sábado, abril 29, 2006

NARITA #38 - 29.04.2006

Mais um voo com partida de NARITA: esta semana contamos já 38 viagens feitas em direcção ao país do Sol Nascente. Durante uma hora, passámos os ouvidos e muito especialmente os olhos por uma das correntes do J-Pop: o Visual-Kei.
Apertem bem os cintos! Partida do terminal 107.9, Aeroporto Internacional de Tóquio, NARITA.

O Visual-Kei não é então mais que uma corrente do J-Pop, ou, se quiserem, até do J-Rock, que surgiu durante a década de 90 do século passado. O termo Visual Kei, ou VK, não está ligado a uma sonoridade própria: os artistas que se inserem nesta corrente distinguem-se pelo seu lado visual.
As bandas são geralmente constituídas por criaturas andróginas de visual muito particular. Maquilhagens marcadas, vestuário extravagante e postura teatral em palco fazem da cultura VK um estilo à parte, maioritariamente seguido por raparigas adolescentes.

Para estrear este segundo voo que o NARITA dedicou ao Visual-Kei escolhemos o projecto a solo de Mana, Moi Dix Mois com Deux Ex Machina.

01. Moi Dix Mois - Deus Ex Machina

Glamour e elegância misturados com um tom gótico e elementos vitorianos: são estas as características que definem um dos sub-estilos do Visual-Kei, o designado Elegant Gothic. As distinções dentro do género fazem-se consoante o visual da banda tenha aparência infantil (o Elegant Gothic Lolita) ou, pelo contrário, deixe as referências da infância de parte, como é o caso do Elegant Gothic Aristocrat.
Malice Mizer são uma das bandas que mais influenciou o Visual-Kei. Foram eles os escolhidos para ilustrar o Elegant Gothic e, para tal, ficou para ouvir o seu Premier Amour.

02. Malice Mizer - Premier Amour

Outro dos sub-géneros do Visual Kei é conhecido por Oshare Kei. Estilo mais colorido, tanto no visual como na música, se bem que por vezes possa ser um pouco pesado, o Oshare Kei passou pelo voo de NARITA desta semana com três exemplos: os Ayabie com Low-Res Caramel Town, logo depois seguidos dos Panic Channel e Lovely +. Por fim, embarcaram os Psycho Le Cému ao som de Love Is Dead.

03. Ayabie - Low-Res Caramel Town
04. Panic Channel - Lovely +
05. Psycho Le Cému - Love Is Dead


Terceiro sub-estilo do VK visitado esta semana - as honras couberam ao Eroguro-Kei. O epíteto do estilo é adoptado do inglês e surge da contração de erotic e grotesque. Ao contrário dos sub-estilos por que já tínhamos passado neste voo, no Eroguro-Kei a maquilhagem é utilizada para deixar o músico com aparência mais feia, por vezes mais agressiva. Deixámos nesta viagem um exempo de Eroguro-Kei: os Mucc com Gerbera.

06. Mucc - Gerbera
07. Beata - Kairai
08. Duel Jewel - Never Blue


Paragem para uma escala especial na viagem de NARITA para anunciar o passatempo que temos a decorrer no nosso portão de embarque online - dêem uma vista de olhos pelo post "108 Termos Essenciais do Japão Contemporâneo". Retomámos o voo VK de NARITA com os Lareine num Trailer.

09. Lareine - Trailer
10. Janne D'Arc - Destination

O termo vem de underground kei e nele se inserem bandas com alta influência da cultura japonesa, principalmente a tradicional. Falamos do Angura Kei, um estilo em que os visuais são geralmente mais simples, seja um quimono ou um uniforme escolar. O monocromático domina a maquilhagem, onde surgem predominantemente o preto e o branco. Tudo isto dito, seguimos então com uma banda considerada como inserida no Angura Kei: as Onmyouza com Manji.

11. Onmyouza - Manji
12. Rentre En Soi - Aqua
13. Aushvitz - Akarui


Final do segundo voo que o NARITA dedicou ao Visual-Kei. A hora de chegada é a prevista. Mais informações em http://naritaruc.blogspot.com. Nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem. Voltamos a embarcar no próximo Sábado entre as 21h e as 22h. Para o final do voo deixámos Bazra e a nossa despedida. Sayounara!

14. Bazra - Sayounara

O Narita também agradece aos seguintes sites JROCKS e Nanigoto pela ajuda das definições destas sub-familias do Visual-Kei.

Sem comentários: