA #36 - 15.04.2006

A equipa do Narita viajou até à cidade do Porto para ver "Dataplex", o mais recente registo para um dos mais importantes representantes da música electrónica japonesa e mundial, Ryoji Ikeda.

Assim sendo a viagem #36 com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio foi efectuada em piloto automático. Deixo aqui a rota de vôo:

01. Ryoji Ikeda - Zone 4
02. Ryoji Ikeda - Zone 1
03. Nobukazu Takemura - Kepler
04. Ryuichi Sakamoto - Voon 1
05. Susumu Yokota - Purple Rose Minuet
06. Toneflow - Tsuioku
07. Sachiko M - NL + YT (Narita Remix)

sábado, abril 08, 2006

NARITA #35 - 08.04.2006

Trigésimo quinto dos vôos regulares em direcção ao Japão: as partidas de NARITA descolam todos os Sábados às 21h e nas madrugadas de 4ª às 2h da manhã. Esta semana voámos em direcção a mais um estilo musical que o Japão adoptou do ocidente – o Shoegazing. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

No final da década de 80 do século XX, o Reino Unido viu surgir um estilo de rock alternativo em que as guitarras surgiam com sons ruidosos e distorcidos sobre vozes etéreas e contidas. A atitude em palco das bandas, que actuavam olhando para os próprios sapatos (ou ténis), acabou por dar nome ao estilo: o Shoegazing.
O NARITA visitou algumas bandas do Shoegazing nipónico, começando pelos Burger Nuds com Hi No Rin.

01. Burger Nuds - Hi No Rin
02. Luminous Orange - Drop You Vivid Colours

Um dos expoentes máximos do shoegazing ocidental foram os My Bloody Valentine, banda que é assumidamente uma das principais influências da senhora que se ouvia de fundo. Falamos de Rie Takeuchi e de Luminous Orange, projecto que surgiu em 1992 na cidade de Yokohama. As guitarras distorcidas e os sintetizadores aliam-se a vozes femininas e delicadas, como foi audível em Drop You Vivid Colours e no tema que se seguiu Silver Demo.

03. Luminous Orange - Silver Demo

Depois de anunciado o passatempo que temos para os ouvintes de NARITA esta semana, seguimos no vôo shoegazer pelas mãos de Takateru Kagawa e Yukari Tanaka. Para os mais distraídos, falamos dos Hartfield, banda que surgiu já no ano de 2000, e que entrou neste vôo ao som de Reason.

04. Hartfield - Reason
05. Coaltar Of The Deepers - Taste

A banda que se seguiu formou-se em 1991 e nos últimos 15 anos desfez-se e recomeçou inúmeras vezes. Narasaki, Kanno e Yoshio dão corpo a um projecto que mistura tonalidades pop com sons mais pesados quase death-metal. Curiosos? Trata-se dos Coaltar of the Deepers, que marcaram presença nesta viagem com Taste e Giant.

06. Coaltar Of The Deepers - Giant

Continuámos com outra banda fã incondicional dos My Bloody Valentine. Asami, Hisashi, Takayuki e Takeshi Clam formam os Clams. Passagem dupla para esta banda de Osaka cuja origem remonta já a 2001: depois de escutarmos o primeiro álbum homónimo em P Nut Butter Irony ouvimos ainda Sundae Bird do segundo registo para a banda, Sakura River.

07. Clams - P Nut Butter Irony
08. Clams - Sundae Bird

Shimokitazawa, que fica a apenas uma paragem de comboio de Shibuya, é uma das zonas mais populares de Tóquio, reduto de estudantes e artistas. Deste bairro vem uma banda que teve origem em 1998, precisamente o mesmo ano em que o Japão se estreou nos campeonatos do mundo de futebol, evento que inspirou o nome escolhido para o projecto. Os Cruyff In The Bedroom, banda de Hata Yuusuke, Sannohe Shigekazu, Hironaka Hideyuki e Miyagawa Tsuyoshi actuam frequentemente no Club Que. Esta semana passaram pelo NARITA com Honeymoon Hotel e LVLF.

09. Cruyff In The Bedroom - Honeymoon Hotel
10. Cruyff In The Bedroom - LVLF


Reacção química entre melodias brilhantes e etéreas que nos trazem de volta de paragens longínquas. Esta pode ser a definição da música dos Dive, a banda de Sasaoka, Miyou e Kokai. Para o final do vôo ficou Reverberation.

11. Dive - Reverberation

A hora de chegada é a prevista. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Boa noite!

PASSATEMPO RYOJI IKEDA @ CASA DA MÚSICA

No próximo Sábado, 15 de Abril, o artista e compositor japonês Ryoji Ikeda visita a Casa da Música no Porto.

Na bagagem traz C41, uma das primeiras peças da série "datamatics", composta por instalações, CD, publicações, filmes, DVD e pesquisa científica.

O NARITA tem 1 bilhete simples para oferecer ao ouvinte que responda correctamente à seguinte questão:

"Qual o nome do projecto que reúne Ryoji Ikeda e Carsten Nicolai?"

Explorem por onde quiserem, procurem a resposta e enviem-na através dos comentários deste post até às 00:00(GMT) de 5ª feira, 13 de Abril. Para além da resposta, devem ainda indicar nome e e-mail.
Gokouun wo inorimasu!

Entrevista aos Mono

O ClubOtaku, site dedicado à divulgação da cultura japonesa em Portugal entrevistou uma das bandas mais interessantes da actual cena musical japonesa. Deixo aqui o link para os interessados.

Aproveitamos para dizer que o ClubOtaku procura pessoas que estejam interessadas em contribuir com artigos (música, cinema, cultura, etc). Para isso basta enviarem os seus escritos para o seguinte email: niji[at]clubotaku.org

domingo, abril 02, 2006

NARITA #34 - 01.04.2006

Tentamos desafiar as leis da física e recuamos no tempo. Uma hora dedicada às sonoridades lounge e soft rock dos anos 60.

01. Fifi the Flea - Kagirinaku ataeru mono
02. Takeshi Terauchi and the bunnys - Moanin'
03. Munetake Inoue and his sharp five - The cat
04. The Golden Cups - Spooky
05. Jackey Yoshikawa and his blue comets - Comin' home baby
06. The Spiders - Blues for wes
07. The Half Breed - The wings of love
08. Takeshi Terauchi and blue jeans - Asadoya yunta
09. Zoo nee voo - Green onions
10. Munetake Inoue and his the sharp five - 007 goldfinger
11. P.S.Venus - Aozora wa nakanai
12. Micky Curtis and the samurais - Taiyo no pataya
13. Tatsuya Ogino and the bunnys - Lento fantasy
14. The Spiders - Twilight zone
15. The Lilys - Imagination
16. The Half Breed - Traces
17. Tatsuya Ogino and the bunnys - My sweet and bitter days
18. The Happenings Four - Tokyo Boogaloo

Avisamos também todos os passageiros que já estão à venda os bilhetes para um vôo que promete ser bastante interessante conduzido pelo piloto Ryoji Ikeda na CdM (Casa da Música - Porto) no dia 15 de Abril.