sexta-feira, dezembro 28, 2007

NARITA #119 - 29.12.2007

Chegamos ao final de mais um ano de emissões regulares de Narita, o programa dedicado às sonoridades do país do Sol Nascente. A tripulação agradece a todos os passageiros que preferiram a nossa companhia e também a todas as bandas, artistas, editoras que passaram ao longo deste ano.

01. AK48 - Boku no Taiyou
02. Bivattchee - Taiyou no Mannaka He
03. Capsule - Sugarless Girl
04. Dir en Grey - The Plegde (unplugged)
05. Fujifabric - Cheese Burger
06. Garnet Crow - Argentina
07. High and Mighty Color - Ichirin no Hana
08. L'Arc~en~Ciel - I wish 2007
09. Metronome - Hello
10. Pushim - Hey Boy
11. - v - - Honey Bee
12. Zoro - Vaio
13. Ketchupmania - Pop Pop Pop Pop Pop Pop Pop Lolipop
14. Mummy The Peepshow - Boys don't cry
15. Fumie Hosokawa - Poupée de dire poupée de son
16. Mondialito - Tous les jours

Voltamos para o ano que vêm com muitas novidades nos vôos regulares com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita.

あけましておめでとうございます!!!

Os melhores de 2007

Estamos a aceitar atè à primeira semana de Janeiro as vossas escolhas para os melhores de 2007.

01. Melhor banda/artista J-POP

02. Melhor banda/artista J-ROCK

03. Melhor banda/artista Visual-Kei

04. Melhor banda/artista J-Music (engloba todos os outros estilos musicais)

05. Melhor album


Enviem-nos as vossas escolhas (até 3 nomes por item) para o nosso email ou deixem aqui nos comentários. E poderás ganhar prémios.

domingo, dezembro 23, 2007

NARITA #118 - 22.12.2007

Em época natalícia o Narita decide visitar a editora de Tóquio APFRecords (Apple Paint Factory Records). São variadas as soniridades adoptadas por esta editora. Do pop dos Nostar Opus à música clássica das Cosette.

01. Little Turtles - Shigarami
02. Little Turtles - Believe in
03. Saku - Go to the sky
04. Sakahikari - Buru songu
05. Miyki - Blue rain
06. Nostar Opus - A bac dec.de encore
07. Nostar Opus - See the pictures
08. Great Adventure - Great & Funky
09. Yasuharu Maranaka - Steel indigo
10. Cosette - Les bulbes s'envolve
11. The Emigrants - Billie Jean
12. Riyuchi Sakamoto - Forbbiden Colors

Brevemente a equipa do Narita revelará algumas novidades para o novo ano que aí se avizinha. Boas festas e Feliz Natal!!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Evento Japo Wacko

O restaurante japonês em Coimbra que fica na Av. Afonso Henriques, realizou uma festa no dia 15 de Dezembro (sábado) a partir das 18h para comemorar o seu primeiro aniversário.

As festividades continuam até dia 30 de Dezembro. Para esta semana iremos poder assistir a uma conversa sobre chá e um workshop de origami.

Aqui fica a programação completa:



Sem dúvida qus são bons motivos para os interessados na cultura japonesa darem um pulinho até ao restaurante.

domingo, dezembro 16, 2007

NARITA #117 - 15.12.2007

Viagem em piloto automático ao longo de 40 décadas e apenas por destinos começados pela letra T. Os mais distantes foram os com os The Golden Cups (1969) e Tujiko Noriko (2007) o destino mais próximo.

01. Tetsuo Inuoe - DSP terminal
02. Tokyo Coolest Combo - Comment te dire adieu
03. The chef cooks me - 僕らの住む町
04. The Skull Fuck Revolvers - Leonid
05. Takeshi Tareuki and the bunnys - Theme from symphony no. 5
06. Tujiko Noriko - In a chinese restaurant
07. Takako Minekawa - Maxi on!
08. The Peanuts - Tokyo no onna
09. Toe - Goodbye
10. The Golden Cups - Got my mojo working
11. Tatsuya Takahashi - Midnight Sunrise
12. The Big Hip - Blueberry Jam Icecream

domingo, dezembro 09, 2007

NARITA #116 - 08.12.2007

Mais uma viagem pela música do país do Sol Nascente, desta vez com algumas novidades editadas neste ano de 2007, como são os casos do album de Sachiko, As Meias, Birushanah. Tempo ainda para escutarmos a maquete dos Goof que andam à procura de uma editora para lançarem o seu primeiro registo discográfico.

01. Henrytennis - Landmachine
02. Sachiko - Dusk
03. Overhang Party - Cut up us
04. Yorigenn 14 - Twist and Shout (live rec)
05. Marble Sheep - Crocodile


06. Birushanah - Kairai
07. Bathtub Shitter - World Dun Hole
08. Goof - Gently
09. As Meias - Arouse

Brevemente iremos revelar algumas novidades relativas aos futuros vôos com partida de Narita. Por isso não deixem de escutar e de visitar este capaz de por os vossos ouvidos em bico ^_^;

domingo, dezembro 02, 2007

NARITA #115 - 01.12.2007

Depois de uma semana de pausa, regressaram os voos regulares com partida em direcção ao Japão. Numa altura em que se aproxima o final do ano, o primeiro voo de Dezembro trouxe a bordo as novidades de 2007 no mundo do Visual Kei.

O ano de 2007 trouxe, como os anteriores, uma quantidade significativa de novas edições japonesas. De entre as diferentes correntes e estilos, esta semana focamo-nos no Visual Kei. 2007 foi o ano de regresso para algumas bandas, caso do primeiro a embarcar hoje, Gackt que este ano têm estado bastante activo. Com álbum novo para sair neste mês de Dezembro, relembrámos neste Narita o single de Fevereiro deste ano, “No ni saku hana no yo ni”.

01. Gackt – No ni saku hana no yo ni
02. 12012 – How about truth…

Mais uma banda pronta a lançar novo trabalho e também com alguns singles lançados ao longo deste ano, os 12012. Com um ano algo conturbado, a banda de Miyawaki Wataru passou por esta viagem com um dos temas incluídos em Shine – “How about truth…”.
Prosseguindo nas coordenadas de voo, voltámos ao mês de Setembro e encontrámos o lançamento de mais um trabalho de Yasu, o vocalista dos Janne D’arc. O seu novo projecto Acid Black Cherry marcou presença neste voo com "Hatsukoi", o outro tema incluído no single Black Cherry.

03. Acid Black Cherry – Hatsukoi
04. Zwei – 1+1=2

Tempo para as primeiras notícias desta viagem. A equipa de bordo do Narita sugere uma ida até à invicta, mais concretamente ao Porto-Rio, para uma noite de rock psicadélico japonês. A mítica banda Marble Sheep anda em digressão e dá este concerto único, na próxima 5ª-feira, 6 de Dezembro. Oportunidade para ver Ken Matsutani e colegas ao vivo – e, com alguma sorte, também Marby, o urso-mascote que acompanha a banda!

Voltámos à rota de voo. Depois de uma passagem pelo início do Verão e mais uma edição das Zwei, continuámos na mesma estação do ano com o single “Nephilim”, inlcuído no álbum recentemente lançado pelos Abingdon Boys School.

05. Abingdon Boys School – Nephilim
06. L’arc En Ciel – Daybreak’s Bell

Mais um regresso em 2007: Tetsu, Yukihiro, Ken e Hyde, os membros dos L’arc En Ciel, uma das mais populares bandas nipónicas, regressaram às edições com Kiss no último mês de Novembro. Por aqui passaram com “Daybreak’s Bell”, um dos singles deste novo álbum e também o tema do genérico da série anime Mobile Suit Gundam 00.

Regresso também bastante aguardado foi o dos Moi Dix Mois. O mês de Março viu o lançamento de Dixanadu, o quarto álbum da banda. O sucessor de Beyond The Gate de 2006 apresenta uma nova formação em torno de Mana, o mentor do projecto. Doze temas, incluindo a regravação de dois temas do primeiro álbum Dix Infernal, trazem de volta o metal sinfónico dos Moi Dix Mois. Pelo Narita dest semana acolhemos um desses temas regravados, o originalmente chamado “Temptation”, agora rebaptizado “Last Temptation”.

07. Moi Dix Mois – Last Temptation
08. Zoro – Smith

Se o ano foi marcado por grandes regressos, também houve tempo para a estreia de novos projectos no V Kei. Os Zoro lançaram o seu primeiro álbum, Apollo, um mini-trabalho de cinco faixas que inclui o single “1888” que os tornou conhecidos no meio musical japonês. Pela rota desta semana, navegámos ao som de “Smith”, outro dos temas incluídos em Apollo.

Tempo para mais algumas sugestões nipónicas. Durante esta primeira semana de Dezembro, a Culturgest em Lisboa recebe a 5ª edição do Nippon Koma, a mostra de cinema japonês centrada em documentários e animações. A mostra inicia-se dia 3 por volta das 17h com uma palestra por Kyoko Hirano, professora de cinema japonês da Universidade de Nova Iorque. Os bilhetes para as sessões têm um preço simbólico de 2 euros. Mais informações podem ser consultadas no site da Culturgest.

De regresso à nossa viagem, recebemos mais uma estreia em 2007, os Alvino.

09. Alvino – Snow Line
10. Secilia Luna - Yuritachi ga Tsuduru Monogatari

Continuámoscom estreantes deste ano de 2007, os Secilia Luna, um quinteto que, para já, conta com o maxi-single Oratorio. Foi de lá que extraímos a banda sonora destes cinco minutos, “Yuritachi ga Tsuduru Monogatari”.
Outro quinteto chegou ainda a tempo a esta viagem – os OZ lançaram o seu primeiro mini-álbum, mas na bagagem trouxeram um dos maxi-singles que editaram este ano. A caminho da aterragem, os passageiros desta viagem puderam ouvir “Colors” um dos temas incluídos em Elf.

11. OZ - Colors
12. The Skull Fuck Revolvers – Leonid

O último passageiro nesta viagem teria de ser também uma novidade de 2007: foram os The Skull Fuck Revolvers que encerraram este voo com “Leonid”. Chegámos ao destino final desta viagem. Nova descolagem para a próxima semana,às 21h de Sábado. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem!

domingo, novembro 25, 2007

Marble Sheep no Porto

A banda japonesa de rock psicadélico Marble Sheep vai estar na cidade do Porto para um concerto único no dia 6 de Dezembro (Quinta-Feira).


Os Marble Sheep são considerados um "deuses" ao lado dos Acid Mothers Temple e White Heaven, outras duas bandas de referência no panorama do rock psicadélico japonês. Prevê-se um concerto muito bom e especial, isto se os Marble Sheep trouxerem o Marby, uma mascote urso que acompanha a banda.

Vôo #115 cancelado

A equipa de vôo do Narita pede desculpas a todos os passageiros que pretendiam fazer a viagem 115 com partida do Aeroporto de Tóquio com destino a parte incerta. Os motivos que levaram a que o vôo fosse cancelado deveram-se aos compromissos desportivos que ocorrram ao mesmo tempo que o ínicio do vôo.

Prometemos voltar então para a semana que vem, e já com um destino traçado. A viagem irá sobrevoar o mundo do Visual-Kei de 2007. Novas bandas, novos temas feitos neste ano que se aproxima do fim.

Mata raishuu.

domingo, novembro 18, 2007

NARITA #114 - 17.11.2007

Para o centésimo décimo quarto voo a partir de Narita reservámos uma hora especial entre música e notícias. A equipa de bordo trouxe música para os vossos ouvidos directamente de algumas das encomendas que têm chegado ao aeroporto internacional de Tóquio e passou ainda os olhos pelas mais recentes notícias do Japão em Portugal.

Partida do terminal 107.9, Aeroporto internacional de Tóquio, NARITA.

As viagens costumam ter dois sentidos de movimento. Todas as semanas viajamos no éter da RUC em direcção ao sol nascente; nesta emissão fizémos um percurso algo inverso e recebemos as chegadas nipónicas. Mas antes de abrirmos a correspondência, aquecemos os motores ao som das Strobolights de Supercar.

01. Supercar – Strobolights
02. Vapour Trail – Thorn

Yorihito Matsumoto costuma falar da criação da sua música como um acto solitário e quase frustrante. Nada que seja perceptível no produto final do seu alter-ego artístico Vapour Trail, que edita geralmente pela Finderpop. Nesta viagem aproveitámos a companhia de Thorn, um dos temas incluídos em “Galaxie 500 #Plum”, um dos discos mais vendidos pela Finderpop. Prosseguimos com passageiros da mesma casa artística, e subimos em altitude ao som de Ajisaikippu-de e o seu Subarashi Hibi.

03. Ajisaikippu-de – Subarashi Hibi
04. Apartment – Brown

Sparkle Cable é o nome do segundo trabalho de Apartment, mais um artista, ou, melhor dizendo, um verdadeiro one-man-band editado pela Finderpop. De seu verdadeiro nome Tatsuya Namai este confesso fã dos Beatles e dos Velvet Underground, consegue ser um dos mais prolíficos na Finderpop, com apenas 23 anos.
Para terminar o embarque dos passageiros com origem na Finderpop, uma menina que gosta de sussurrar canções de Natal. Passámos das influências dos Beatles para as dos Sonic Youth e Elliot Smith – cerca de seis minutos da inteira responsabilidade de Muffin.

05. Muffin – Forest
06. NaNa – Silent Scream Under The Moonlight

For Life é mais uma editora japonesa extremamente ecléctica, com nomes em catálogo desde os Kyoto Jazz Massive ou Brian Eno aos NaNa. Foi com o segundo single destes últimos que voámos a meio desta viagem. A voz de Chikako Watanabe e a guitarra de Shigeo Tamaru com bilhete duplo de viagem pelos dois temas de Snake Girl.

07. NaNa – Snake Girl

Tempo nesta viagem para as prometidas notícias e recados. De Norte a Sul, Portugal está cada vez mais perto do Japão. As visitas ao Espaço Mustang no Porto podem deparar-se até 29 de Dezembro com “Winding Views”, a exposição de pinturas e gravuras de Mami Higuchi e Noriko Fuse. A entrada neste espaço da Miguel Bombarda é livre, convidando ainda mais a um passeio pela rua mais artística do Porto.

Mais a sul, em Lisboa, mais uma iniciativa da Embaixada do Japão e mais uma actividade gratuita. Com o aproximar do Natal, regressa o Workshop de Origami, nas instalações da Embaixada – 29 e 30 de Novembro foram os dias escolhidos para ocupar as tardes a descobrir a antiga arte do papel.

De regresso à nossa viagem, acelerámos o ritmo cardíaco com alguma turbulência trazida pelos The Prambath, My Heart Beats For You!.

08. The Prambath – My Heart Beats For You!
09. The Prambath – I Will Walk My Way

Os The Prambath anunciam que podem tocar em qualquer lado a qualquer hora. Por agora têm concertos marcados para Kyoto, o que os vai obrigar a umas viagens desde a sua Osaka natal. Neste Narita, oportunidade para testar o tão aclamado “sweet & hot sound” desta banda liderada por Chihiro Isadora.

Quase no final da viagem ainda temos tempo para mais algumas novidades. O segundo número da revista online Waribashi já está disponível online. Uma visita ao site da revista pode conduzir-vos através de oitenta e três páginas de críticas a animes e mangás, algumas reportagens, lições de desenho e mais algumas surpresas. Para ganhar energia para o percurso, este segundo número da Waribashi ainda traz uma receita muito especial à base de Chaahan.

Entretanto, preparamos o voo de Narita para aterrar. Fomos descendo até à pista ao som de 46ºHalo.

10. 46º Halo – Clock
11. 46º Halo – Exit

E foi ao som de Ishizuka Takahiro e o seu projecto 46º Halo que chegámos ao final desta viagem através do apartado postal de Narita. Tempo ainda para um regresso à casa-partida e mais um passageiro de última hora, Love Psychedelico.

12. Love Psychedelico - Lady Madonna

Nova descolagem para a próxima semana,às 21h de Sábado. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham tido uma boa viagem!

domingo, novembro 11, 2007

NARITA #113 - 10-11-2007

Mais uma viagem com partida e chegada ao Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. Desta vez fizemos uma jornada por vários destinos indie pop, electro, rock e ambiental.

01. Cecil - 涙98
02. Waffles - Girl like Girl
03. Pizzicato Five - Me, Japanese Boy
04. Hinemos - 長い夜
05. PoraPora - Favorite
06. HALICALI - Ciborg Oretachi
07. Yoko Ono & Peaches - Kiss, Kiss, Kiss
08. Christina 23 Onna - Fantastico
09. Sambomaster - Seishun Kyousoukyoku
10. Budo Grape - Aijou Kyuraku
11. Dir en Grey - Clever Sleazoid
12. Tenko & Ikue Mori - Money Puzzle
13. Zeena Parkins & Ikue Mori - Ghostlake

sexta-feira, novembro 09, 2007

Ikue Mori em Portugal

A japonesa Ikue Mori estará presente no regresso do Festival Numero que começou ontem e irá durar até ao dia 14 de Novembro em Lisboa, dividido entre o Cinema São Jorge, o Quarteto e o Centro Cultural O Século.

Ikue Mori actuará já amanhã (dia 10 Novembro) no Cinema São Jorge pelas 23:00h e irá musicalizar três filmes mudos da cineasta avant-garde Maya Deren.

domingo, novembro 04, 2007

NARITA #112 - 03.11.2007

Em dia de concerto dos Acid Mothers Temple, o programa Narita viaja até ao mundo do rock psicadélico dos anos 70 e de algumas propostas mais recentes. Aqui fica a lista de passageiros para o vôo de hoje.

01. Acid Mothers Temple & The Melting Paraiso UFO - Attack from Planet Hattifatteners
02. Mitsuru Tabata - Meiro
03. Far Out - Birds Flying to the Cave
04. Flower Travelling Band - Satori Part II
05. Zunou Keisatsu - Sekai Heishi no Shi
06. Cosmic Invention - Help your Satori Mind
07. Ain Soph - Time Machine
08. Acid Mothers Temple & Pataphysical Freakout Mu - Right About the Rainbow
09. Acid Mothers Temple & The Melting Paraiso UFO - Interplanetary Love

domingo, outubro 28, 2007

Acid Mothers Temple em Portugal

Os Acid Mother Temple estarão em Portugal para dois comcertos. O primeiro será em Lisboa na Galeria Zé dos Bois (ZDB) a 3 de Novembro e a 5 de Novembro será na cidade do Porto no bar Mercedes.

Nesta torneé europeia a "grande irmandade" do rock psicadélico japonês será feita por uma das formações deste colectivo, os Acid Mothers Temple & The Melting Paraiso U.F.O. e que é composta por: Tsuyama Atsushi, Higashi Hiroshi, Shimura Koji e o grande líder espiritual Kawabata Makoto.

NARITA #111 - 27.10.2007

Uma viagem bastante animada e eclética por diversos estilos da música japonesa: do tecno ao nip-hop, do neoshibuya-kei ao drum'n'bass.

01. Salt Lake - Ceremony
02. Supercar - Yumegiwa last boy
03. Towa Tei - German Bold Italic
04. Yoshinori Sunahara - No Sun
05. M-Flo - What is it
06. Elektel - Garota de Tóquio
07. 三管王 - ギャラクシー・エクスプレス
08. Mansfield - New Pollution

09. Dj Krush - Song for John Walker (feat. Anticon)
10. Dj Hasebe - Taboo (feat. Momoko Suzuki/DABO)
11. Fantastic Plastic Machine - Dear Mr. Salesman
12. Oui Oui - Karma wa Kimagure

domingo, outubro 21, 2007

NARITA #110 - 20.10.2007

Iniciamos a nova grelha com uma viagem terreste no Shinkansen (o comboio rápido japones) e fizemos o trajecto na linha Toukaidou Shinkansen (Tóquio-Osaka). Deixo a lista de passageiros desta primeira viagem.

01. Gerogerigegege - Night is Morning
02. Flying Testicles - Jonhny Guitar
03. Melt-Banana - Shield for your eyes, a beast in the hell
04. Zeni Geva - Nai-ha
05. Ufo or die - Suck my stomach
06. Ruins - Tzomborgha
07. ooioo - In O
08. Yoshimi-P we - Side A
09. Boredoms - Super you
10. Ultra Fuckers - King of heart
11. Oshiri Penpenz - A moment of a decisive battle came

segunda-feira, outubro 15, 2007

NARITA #109 - 13.10.2007

Foi a última emissão da grelha de Verão. Fechamos com mais este ciclo de emissões com uma viagem bastante calma com um cheiro a Outono. Sons ambientais da nova "bedroom pop".

01. Cokiyu - Mirror Flake
02. Piana - Norway
03. Caroline - Where is your love
04. Murr Murr - Echo
05. Aus - Microhouse
06. Motoro Faam - And precipitation
07. Gutevolk - I like rainbow
08. World's End Girlfriend - 100 years of choke
09. Lullatone - Wake up Wake up

segunda-feira, outubro 08, 2007

Concerto Famirosa Harmony em Lisboa

O quarteto japonês Famirosa Harmony dará um concerto no Palácio Nacional da Ajuda, na Sala D. Carlos no dia 9 de Outubro (terça-feira) pelas 21h.


A Famirosa Harmony é um projecto musical constituido por mãe (Yukiko Ishizuka) e três filhas (Emiko, Yumiko e Fumiko). O quarteto interpreta música clássica, música para cinema, canções líricas e infantis, em vários estilos e géneros, a piano a quatro mãos, e tem como originalidade o facto de também tocarem piano a oitos mãos, uma execução muito original.
O objectivo do quarteto Famirosa Harmony é fazer com que as pessoas "respirem" a música "ongaku-yoku", ou seja, propõe-se apresentar uma música ambiente suave e agradável.

O concerto é organizado pela Embaixada do Japão em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda e apoio da Japan Foundation.

domingo, outubro 07, 2007

NARITA #108 - 06.10.2007

Talvez este seja o vôo mais importante para qualquer japonês, visto que o número 108 é considerado o número perfeito.

01. Cargo - Life is sweet
02. Cargo - Som da vida
03. Tigarah - Tokyo Cool Kids
04. Mika Nakashima - Eien no uta
05. Ongaku Gatas - Dreaming
06. Nakagawa Shoko - Catch you, catch me (Card Captor Sakura Opening)

07. Spangle Call Lili Line - TTYY
08. Straightener - Six day wonder
09. Gackt - No ni saku hana no yo ni
10. Keisho Ohno - 即興曲 岩木
11. Keisho Ohno - Improvisation "Iwaki"
12. World's End Girlfriend - Dance for borderline miscanthus

domingo, setembro 30, 2007

NARITA #107 - 29.09.2007

A pedido de vários passageiros habituais voltamos a viajar pelas paisagens das palavras urbanas e do NipHop ( nome dado ao Hip Hop japonês).

- Dj Mitsu the Beat - Negative Ion
- Home Kaze - Home party
- Steady CO - Kaze makase
- M-flo - Dispatch space buddha pimp 1
- Sugar Soul (feat. ry) - Oh megami no uta
- Butter Smoother - Ima sugu hoshii
- Amuro Namie (feat. Verbal) - Lovin it
- M.C.A.T. (feat. Da Pump) - Bomb a Head! Returns!
- Soul d'Out - Magenta magenta
- Takatsuki - Smrytrps
- Dj Hasebe (feat. Les Nubians) - Leçon du combattant
- DJ Tonk - Upper Haight Hustle
- Doctor BC - I Godda Big Cock

sexta-feira, setembro 28, 2007

Japão no Atlantic Waves

A edição de 2007 do Atlantic Waves, o festival anual que decorre em Londres sob a alçada da Fundação Calouste Gulbenkian que vai decorrer de 1 a 11 de Novembro.



Este ano os artistas japoneses presentes no festival serão:

- Aki Onda
- o. blaat
- Sawako
- Shinjiro Yamaguchi

domingo, setembro 23, 2007

NARITA #106 - 22.09.2007

Uma viagem efectuada em piloto automático às década 60 e 70 com interlúdios do século XXI.

01. Mono - Walking clould and deep
02. April Fool - The lost mother island
03. Jacks - Marianne
04. Naan - Terima Kasih
05. Mash-room Sounds - Mina
06. April Fool - Tomorrows Child
07. Les Rallizes Dénudés - Yoru Yori Fukaku
08. Murahachibu - Doushiyoukana
09. Rururu - Kibounohana
10. Kuni Kawauchi & Friends - Kirikyogen
11. 酸素十倍 - 派生
12. toe - 反逆する風景

domingo, setembro 16, 2007

NARITA #105 - 15.09.2007

Apesar de sobrevarmos todo o país do Sol Nascente esta viagem será feita em françês. Bon Voyage!!!

01. Cibo Matto - Je t'aime moi non plu
02. Kahimi Karie - Dis-moi quelque chose avant dormir
03. Pizzicato Five - Le Régle du jeu
04. Fantastic Plastic Machine - Síl vous plait
05. Tokyo Coolest Combo - Tout va bien
06. Yukari Fresh - En voiture-lit
07. Oh! Penelope - Lait au miel
08. Mansfield - Il ne faux pas vivre seule
09. International Pony - Les parapluies de Saint Georgy
10. Fantastic Plastic Machine - L'Aventure fantastic
11. Pizzicato Five - La Depression
12. Tremola - Samba parade
13. Tokyo Colest Combo - Comment te dire adieu
14. Kahimi Karie - Orly Narita

domingo, setembro 09, 2007

NARITA #104 - 08.09.2007

Mais uma viagem ainda sem a nossa hospedeira de bordo, no entanto, esperamos que tenham tido uma boa viagem ao som destes novos passageiros que tiveram hoje o seu baptismo de vôo no eter dos 107.9.

Vôo este com uma estreia mundial do projecto Hula Hooper que terá a sua edição para breve sob o selo da netlabel portuguesa MiMi Records.

01. Onepercentres - Split Milk
02. Marlee - Zero
03. Kei Kohara - Dance with me one more time
04. Laranja - Jet loop
05. The Emigrants - Walk on the wild side
06. Le parole 2 feat. Joi - It's probably me
07. Pollypraha - For Gyorgy Ligeti, part 1

08. Hula Hooper - Session 0
09. Miaou - Sleepless Dreams

domingo, setembro 02, 2007

NARITA #103 - 01.09.2007

Sobrevoamos as paisagens sonoras mais extremas experimentais da música electrónica vinda do Sol Nascente. A viagem será calma e relaxante:

01. Ryuichi Sakamoto + Alva Noto - Noon
02. Ryoji Ikeda - Op. 2
03. Sachiko M - 13072001
04. Yasunao Tone - As Toned Heckers
05. Yoshihide Otomo - ISOO

06. Cyclo (Ryoji Ikeda + Carsten Nicolai) - C 5.1 # Cyclo
07. Skist (Haruna Ito + Samm Bennett) - Shift
08. Nobukazu Takemura - At Lake Yogo

domingo, agosto 26, 2007

NARITA #102 - 25.08.2007

Ainda sem a hospedeira de vôo, efectou-se mais uma viagem com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. Uma viagem ainda com sabor a férias de verão com muita festa ao som de alguns dos nomes mais importantes do estilo Shibuya-kei.

01. - A varice would speak with every word, it acts every part and it even pretends to be not avaricious
02. Go-low - √
03. Mondialito - Lavande
04. Kahimi Karie - Do me do me
05. Dahlia - Bossa Bambina
06. Mari - My Favorite Things
07. Fantastic Plastic Machine - There must be an angel
08. Kyoko Fukada - Kimi No Hitomi Ni Koishiteru
09. YMCK - Synchronity
10. Aprils - Twinkle Star, Little Star, Shining star
11. Pizzicato Five - It's a Beautiful day
12. Cornelius - Count 5, 6, 7, 8 (Yasuharu Konishi remix)
13. Shonen Knife - Shonen Knife Planet
14. Lin Clover - Misleading Shore
15. Love Psychadelico - Fantastic World

domingo, agosto 19, 2007

NARITA #101 - 18.08.2007

Nova temporada de voôs com partida e chegada no Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. Uma viagem feita à velocidade de cruzeiro e na rota dos 107.9.
Para o Narita de hoje, viajam alguns passageiros repetentes como o caso dos The Penelopes, Apnea e Apartment, acompanhados por alguns estreantes nestas aventuras como são os caso dos Odery e dos The Balby Swing Orchestra.

01. irish feat. Tsuruchin - Maradona
02. Mayuko - Toy Cross (Reconstruction)
03. Sugizo - Shangri-la of the Europa (DJ Krush remix)
04. Apartment - Personal Elephant Film
05. Apnea - Picture
06. The Penelopes - My Favorite Town
07. Bathroom Orchestra - Song for Lovers
08. Odery - Ashita he

09. The Balby Swing Orchestra - Dead Waltz
10. Anne Young & Yuji Ohno trio - Speak low
11. Snakeman Show - Kore nan desu ka
12. Aurora - Hakaran
13. Umbruella Process - Cruel, Cruel, Cruel Defence

segunda-feira, agosto 13, 2007

NARITA #100 - 11.08.2007

Comemoramos hoje a centésima viagem e dois anos de emissões semanais a partir do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. As viagens voltarão novamente em força a partir de Setembro, até lá continuaremos a viajar em piloto automático mas sempre com a missão de dar a conhecer novas sonoridades do país do Sol Nascente.
Para este vôo especial convidamos os seguintes passageiros:

01. Ogurusu Norihide - 10:05
02. Oshiri Penpenz - Oh Hell
03. Ultra Fuckers - Ahhhauwwww

04. Ove-naxx - Twisted kita-low drunk trip
05. Foxxi MisQ feat. ZEEBRA - Luxury Ride
06. Mizrock - Good bye, yesterday
07. HALCALI - It's PARTY TIME!
08. Nakagawa Shoko - Romantic Ageru yo
09. Exile - Summer Time Love

10. Crystal Kay - Anata no Sobade
11. Sleep Walker - Ai-no-umi

segunda-feira, agosto 06, 2007

NARITA #99 - 04.08.2007

Último vôo com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio antes da viagem comemorativa do centésimo programa e consequentemente de dois anos de emissão a divulgar a música japonesa em Portugal.

01. Takatsuki - SMRytrps
02. Dj Hasebe - Oh Megami no uta
03. m-flo feat. FPM - Beautiful days
04. Otomo Yoshihide & Yamatsuka Eye - This is it!
05. Saturo Wono feat. Maywa Denki - Dentaku (tsukuba mix)
06. Hikashu - Radio Activity
07. Melt Banana - Tintarella Di Luna
08. Sons of all pussys - I wanna fly with your airplane
09. Mad Capsule Markets - What!
10. B'z - Kodou no hate
11. Ryuichi Sakamoto and Various Artists - Sakura no koro
12. Nobukazu Takemura - Lost treasure

Prometemos que a próxima emissão será muito especial. Por isso estejam preparados para o vôo 100 com saída de Narita. Também o nosso blog poderá sofrer algumas alterações.

terça-feira, julho 31, 2007

Dois dj sets para Ogata T3tsuo

É já este sábado (dia 4 de Agosto) que mais uma vez Ogata T3tsuo (MiMi Records/RUC) irá por os ouvidos em bico aos traseuntes que passarem pelo Mercado Quebra-Costas em Coimbra, a partir das 12 horas.

Se quiserem continuar a festa, é rumar até ao Bote na Figueira da Foz para continuar a ouvir e dançar as músicas do país do Sol Nascente.

NARITA #98 - 28.07.2007

Para este vôo em piloto automático convidamos todos os passageiros a sobrevoarem as diversas paisagens sonoras experimentais da música contemporânea japonesa.

01. Ryoji Hojito - Kaiyu
02. Junji Hirose - Duo 1
03. gnu - meteora
04. Masahiko Okura - Magnet sour
05. Shoji Hano, Werner Ludi and Peter Brotzmann - Ludi
06. K. Kuroda & K. Uchihashi - Song and improvisation
07. Marginal Consort - 1998

domingo, julho 22, 2007

NARITA #97 - 21.07.2007

Não será muito dificil de adivinhar a temática musical para este vôo 97 com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio - Narita. O calor está aí, e por isso decidimos fazer uma hora deviagem dedicada ao Verão. Aqui fica a playlist:

01. Piana - Early Summer
02. Mayumi Kojima - Summertime
03. Noa Noa - One summer love
04. Bazra - Owaranai Natsu no Yoru
05. Home Made Kazoku - Summer Time Magic
06. Riez - One summer day
07. Konishi Yasuharu feat. Hirota Mieko - A lonely summer
08. Pentagon - Summer of 73
09. Ketsumeishi - Natsu to BEER to ROCK`N`ROLL
10. Pizzicato Five - Summertime, Summertime

sábado, julho 14, 2007

NARITA #96 - 14.07.2007

Na última semana da grelha de "Inverno" da RUC, partimos de NARITA sem coordenadas fixas. O vôo aleatório fez-se, como sempre, em direcção ao país do Sol Nascente, em toadas veraneantes já a chamar a Grelha de Verão que se estreia na próxima 2ª-feira. O Narita segue nas suas emissões regulares, sempre com partidas semanais entre as 21h e as 22h de Sábado, com reposição de voo aos Domingos de manhã.

Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita.

01. COMA - Ondeé
02. Maia Hirasawa - And I Found This Boy
03. The Juice - Sweet Talk Sweet Flyin' Through Outer Space...
04. Dahlia - Beautiful, But Noir
05. Hiro - Baby Don't Cry
06. One Note - One Year

07. Mika Nakashima - Venus In The Dark (COLDFEET Remix)
08. Melting Holidays - Heartgraph
09. K. - Deep Breathing (COLDFEET Remix)
10. Orangenoise Shortcut - Shining Star
11. Ryohei Yamamoto - Moon Sexy
12. Capsule - Idle Fancy

sábado, julho 07, 2007

NARITA #95 - 07.07.2007

No dia em que se comemora o Dia Internacional de Nana, um mangá desenhado por Ai Yazawa e que tem feito um enorme sucesso fora do arquipélago, o Narita sobrevoa as calmas paisagens sonoras propostas pela editora Preco Records (aus, Motoro Faam e Miaou) e presegue a viagem acelarando forçando-nos a fazer uma aterragem bem rápida.

01. aus - Beyound the curve
02. Motoro Faam - And Condensation
03. Miaou - Sleepless Dreams

04. Takuma Itoi - On the wind
05. Moona - Rhytm ~Prance Mellow mix
06. Dahlia - Snowwflake like a chiffon

07. Pizzicato Five - The world is spinning at 45 rpm
08. Metro Trip - Tokyo Boy
09. Waffles - Urara
10. Doinglife - Doinglife Citybabies

sábado, junho 30, 2007

NARITA #94 - 30.06.2007

Vôo 94 com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. A viagem de hoje tem apenas um destino, a editora Motel Bleu e quatro passageiros.

01. Lamp - track3 of Zankou
02. Lamp - track4 of Zankou
03. Lamp - track4 of Komorebi Dohri Nite
04. Norilo Yamamoto - Maria ninguém
05. Noriko Yamamoto - Amapola
06. Noriko Yamamoto - Alguém me avisou

07. Modern Conya - Oyatsunojikan
08. Modern Conya - Aishiiruzumu
09. Modern Conya - Umi no
10. Nagayami Maki - Ground walker
11. Nagayama Maki - Swimmy ha mizu no naka
12. Nagayama Maki - Yuuyake koyake no kanega naru koro

segunda-feira, junho 25, 2007

NARITA #93 - 23.06.2007

Viagem bastante experimental e improvisada para o primeiro programa do Verão 2007. As próximas viagens serão bem mais "animadas" e "divertidas" se as condições atmosféricas o permitirem.

01. Guilty Connector und Tabata - Edge of the Daydream
02. Mitsuru Tabata - Live @ Usine (Switzerland)
03. Overhang Party - Track 4
04. Sachiko - Yama-keburi
05. Mukai Chie & Fukuoka Rinji - L'Energie de L'Existence (part II)
06. Shiraishi Tamio - Altosax 8
07. Uchu Engine - Suhuman Blues

sábado, junho 16, 2007

NARITA #92 - 16.06.2007

Enquanto o Espaço 555 se enchia de sons nipónicos, a RUC deu luz verde para a descolagem de mais um voo de Narita. Esta semana voámos de ultraleve e pairámos no éter dos 107.9, seguindo uma rota de nove pontos de paragem.

01. Pizzicato Five - Porno 303
02. Cornelius - Brand New Season (Giant Ear Mix)
03. Shiba - Hanadokei
04. Kenji Eno - The Fear Theme
05. Silicom - Keo
06. Ryukyu Underground - Agarijo
07. Organ Language - Kagura (Remixed by Calm)
08. Cibo Matto - White Pepper Ice Cream
09. Romp - PD2 For N

Para a semana regressamos ao Japão: viagem de ida e volta com direito a hospedeira de bordo.

terça-feira, junho 12, 2007

Música japonesa no Espaço 555

No próximo sábado (dia 16 de Junho) o Espaço 555, situado na rua do Almada, no Porto vai dedicar o dia à música japonesa. A noite ficará a cargo do testa de ferro da MiMi Records (netlabel dedicada às novas sonoridades electrónicas vindas do Japão) e a um dos responsáveis pelo programa Narita da Ru( - Rádio Universidade de Coimbra.

A selecção musical será bastannte diversificada, do pop ao noise, do rock ao enka. Uma forma de ficarmos a conhecer a música que se faz do outro lado do mundo.

Aqui fica o programa:

SUPA ASIAN WEEKEND
SÁBADO 16 JUNHO - 20h

- Wasabi Power Dinner food
- Akira Kurosawa movie
- Takagi Masakatsu animation
- Ogata T3tsuo dj
- Hajime Fujita performance (Site Oficial)
- Sushi surprise

Quem quiser aparecer por lá e gostar de alguma música em especial, que deixe um comentário no blog para ver o que se arranja. O Narita convida toda a gente que goste do Japão a lá dar um saltinho. Pois vai ser uma noite que realmente promete ^_^;


Até sábado (Mata doyoubi)

segunda-feira, junho 11, 2007

NARITA #91 - 09.06.2007

Por motivos de ordem técnica, a viagem 91 com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita fará a mesma viagem que efectou na semana passada. Pedimos desculpas a todos os passageiros que costumam viajar e tentaremos que novos problemas técnicos não voltem acontecer.

ごめんあさい。

segunda-feira, junho 04, 2007

NARITA #90 - 02.06.2007

Nonagéssima viagem com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio, Narita. Apesar desta semana termos convidado poucos passageiros, a tripulação promete a mesma duração de vôo e uma hora bastante divertida.

Visitaremos "OORUTAICHI", país imaginário criado pela mão do testa de ferro da editora OKIMI RECORS, conheceremos a sua música "tradicional" e alguns dos seus habitantes. Também foram convidados alguns amigos da Scilli Disques.

01. Oorutaichi - Minsen Gymnastics
02. Oorutaichi - Jimamji
03. MidiSai - 0387+V (Oorutaichi remix)

Mantendo o anónimato, DJ Shabushabu é o nosso próximo passageiro. Iniciou a sua actividade como DJ em 98, participou em vários projectos com os AFRA, Marcia Blanes e também com Oorutaichi com quem lançou dois albuns. Ainda este ano sairá o seu primeiro álbum de originais.

04. DJ Shabushabu - PL hanabi
05. DJ Shabushabu - Beatle Box

Conheceram-se em 2003, e rapidamente sentiram a necessidade de criarem um projecto em comum. Das reuniões sonoras de Oorutaichi e DJ Shabushabu, nasce o projecto Obakejaa onde as variadas influências musicais são notórias: a worldmusic, o dancehall, a electrónica e a música tradicional japonesa.

06. Obakejaa - Obakejaa
07. Obakejaa - ??ri (Ove-NaXx remix)

A Scilli Disques é a irmã mais nova da OKIMI RECORDS, também tem Oorutaichi como um dos artistas desta editora. Woolitchpan-goone é o dueto criado por ele e YTAMO em 2003.

08. Woolitchpan-goone - Nomi Nomi
09. Woolitchpan-goone - Zenon

Para o final da viagem ficam os sons mais calmos de YTAMO, e do seu primeiro álbum a solo "Limited Leaf". Para escutar em primeiro "Joe" e de seguida "Bar".

10. YTAMO - Joe
11. YTAMO - Bar

quarta-feira, maio 30, 2007

NARITA #89 - 25.07.2007

No último voo do mês de Maio, partimos de NARITA com um destino extremamente visual. Durante uma hora, apelámos aos ouvidos e às retinas dos nossos passageiros e viajámos ao maravilhoso muindo das cores.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita.

A cor é um fenómeno óptico percepcionado pela maioria dos seres vivos por órgãos de visão que detectam feixes de fotões reflectidos pelos materiais. No caso humano, células especializadas da retina transmitem esta informação ao sistema nervoso que a traduz em cor. A impressão de cor pelas indústrias gráficas utiliza diferentes sistemas, nem todos com a mesma resolução. Para iniciar o Narita desta semana, e para nos guiar nas coordenadas de vôo, escolhemos um sistema de cores que funciona com quatro pigmentos: ciano, magenta, amarelo e preto, o mesmo que dizer CMYK, ou com as letras baralhadas, os YMCK.

01. YMCK – Yellow, Magenta, Cyan and Black (YMCK Theme)
02. Pop Chocolat – Sky Blue
03. The Big Hip – Blueberry Jam Icecream

Também chamado de verde-água ou azul-piscina, o ciano é um dos pigmentos primários. Usualmente associado ao azul, a cor ciano resulta, no entanto, da mistura de luz azul com luz verde. Os tons cerúleos do mar ou do nosso planeta visto do espaço reflectem no espectro visível entre 455 e 492 nanómetros de comprimento de onda – o azul japonês (aoi) conduziu o voo de Narita nas cooordenadas CMYK: 100, 100, 0, 0.

04. Gentouki – Aoi Kuruma
05. Ao – Aoi Ao
06. RUNT STAR – New Blue Moon
07. Shena Ringo – Yer Blues

Depois de uma viagem entre o céu e o mar, rodámos o círculo cromático para novas coordenadas. Desta vez, misturámos amarelo e magenta – o resultado foi a cor do sangue, dos morangos e das cerejas. Seja escarlate, encarnado, vermelho ou, em japonês, akai, esta cor fica no limite das que o olho humano consegue distinguir. Estabelecemos rota de voo para o vermelho - coordenadas CMYK: 0, 100, 100, 0.

08. ACO – Aco Akai Shisyuu
09. Pine*AM – Red Car
10. Mayumi Kojima - Akai Boushi

Se misturarmos pigmentos amarelos e cianos, a cor que obtemos pode ir do cáqui ao lima, musgo, oliva ou esmeralda entre outros tons de verde, dependendo da proporção da mistura dos pigmentos. Aproximadamente nos 550 nanómetros de comprimento de onda, o verde é muitas vezes associado aos movimentos ambientalistas e de protecção do meio-ambiente, talvez por ser a cor dominante das folhas, de grande parte das plantas e até de alguns animais. E se, num semáforo, o verde nos manda avançar, no Narita avançámos em tons “midori” nas coordenadas CMYK: 100, 0, 100, 0.

11. MacDonald Duck Eclair – Ever Green
13. Takeshi Terauchi and The Blue Jeans - Black Sand Beach (Burakku Sando Biichi)

Saímos das trevas e da cor negra, ou, em japonês, “kuroi”, para regressarmos à casa partida. A viagem colorida de Narita terminou, mas para a semana voltamos a viajar! Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos pegando na paleta nipónica e pintando uma tela final em várias cores com os The Pillows.

14. The Pillows - Shiroi Natsu to Midori na Jitensha, Akai Kami to Kuroi Gitaa
15. Cosa Nostra – Chocolate Brown (Bonus Track)

quinta-feira, maio 24, 2007

segunda-feira, maio 21, 2007

NARITA #88 - 19.05.2007

Número arredondado para a partida desta semana de NARITA – enquanto os estudantes em Portugal regressam ao ritmo normal de aulas após os festejos académicos, o octogésimo oitavo voo sobrevoa os estudantes nipónicos e conta um pouco da história do sistema educativo do Japão.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA.

Quando falamos do sistema educativo japonês, temos de recuar até ao início do século XIX para encontrar a sua génese. Inicialmente baseada nos modelos europeus, a escola japonesa sofreu uma reforma profunda após a II Grande Guerra Mundial, estabelecendo como objectivos de aprendizagem valores tão nobres como a contribuição para a paz e o bem-estar da humanidade, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento da personalidade e do sentido de justiça entre os estudantes. Estas alterações corresponderam também a uma descentralização da educação, que deixou de ser controlada directamente pelo estado.
A escolaridade obrigatória é de 9 anos, mas muitas crianças japonesas fazem a sua entrada no sistema de ensino bem cedo, aproveitando um período pré-escolar…

01. Shimokawa Mikuni - Kimi ni Fuku Kaze
02. Teriyaki Boyz - School of Rock

À semelhança de alguns países, no Japão os pais que não possam acompanhar os seus filhos por motivos laborais ou doença podem recorrer aos chamados berçários. Estas instituições recebem as crianças a partir dos 2 meses de idade até ao ingresso na escola primária. Ao fim de 3 anos, as crianças transitam para o jardim-de-infância, podendo escolher de 1 a 3 anos até ao início da escola primária.
A educação obrigatória inicia-se à saída do jardim-de-infância; quando as crianças têm 6 anos de idade completos podem ingressar na escola primária e iniciar assim o seu percurso escolar propriamente dito. Os 9 anos de escolaridade obrigatória compreendem, para além da escola primária, os anos de escola secundária ou liceu, na qual os alunos japoneses entram quando completam 12 anos. Como não existem exames de admissão para entrar neste segundo ciclo de ensino, os companheiros de infantário e escola primária acabam muitas vezes por o ser também no liceu.
Este é um dos aspectos peculiares do ensino nipónico, mas há muitas mais curiosidades nas escolas japonesas…

03. The Pillows - Super Trampoline School Kid
04. Number Girl - mini grammer
05. Kitty GYM - Fever to future

As salas, o mobiliário e a organização dos liceus japoneses são bem diferentes do que se encontra nos liceus ocidentais. Os alunos japoneses não precisam de mudar de sala de aula constantemente, já que as aulas decorrem todo o dia na mesma sala – para além de permitir menos perdas de tempo, este facto também permite que os alunos guardem o seu material escolar na sua carteira, a qual geralmente é provida de uma gaveta para esse efeito. Higiene, limpeza e segurança são palavras-chave nos liceus do Japão: os alunos ajudam regularmente na limpeza da sala de aula, com o apoio dos monitores e professores; e num país com tão elevada sismicidade, é natural e aliás frequente a realização de simulacros de terramoto e incêndios pelos estudantes.
Mas talvez a característica mais veiculada dos liceus nipónicos seja o uniforme. Cada escola tem o seu próprio uniforme, sendo que o habitual é os rapazes vestirem calças pretas, casaco com um brasão na parte da frente e uma camisa branca. Já as raparigas usam a "tradicional" saia plissada ou em cinza ou no clássico azul-escuro, denominado no Japão por "kon", vestindo também uma camisola "à marinheiro" ou então uma camisa branca com um casaco a combinar.
O ensino obrigatório termina no final do liceu, ou seja, por volta dos 15 anos, mas os estudantes podem escolher estudar por mais algum tempo…

06. Nobukazu Takemura - Funny Illustrated Book
07. Halcali - Electric Sensei

Ao fim de 9 anos de escolaridade obrigatória, os alunos podem submeter-se a um exame para estudarem mais 3 anos, equivalentes ao 10º, 11º e 12º anos do ensino português. Estes 3 anos complementares não são obrigatórios, mas os alunos que pretendam ingressar na Universidade precisam de frequentá-los para aceder ao ensino superior. O ingresso na Universidade é feito após a realização de um exame e é bastante difícil; no entanto, diz-se no Japão que "depois de uma entrada difícil na Universidade, o mais fácil é sair". Actualmente, começa a ser já habitual os jovens terem títulos universitários, mas nem sempre é certo que a saída da universidade garanta emprego ou actividade na área para a qual os estudantes se formaram…

08. Noodles - Classic Chord Book
09. Nami Takami - High School Queen
10. Dustar-3 - Natsu Yasumi

Até agora falámos do ensino japonês público, mas, como em muitos outros países, também no Japão existe ensino privado. Nestas escolas, o sistema educativo é bastante diferente, sendo a entrada feita mediante exame até para o jardim-de-infância! Trata-se das escolas que formam as elites e a competitividade é aqui o aspecto central - há sempre exames nas passagens de nível escolar e os estudantes vão assim aprendendo o que é a competição e como chegar a melhor do grupo. A pressão para serem os melhores é tão grande que chega a levar alguns alunos ao suicídio, mas muitos pais japoneses continuam a acreditar que a felicidade dos filhos vem de estudar numa escola famosa que os forme para trabalharem nas melhores empresas. Este sistema tão exigente faz com que as crianças e jovens que frequentam o ensino privado japonês acabem muitas vezes por passar a vida a estudar, sem brincar. Talvez atentando a este facto, as escolas organizam dezenas de passeios e visitas de estudo durante o ano lectivo…

11. Mad Capsule Market - Kami no ­uta
12. MUCC - Kami no Hoshi

Tanto no ensino público como no ensino privado, o ano escolar começa em Abril e é dividido em três períodos. Estas três fases do ano lectivo são separadas por poucos dias de férias na Primavera e Inverno, sendo que no Verão a interrupção lectiva dura aproximadamente um mês.
Sistemas de ensino que talvez não sejam tão diferentes assim dos ocidentais e que podem ser experimentados ao abrigo de programas de intercâmbio de estudantes como, por exemplo, os que a Universidade de Coimbra estabeleceu com as Universidades de Kyoto, Tenri, Tokyo ou Waseda. Sugestões para explorarem enquanto aterramos…
Chegamos ao final da pequena viagem educativa de hoje de Narita. Esperamos que tenham aprendido algo connosco durante esta hora. Como sempre, o diário de bordo está acessível para consulta em naritaruc.blogspot.com. Voltamos a voar para a semana. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, desejando-vos boas viagens com a RUC!

13. Charlotte - Saikou no natsu yasumi deshita
14. Kahimi Karie - I can´t wait for summer

domingo, maio 13, 2007

NARITA #87 - 12.05.2007

A pedido de vários utentes dos vôos regulares com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio - Narita, a viagem desta semana foi ao mundo fantástico das versões. Temas e bandas ocidentais foram interpretadas por bandas japonesas. Aqui ficam os passageiros deste vôo 87:

01. Mari Natsuki - Sea, sex and sun (Serge Gainsbourg)
02. Kahimi Karie - En melody (Serge Gainsbourg)
03. Toshiyuki Masuda - What a wonderful life (Louis Armstrong)
04. Puffy - Lucy in the sky with diamonds (John Lennon)
05. Bonnie Pink - Revolution (John Lennon)
06. Detroit 7 - Rape me (Nirvana)
07. Lunkhead - All apologies (Nirvana)
08. Color Filter - Regret (New Order)
09. Salt Lake feat. waka - Ceremony (Joy Division)
10. Cibo Matto - Black Hole Sun (Soundgarden)
11. Aco - This Woman's Work (Kate Bush)
12. Petty Booka - Material Girl (Madonna)
13. Speena feat. Yasunaru Konishi - Material Girl (Madonna)
14. Yasunaru Konishi - Je t'aime moi non plus (Serge Gainsbourg)
15. Hitomi - Venus (Shocking Blues)

quinta-feira, maio 10, 2007

J-Music no MicroFestival de BD de Aveiro

No prózimo dia 25 e 26 de Maio, o MicroFestival de Banda Desenhada de Aveiro irá ter um espaço dedicado à música japonesa com um djset a cargo da MiMi Records (netlabel de Coimbra direccionada para as novas sonoridades electrónicas japonesas) e do Narita.

O djset promete ser animado e bastante variado, não vai faltar os estilos musicais caracteristicos do Japão (anime music, enka, shibuya e neo-shibuya-kei, visual-kei, etc).

Estão todos convidados a aparecer!!!!

domingo, maio 06, 2007

NARITA #86 - 05.05.2007

Por motivos festivos (Queima das Fitas 2007), o vôo N86 com partida do Aeroporto Internacional de Tóquio - Narita é efectuado em piloto automático. Decidimos voltar a sobrevoar as sonoridades "shoegaze" do país do Sol Nascente. Aqui fica a lista de passageiros para o vôo 86:

01. Ao - Nazedarou
02. April Wonder - You made me shoegaze
03. Arcana Arcade - Clock said all abroad
04. Chocolate Heaven - Slow
05. Clams - Sunday Bird
06. Finepitch - Daydream Beliver
07. Fuqugi - Herb
08. Hot Fudge Sundae - Slow Flow
09. Lenno - Taikutsu no uta
10. Translucent - Daydream
11. Sonic Flower - Feedback Summer
12. Californiawind - Nights

domingo, abril 29, 2007

NARITA #85 - 28.04.2007

Este é o vôo 85 com partida de Narita Aeroporto Internacional de Tóquio com destino às paisogens sonoras da nova electrónica com especial destaque para a editora Port. Uma viagem calma e relaxante.
Eis a lista dos passageiros para esta viagem:

01. Evala - IN/TRO07-04K
02. Aoki Takamasa - Music for brick warehouse
03. Yasunao Tone - a/s tone hecke'r
04. Alva Noto & Sakamoto -
05. Otomo Yoshihide - ISOO
06. Ryoji Ikeda - zone 3
07. Ryoichi Kurokawa - in visio
08. Satsuki Shibano - Mots d'amour
09. PsysEX - 529_ii
10. Satsuki Shibano & Yoshio Ojima - Caresse 2éme partie
11. Evala - Trans.port 0 processor yes

domingo, abril 22, 2007

NARITA #84 - 21.04.2007

Autorização concedida para a descolagem: todas as semanas a rota da emissão da Rádio Universidade de Coimbra traça-se entre Portugal e o Japão, aos Sábados às 21h e aos Domingos às 10h da manhã. Esta semana, fizemos mais uma visita especial a uma editora: a escolhida desta vez foi a DOMO.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA.

Contando no seu catálogo com edições de nomes como Steve Reid, Prototokyo, Jean François Maljean ou Nao Watanabe, a DOMO edita há mais de dez anos algumas das mais interessantes propostas da música japonesa, apesar de sedeada na cidade de Los Angeles na Califórnia. Definida pelo seu fundador, Eiichi Naito, como uma casa para os músicos crescerem como artistas, a Domo é reconhecida pela liberdade de expressão que concede a quem nela edita. O Narita ofereceu uma visita guiada a alguns registos do catálogo da DOMO, com alguns “intrusos” também pelo meio da emissão, começando com EN, último registo do projecto de Hiromitsu Agatsuma.
Para o início desta viagem, ficou Mogami Riverboat Song.

01. Agatsuma - Mogami Riverboat Song

Notabilizou-se por ter vencido o concurso nacional de Tsugaru-Shamisen, instrumento que estuda desde os seis anos. Duas vezes vencedor do prestigioso prémio Tsuguru-Shamisen National, Agatsuma integra este instrumento de cordas nas suas composições, dedilhando autênticos exercícios entre o contemporâneo e o tradicional. No Narita desta semana passámos por mais um dos álbuns de Agatsuma, também editado pela Domo. O escolhido foi o segundo da carreira, uma mistura de jazz, rock e o tradicional som japonês. Intitula-se Beams, e nele podemos encontrar as coordenadas de Fun.

02. Agatsuma - Fun
03. Toru Ogiyanagi - The other shore
04. Yoshida Brothers - Ibuki

Ryoichiro e Kenichi Yoshida são responsáveis por uma autêntica revolução musical e quase cultural. Dedicando-se também ao Shamisen, estes irmãos aplicam-lhe toda a sua energia e fazem das três cordas do instrumento uma autêntica guitarra de rock‘n’roll. Os Yoshida Brothers são verdadeiros ícones no Japão e o cruzamento que fazem entre o som ocidental e o som oriental também lhes tem trazido excelentes críticas fora do país do sol nascente. Mais do que relembrar a tradição, os Yoshida Brothers parecem estar a criar uma nova corrente, e álbuns como o recentemente lançado Hishou mostram que diferentes culturas podem, afinal, misturar-se perfeitamente. O talento destes irmãos bem patente nos temas a bordo de Narita: voo controlado ao som de Ibuki.

05. Yoshida Brothers – Gales Of Wind (Hayate)
06. Sadayu - Earth Holy Place Kouyasan
07. Kitaro - Koi

Foi o primeiro artista a assinar pela DOMO, mas a sua carreira já conta mais de um quarto de século. Pioneiro na utilização de sintetizadores e sons menos convencionais cruzados com os instrumentos tradicionais japoneses, Kitaro desenvolve desde os anos 70 aquilo que muitos apelidam de New Age Music. As colaborações com nomes sonantes da música dita ocidental sucedem-se, dos Grateful Dead aos Yes, e o seu trabalho já foi até reconhecido com um Grammy. Atmosférico, emotivo, espiritual, multi-cultural – adjectivos que já se aplicaram à obra de Kitaro e que subscrevemos, com dois temas: depois de termos passado por Koi, aterramos a viagem de hoje numa das paragens de Sacred Journey of Kukai Volume 2, Kan-non. Voltamos a voar para a semana, como habitual entre as 21h e as 22h, com ligação especial na manhã de Domingo às 10 da manhã. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, desejando-vos boas viagens com a RUC!

08. Kitaro - Kan-non

sexta-feira, abril 13, 2007

Narita #84 adiado

Pedimos desculpas a todos os nossos ouvintes e passageiros que o "vôo" 84 de Narita (que iria ser efectuado no dia 14.04.2007) teve que ser adiado para a próxima semana por motivos de transmissões desportivas.

sábado, abril 07, 2007

NARITA #83 - 07.04.2007

Emissão especial e em piloto automático com um dos mais interessante e profíquo artista nipónico da chamada música "noise". Merzbow ou Akita Masami é a companhia para uma hora de vôo juntamente com alguns comerciais televisivos da televisão japonesa.

01. Merzbow - Brasil (Shamo 3000)
02. Accuview 1day Lens
03. XBOX Nine
04. Tuka Camera
05. Merzbow and Ladybird - Automatic Latino (Balance)
06. Toyata Fun Cargo
07. Merzbow - Telecom Manipulator (Merzbox04. collection era vol. 01)
08. Toshiba AirCon
09. Merzbow - Merztronics Jazz Mix (Merzbox05. collection era vol. 02)
10. Windsor Hotels
11. VAAM
12. Merzbow vs. Alec Empire - The full destroyer merzbow (Live cbgb's nyc 1998)

domingo, abril 01, 2007

NARITA #82 - 31.03.2007

Mais uma viagem acompanhada de amigos do site MYSPACE. Desta vez com uma rota bastante itenerante com passagens pela música visual kei, rock, tradicional e electro.

01. Ayabie - Ancient-tree
02. Aquairius - Taikashita tsubasa
03. Prambath - I wish you sweet dreams
04. Tomoaki Saito - Myou da
05. Astro & Suzuki Junko - Galatic Joy

06. Halki - Blackmoon
07. Ogiyanagi Toru - Hana no Ame
08. Ciclo - Le Berouisse

09. Saibou Bungaku - Kanashiku nai
10. 101A - Silent Ballet
11. Sonic Dragolgo - Dr. Simpson

terça-feira, março 27, 2007

NARITA #81 - 24.03.2007

O vôo 81 com partida do Aeroporto de Narita vai repleto de amigos que fomos fazendo por entre trocas de emails e de contactos no site MYSPACE:

01. mama!milk meets Madoki Yamasaki - AO for them
02. mama!milk meets Yoshiyuki Toyoshima - round about midnight
03. mama!milk - waltz for hapone
04. yuko ikoma - temperature
05. Trico! - Fine, cloud, wet, shine

06. Small Color - I miss
07. Funyakotsu-ting - 星屑のラナ
08. Kama Aina/ RT / Moose Hill - Over the rainbow
09. Lullatone - Wake up wake up
10. Aoi Printemps - かなだにともった月あかり
11. Moose Hill - Kaeru

segunda-feira, março 19, 2007

Narita #80 - 17.03.2007

Mais uma vez pedidos desculpas por fazermos mais uma viagem em piloto automático. Garantimos no entanto uma viagem segura por sonoridades de outras paragens interpretadas por artistas japoneses.

01. Hajime Chitose - Sweet Jane (Velvet Underground)
02. Fumie Hosokawa - Poupee de cire poupee de son (Serge Gainsbourg)
03. Mari Natsuki - sea, sex and sun (Serge Gainsbourg)
04. Peltone - Blue Monday (New Order)
05. Primrose - True Faith (New Order)
06. Dreams Come True - Beautiful Boy (Darling Boy)(John Lennon)
07. Puffy - Lucy In The Sky With Diamonds (John Lennon)
08. Seafood - Levitate me (Pixies)
09. Wakusei - Gigantic (Pixies)
10. Toshiyuki Yasuda - Heart of Glass (Blondie)
11. Hitomi - Venus (Francis T. Avallon)
12. Speena feat. Yasunaru Konishi - Material Girl (Madonna)
13. 5,6,7,8's - Harlem Shuffle (Rolling Stones)
14. Cubismo Gráfico - Perfect (Fairground Attraction)

domingo, março 11, 2007

Narita #79 - 10.03.2007

Em dia de jantar de aniversário da RUC (Rádio Universidade de Coimbra), o vôo 79 com partida de NARITA teve que ser efectuado em piloto automático. Esperemos que tenham feito uma boa viagem ao som da Trattoria, editora de Keigo Oyamada mais conhecido por Cornelius.

01. Cornelius - The Sun is our enemy
02. Flipper's Guitar - Hello
03. Bridge - He, she and I
04. Yoshié - O meu mundo é uma bola
05. Kahimi Karie - Le Roi Soleil
06. Takako Minekawa - Picnic at loose rock
07. Kamayatsu Hiroshi - Gauloise wo sutta koto ga aru kai
08. Hideki Kaji - Siesta
09. Citrus - Colo Colo Meets The Stripes
10. Screaming Seagull Kiss her Kiss Her - Walk this way
11. Luminous Orange - Kan-ben
12. ooioo - ring ring lee
13. rovo - KNM!

domingo, março 04, 2007

Narita #78 - 03.03.2007

Bem vindos a bordo de mais uma viagem com partida dos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra até ao Japão. Todas as semanas embarcamos numa hora de imagens sonoras do país do Sol Nascente e esta semana fizémos literalmente essa viagem pela geografia e paisagem do Japão acompanhados por algumas das melhores propostas da electrónica ambiental nipónica.
Partida do terminal 107.9. Aeroporto internacional de Tóquio – Narita!

Localizado na Costa Leste da Ásia, o Japão é um arquipélago que compreende mais de três mil ilhas, sendo as principais as de Honshu, Sehikoku, Kyushu e Hokkaido. Esta semana, passámos por algumas das maravilhas naturais e não só da ilha que, entre estas quatro maiores, se localiza mais a norte – a ilha de Hokkaido. Esta ilha é a terra natal da raça aino, povo que, para além da ilha de Hokkaido se dispersa ainda por outros territórios asiáticos como as ilhas Curilhas e Sacalina, territórios russos.
Sendo a segunda maior ilha do território japonês, a heterogeneidade paisagística é considerável e a riqueza natural imensurável. Contando com seis parques nacionais e doze circuitos de reservas naturais, este território é um verdadeiro santuário natural, razão pela qual existem tantas florestas protegidas em Hokkaido.

E foi pela costa norte que começámos este passeio pela ilha. Entrámos no Japão pela península de Shiretoko, uma zona da ilha de Hokkaido extremamente montanhosa, à semelhança de grande parte do território japonês. O nome surge do idioma do povo aino, significando “Extremidade de Terra”, e é exactamente na extremidade nordeste da ilha que encontramos esta península à qual o acesso só é possível por via marítima ou aérea. Aproveitámos a viagem a bordo de Narita para pairar um pouco mais sobre Shiretoko, enquanto avançámos para Sul pela costa…

As costas de Hokkaido são banhadas pelas correntes frias do mar de Okhotsk, o que propicia um clima bastante frio e seco. Por esta razão, houve necessidade de intervenção humana em alguns locais da paisagem de modo a proteger tanto as pessoas como as plantações do tempo agreste. Visitando Nakashibetsu-cho, é possível observar as árvores quebra-vento dispostas em quadrados de 3 a 4 quilómetros de comprimento. Esta plantação de árvores largas estende-se por 648 quilómetros e permite que a população desta área produza grandes colheitas. Vista do ar, esta zona da ilha apresenta-se como um imenso padrão quadriculado em tons de verde. Diz-se que é visível inclusivamente do espaço, mas não precisámos de subir até tão altas altitudes para seguirmos para o nosso próximo ponto de paragem…

Grande parte do território da ilha de Hokkaido é ocupado por zonas naturais protegidas. É o caso da nossa terceira paragem nesta viagem – sobrevoámos o Pântano de Kushiro, a primeira área no Japão a ser incluída na Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas. Com uma área próxima dos 20 mil hectares, esta é uma das zonas húmidas maiores do Japão, território de paragem de imensas espécies de aves, como a garça japonesa de crista encarnada. Incluído num dos parques naturais do Japão, o de Kushiro Shitsugen, este pântano é um autêntico santuário natural, ao qual o acesso é restrito. Todos os viajantes do Narita podem, no entanto, visitar esta zona através do nosso blog e das imagens que acompanham este itinerário de voo. Virámos depois para o interior da ilha, e chegámo-nos mais perto de outro dos ex-libris de Hokkaido, o vulcão ou monte Meakandake.



Nas proximidades de Ashoro, uma cidade com cerca de 8500 habitantes, encontra-se um dos muitos vulcões activos do Japão, o Monte Meakandake. Apesar da pacífica convivência entre esta formação geológica e a cidade que fica aos seus pés, as frequentes erupções do Monte Meakandake trazem por vezes consequências a nível da paisagem. Tal foi o caso da erupção que provocou o aparecimento à superfície de um rio que acabou por gerar um lago de incríveis águas azuis. O povo aino chamou a este lago On’neto, o que significa literalmente “lago dos nossos pais”. Numa perfeita simbiose natural, o lago é rodeado de vastas e verdejantes florestas, povoadas de inúmeras espécies vegetais e animais, tornando-o numa paragem obrigatória para os amantes da Natureza. Um acidente topográfico curioso ou o modo que o planeta teve de esculpir mais uma bela pintura na paisagem de Hokkaido? Independentemente da opinião, este é mais um dos locais de incrível património natural de Hokkaido, que merece a visita do Narita desta semana, uma viagem que se realizou no mesmo dia em que se comemorou no Japão o Hina Matsuri, ou Festival das Bonecas. Este festival, como hoje é conhecido, teve o seu início no Período Edo (Séc. XVII a XIX) e destinava-se a comemorar o dia das raparigas. As famílias celebram esta data para desejar às raparigas um crescimento saudável e feliz. O Hina Matsuri também é conhecido como Momo no Sekku (Festival do Pêssego) ou Sangatsu no Sekku (Festival de Março). Uma efeméride a marcar a passagem de Narita por Hokkaido, na mesma noite em que o território luso assistia a um eclipse lunar…

E quase a chegar ao final da viagem pela ilha de Hokkaido houve tempo ainda para mais uma paragem que, como não poderia deixar de ser, é um parque natural. Localizado nas imediações da cidade com o mesmo nome, o Parque Takinoue é uma reserva onde as cascatas e os vales se entrecruzam formando padrões de extrema beleza. Nos meses de Maio e Junho, ou seja, durante a Primavera, as colinas deste parque ganham um brilho ainda mais especial, cobrindo-se de um tom rosa-escuro. Este fenómeno ocorre há quase 50 anos, altura em que neste parque foram plantados cem mil metros quadrados de um tipo de pequenas e rasteiras plantas chamadas floxes, cuja florescência apresenta um característico tom rosado. Uma vez que estas plantas florescem todas ao mesmo tempo, a chegada da Primavera a Takinoue pinta a paisagem de cor de rosa, uma atracção visual que está na origem da Festa do Flox, uma celebração em que é possível, por exemplo, sobrevoar o parque de helicóptero e apreciar os tapetes florais. Aproveitámos a boleia e aterrámos esta viagem em Hokkaido. Voltamos a voar para a semana com novos destinos no país do sol nascente. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, desejando-vos boas viagens com a RUC!

01. Tomoyasu Takanishi – Eyot
02. Marqido – Percussion
03. Kitaro – Koi
04. Somei Satoh – Mantra
05. Merzbow – Ambient Study For Kinbaku-Bi Part 5
06. Mamoru Fujieda – Duct Chant
07. Toshiya Tsunoda - A Singboard, Wind–Blown

sábado, fevereiro 24, 2007

Narita #77 - 24.02.2007

Vôo 77 com partida de Narita (Aeroporto Internacional de Tóquio) e na bagagem alguns passageiros com quem fizemos amizades ao longo destas viagens musiciais e virtuais (MySpace). Um arigatou muito especial aos Nana por nos terem enviado chocolates ^_^;

01. Les Rallizes Dénudés - Enter the Mirror
02. 54 Nude Honeys - Get on the bus

03. Doinglife - Get Up Rudy
04. Guitar Wolf - I cant get no (satisfaction)
05. Kerumi - Shiroi Bara
06. Bonnie Pink - Tonight, The Night
07. 101A - Sex Slave
08. Puppy Pet - Harutsubame
09. NaNa - Snake Girl

10. Rin' - Sakitana
11. NaNa - Silent scream under the moon light

みんなありがとうございました。チョコ・ババナおいしい。がんばれ!!!

sábado, fevereiro 17, 2007

Narita #76 - 17.02.2007

Ambos os pilotos estão em estágio para prepararem novas viagens que prometem trazer muitas novidades para os próximos vôos do Narita. O vôo desta semana foi feita em piloto automático e em velocidade de cruzeiro.

01. Takagi Masakatsu - Wonderland
02. Kazumasa Hashimoto - Finalin
03. Sketch Show - Ekot
04. Piana - Winter Sleep
05. Aoki Takamasa & Tujiko Nuriko - When the Night Comes
06. Yuichiro Fujimoto - Afterrain
07. Aki Onda - Flickerin Lights
08. Ovdk - Partzan (*)
09. Lullatone - Leaves falling
10. Asa-Chang & Junrei - Kobana
11. Asao Kikuchi - Kula Botanical Garden

(*) Este tema faz parte do EP "Non-Angasyemn" editado pela netlabel nacional MiMi Records. Para fazer download integral da edição basta aceder ao site.

sábado, fevereiro 10, 2007

Narita #75 - 10.02.2007

Na septuagésima quinta viagem em direcção ao Japão feita através do éter da Rádio Universidade de Coimbra renovámos o stock e servimos aperitivos para as novas edições nipónicas de 2007. Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA. Com pouco mais de quarenta dias, o ano de 2007 já conta com algumas edições bastante importantes no panorama japonês.

Na viagem desta semana de Narita damos conta de algumas, começando pelo novo trabalho para Gackt, o antigo vocalista e pianista dos Malice Mizer. Com uma carreira a solo iniciada em 1999 com “Mizérable”, Gackt surge no início deste ano com nova edição. Apesar dos rumores que circulam em torno da possível formação de uma nova banda de Gackt com Yoshiki dos X-Japan e Sugizo dos Luna Sea, o mês de Fevereiro vê a edição de um novo tema por Gackt a solo. Chama-se No ni Saku Hana no Yo Ni e por trás tem uma história que envolve um fã, uma surpresa e uma cerimónia de graduação – uma experiência marcante que abriu este Narita.

01. Gackt - No ni Saku Hana no Yo Ni
02. Asparagus X Beat Crusaders - Monologue In My Heart

Editado a meio do mês de Janeiro, Night On The Planet é um mini-álbum de colaboração entre os Asparagus e os Beat Crusaders. Dos seis temas desta edição escolhemos metade deles. Depois da passagem por Monologue in My Heart, um dos temas em que ambos os projectos colaboram, deixámos depois mais dois temas, um para cada projecto - primeiro os Beat Crusaders com Memories (curiosamente, um original dos Asparagus) e depois então os Asparagus com Dead Song.


03. Beat Crusaders – Memories
04. Asparagus - Dead Song
05. Polysics - Walky Talky

De regresso em 2007 estão também os Polysics. A enérgia e espacial banda de Hiroyuki Hayashi prepara-se para editar ainda durante este mês de Fevereiro novo registo. Com o sugestivo título de Karate House, este novo álbum dos Polysics inlcui os seus mais recentes singles, entre outros temas que misturam a pop com a electrónica. Depois da passagem por Walky-Talky, viajámos ao som de um dos singles incluídos em Karate House - You-You-You.

06. Polysics – You-You-You
07. Shiina Ringo – Sakuran

Saído a 17 de Janeiro, Kono Yo No Kagiri é mais que um single: são três faixas em que a versatilidade de Shiina Ringo é apoiada com as colaborações do seu irmão Shiina Junpei e do violinista Saito Neko. Deixando um pouco de lado os Tokyo Jihen, Shiina Ringo aventura-se numa direcção musical em cinema para o filme Sakuran e este single é a primeira amostra do trabalho realizado. No Narita desta semana, démos tempo de voo a todo este single, passando pelas ditas três faixas: depois de Sakuran, seguimos na viagem com o tema que dá nome ao single, Kono Yo no Kagiri, e depois com Karisome Otome, um instrumental em tons melancólicos em que a maestria de Saito Neko é evidente.


08. Shiina Ringo - Karisome Otome
09. Shiina Ringo - Kono Yo no Kagiri
10. Dir En Grey - The Pledge

2007 marca também o regresso de um dos maiores nomes do Visual Kei - os Dir En Grey. The Marrow Of A Bone traz de volta a banda de Kyo e Kaoru, naquele que é já o séptimo registo em álbum para os Dir En Grey. Contando com treze faixas na versão normal, sendo que há uma edição especial que contém mais 3 temas, este novo álbum integra também revisões de temas antigos, caso de Clever Sleazoid e da faixa com que ficamos, Ryoujoku no Ame.

11. Dir En Grey - Ryoujoku no Ame
12. Blood – Sakura

Um início de ano que promete! Quase a aterrar este voo de Narita dedicado às novidades editoriais para este ano de 2007 ainda tivémos tempo para mais uma edição: novo registo para os Blood, um novo single que será editado na próxima 4ª-feira, 14 de Fevereiro. No seguimento de Spleen lançado no ano passado, este maxi-single, intitulado Brumes Et Pluies – Kiri to Ame, segue o conceito Les Fleurs Du Mal, já antes explorado, que se baseia na literatura de Charles Baudelaire para criar os cenários sonoros. Contando com dois temas e uma remistura de um deles, foi com os Blood que terminámos o voo desta semana de Narita. Voltamos a voar para a semana. Até lá, nós por cá, e por lá, no Japão, despedimo-nos, com Brumes Et Pluies dos Blood, desejando-vos boas viagens com a RUC! Boa noite!

13. Blood – Brumes Et Pluies

sábado, fevereiro 03, 2007

Narita #74 - 03.02.2007

Na primeira semana de Fevereiro fizemos inspecção à frota do Narita. Durante uma hora sobrevoamos a música do país do Sol Nascente pelas ambiências electrónicas.

01. Caroline - Drove me to the wall
02. Ryuichi Sakamoto - Aishiteru, Aishitenai
03. United Future Organization - Tears of gratitude
04. Pizzicato Five - Collision and Improvisation
05. Sonic Balloon - La Dolce Vita (Susumu Yokota Mix)
06. Gak Sato - Tangram (Yukihiro Fukutomi Mix)
07. Cibo Matto - The Candy Man
08. Miho Hatori - Sweet Samsara Part II
09. Kenkou - Voyage to the dawn
10. Jin Himaya - Open score
11. Kahimi Karie - Mike Alway's Diary
12. The Penelopes - Love is

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Narita #73 - 27.01.2007

Sejam benvindos a bordo da septuagésima terceira viagem com partida de NARITA. Levantamos voo com coordenadas traçadas em direcção ao Japão e hoje levamos na bagagem uma colecção de pequenas músicas dedicadas a uma arte asiática bastante apreciada no ocidente: o bonsai. Partida do terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: NARITA.

Surgida inicialmente na China, por volta do ano 200 A.C., a arte de crescer pequenas árvores em contentores parece ter sido um reflexo das viagens dos curandeiros, que assim transportavam as suas plantas medicinais. Esta prática estendeu-se ao Japão durante o período Heian, mas a designação de “bonsai” para estas réplicas artísticas em miniatura das árvores naturais apenas começou a ser utilizada frequentemente bastante mais tarde, no período Meiji. Hoje em dia, a palavra “bonsai” é utilizada em referência tanto à arte original chinesa, como às suas derivações coreanas e, claro, nipónicas. Pelo NARITA de hoje, passamos por músicas inspiradas pelo tamanho dos “bonsai”, começando com este Little Girl Poems.

01. Piana – Little Girl Poems
02. Copter 4016882 - Little Kitty
03. Nobukazu Takemura - A Theme For Little

Ao contrário da crença popular, as árvores utilizadas no “bonsai” não são geneticamente modificadas, nem tão pouco são algum tipo de árvore especial. O crescimento das árvores é, isso sim, controlado, sendo a árvore moldada durante o seu crescimento para a forma desejada. Todo este processo artístico e de jardinagem requer uma série de técnicas, sendo as mais conhecidas e utilizadas as que envolvem a poda e restrição do crescimento das raízes (colocando as árvores em pequenos vasos), o uso de adubos especiais e de métodos de rega criteriosos ou a utilização de arames, que são enrolados em torno dos ramos e tronco da árvore até que estes lenhifiquem e tomem a forma desejada. Acima de tudo, o “bonsai” é uma arte de minúcia e pormenor, feita para jardineiros com paciência. Esperamos que mantenham a vossa e tenham cuidado com as tesouras, enquanto vos damos mais algumas pequenas músicas. Continuamos, para já, com Shulla, e Chibi.

04.Shulla – Chibi
05.The Pillows – Litlle Busters
06.Sylvia 55 – Little Bit More, OK

Fazemos uma pausa e tiramos as luvas de gardinagem para algumas notícias. É já no próximo Sábado, 3 de Fevereiro, que se realiza a J Rock Party II, na Galeria-Bar Café do Desassossego em Setúbal. A festa tem início pelas 16 horas – os fãs de J Rock e todos os outros, podem encontrar mais informação sobre esta festa em www.jrockparty.site.vu. Na semana seguinte, entre 5 e 11 de Fevereiro, a FNAC Chiado e a Ncreatures organizam uma semana dedicada à animação e banda desenhada japonesas. Desde exibições de Anime, à homenagem ao mestre Miyazaki, a FNAC Chiado, em Lisboa, acolhe, durante esta semana, apresentação dos trabalhos do estúdio Gonzo. Duas sugestões para o início de Fevereiro, duas oportunidades de experimentar o Japão em terras lusas. Falando de terra, calçamos de novo as luvas e tratamos um pouco mais do “bonsai”, o tema da viagem de hoje. Para já, mais uma música pequena: Little More Than Before, pelos 10 Feet.

07. 10 Feet – Little More Than Before
08. Masonna – Mother's Little Helper
09. Bleach – Little Piggy No 28

Geralmente, as árvores “bonsai” atingem dimensões entre os 5 e os 80cm. Dentro da pequena dimensão dos “bonsai”, existem, mesmo assim, algumas classes de tamanho. Por curiosidade, a mais pequena de todas, aplicada a “bonsai” com menos de 7 cm, designa-se por Mame. Em teoria, qualquer árvore pode ser usada na arte “bonsai”. Há, no entanto, algumas mais comuns, como as árvores do género Pinus, Acer, Ulmus, Junipeurs, Ficus e Rhododendron. Não é das mais usuais, mas as Jenny On The Planet sugerem uma cerejeira. Querem tentar fazer dela uma árvore “bonsai”?

10. Cubismo Gráfico – Mini-Microphones
11. Jenny On The Planet – Sleeping Cherry Tree
12. Color Filter – A Windy Day Under The Tree

Chegamos ao final da pequena viagem de hoje de Narita. Depois de tanto cuidado e paciência, esperamos que esta hora de viagem vos tenha convencido a criar a vosa pequena floresta artística: o “bonsai” é muito mais do que uma árvore num vaso, é uma obra de arte.

13. Lullatone – A Miniature Finalle