domingo, abril 23, 2006

NARITA #37 - 22.04.2006

Descolagem do trigésimo sétimo voo com partida de NARITA. Todas as semanas, duas partidas regulares em direcção ao Japão: aos Sábados às 21h e nas madrugadas de 4ª às 2h da manhã. Para esta semana, a tripulação de NARITA convidou os ouvintes a uma visita pelo catálogo de uma editora nipónica de música indie: a Zankyo Records.
Partida do terminal 107.9, aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

Criada recentemente, a Zankyo Records tem sede no popular bairro de Shibuya em Tóquio. Contando com cerca de uma dezena de bandas, esta editora apresenta já um sério catálogo no panorama indie japonês. A primeira amostra da Zankyo Records ficou a cargo dos Hologram, banda cuja formação remonta já a 2003. A música desta banda combina o pós-rock com elementos da electrónica, os baixos com as texturas digitais. Esta mistura tem levado os Hologram a diversos palcos – este ano chegaram inclusivamente ao Festival South By Southwest, nos Estados Unidos. Para ouvir ficaram dois temas em ordem cronológica de sucessão de estações do ano, Fuyu (Inverno em português) e logo depois a Primavera no tema Haru.

01. Hologram – Fuyu
02. Hologram – Haru
03. Naan – Last Exile

O projecto que se seguiu no NARITA junta apenas dois elementos: Sunaguchi na guitarra e trompete e Kensuke na bateria. Uma guitarra em loops, assobios e toques de xilofone que pontuam sobre a atmosfera criada pelo duo – a música dos Naan, mais uma banda editada pela Zankyo Records. Pelas ondas da Rádio Universidade de Coimbra passaram Last Exile e Kikyu.

04. Naan – Kikyu

Prosseguimos no voo de NARITA com mais um duo, os Niumun. A sua formação já remonta a 2000, enquanto quarteto, mas desde 2003 que os Niumun são constituídos apenas por Taro Kuwabara e Hideki Yasuoka. Guitarra e bateria audíveis em Triple Over Cake, o tema que ficou em escuta.

05. Niumun – Triple Over Cake


06. Sanso Juubai – Cure

A média de idades ronda os 20 anos – sobrevoámos os Sanso Juubai com Cure. Passagem depois pelos Te’, a banda de Kono, Hiro, Masa e Tachibana. De novo o pós-rock, centrado nas guitarras. Dois temas em escuta: primeiro Watch e depois um tema do último álbum da banda, Imitation.

07. Te’ – Watch
08. Te’ – Imitation
09. Perfect Piano Lesson – Table Disco
10. Perfect Piano Lesson – Plastic London


Para o final ficou um trio: Shrione, Oya e Katsuya que, desde 2001, formam os Perfect Piano Lesson. Grunge e indie juntam-se para formar o som característico desta banda. No ar ficaram dois temas – Table Disco e Plastic London que nos acompanharam até à aterragem.

Final do voo de NARITA dedicado à Zankyo Records. A hora de chegada é a prevista. Mais informações em naritaruc.blogspot.com. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado depois das 21h. Boa noite!

Sem comentários: