sábado, abril 08, 2006

NARITA #35 - 08.04.2006

Trigésimo quinto dos vôos regulares em direcção ao Japão: as partidas de NARITA descolam todos os Sábados às 21h e nas madrugadas de 4ª às 2h da manhã. Esta semana voámos em direcção a mais um estilo musical que o Japão adoptou do ocidente – o Shoegazing. Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

No final da década de 80 do século XX, o Reino Unido viu surgir um estilo de rock alternativo em que as guitarras surgiam com sons ruidosos e distorcidos sobre vozes etéreas e contidas. A atitude em palco das bandas, que actuavam olhando para os próprios sapatos (ou ténis), acabou por dar nome ao estilo: o Shoegazing.
O NARITA visitou algumas bandas do Shoegazing nipónico, começando pelos Burger Nuds com Hi No Rin.

01. Burger Nuds - Hi No Rin
02. Luminous Orange - Drop You Vivid Colours

Um dos expoentes máximos do shoegazing ocidental foram os My Bloody Valentine, banda que é assumidamente uma das principais influências da senhora que se ouvia de fundo. Falamos de Rie Takeuchi e de Luminous Orange, projecto que surgiu em 1992 na cidade de Yokohama. As guitarras distorcidas e os sintetizadores aliam-se a vozes femininas e delicadas, como foi audível em Drop You Vivid Colours e no tema que se seguiu Silver Demo.

03. Luminous Orange - Silver Demo

Depois de anunciado o passatempo que temos para os ouvintes de NARITA esta semana, seguimos no vôo shoegazer pelas mãos de Takateru Kagawa e Yukari Tanaka. Para os mais distraídos, falamos dos Hartfield, banda que surgiu já no ano de 2000, e que entrou neste vôo ao som de Reason.

04. Hartfield - Reason
05. Coaltar Of The Deepers - Taste

A banda que se seguiu formou-se em 1991 e nos últimos 15 anos desfez-se e recomeçou inúmeras vezes. Narasaki, Kanno e Yoshio dão corpo a um projecto que mistura tonalidades pop com sons mais pesados quase death-metal. Curiosos? Trata-se dos Coaltar of the Deepers, que marcaram presença nesta viagem com Taste e Giant.

06. Coaltar Of The Deepers - Giant

Continuámos com outra banda fã incondicional dos My Bloody Valentine. Asami, Hisashi, Takayuki e Takeshi Clam formam os Clams. Passagem dupla para esta banda de Osaka cuja origem remonta já a 2001: depois de escutarmos o primeiro álbum homónimo em P Nut Butter Irony ouvimos ainda Sundae Bird do segundo registo para a banda, Sakura River.

07. Clams - P Nut Butter Irony
08. Clams - Sundae Bird

Shimokitazawa, que fica a apenas uma paragem de comboio de Shibuya, é uma das zonas mais populares de Tóquio, reduto de estudantes e artistas. Deste bairro vem uma banda que teve origem em 1998, precisamente o mesmo ano em que o Japão se estreou nos campeonatos do mundo de futebol, evento que inspirou o nome escolhido para o projecto. Os Cruyff In The Bedroom, banda de Hata Yuusuke, Sannohe Shigekazu, Hironaka Hideyuki e Miyagawa Tsuyoshi actuam frequentemente no Club Que. Esta semana passaram pelo NARITA com Honeymoon Hotel e LVLF.

09. Cruyff In The Bedroom - Honeymoon Hotel
10. Cruyff In The Bedroom - LVLF


Reacção química entre melodias brilhantes e etéreas que nos trazem de volta de paragens longínquas. Esta pode ser a definição da música dos Dive, a banda de Sasaoka, Miyou e Kokai. Para o final do vôo ficou Reverberation.

11. Dive - Reverberation

A hora de chegada é a prevista. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Boa noite!

Sem comentários: