sábado, novembro 15, 2014

NARITA #408

Com o aproximar do final do ano, começam já a compor-se as listas de melhores do ano. Com esse intuito, a equipa de bordo de Narita convidou para esta viagem alguns dos passageiros que se juntaram à lista de passageiros frequentes da nossa companhia durante os últimos meses. Passámos os olhos e os ouvidos por algumas das edições deste ano de 2014.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. Alice In Alice – Cold Barrett

Começámos o embarque pelos grupos mais volumosos e os seus passos de dança. As armas não são permitidas a bordo, mas as que as Alice In Alice trouxeram são apenas adereços que usaram no vídeo de Cold Barret, o seu single de estreia e mote para a descolagem deste voo. Continuámos a fazer entrar na cabine grupos – e os passageiros seguintes também vieram em grupo: um trio, vindo de Nagoya que neste ano já tem uma boa conta de singles editados. O último, levado à letra, é a razão do sorriso das muitas fãs dos Sonar Pocket e foi também o seu cartão de embarque neste passeio pelas edições nipónicas de 2014.

02. Sonar Pocket - Egao No Riyuu
03. Namie Amuro – Brighter Day

A rainha da música pop japonesa conseguiu um bilhete de última hora com o lançamento durante esta semana de mais um single na sua já extensa carreira. Brighter Day trouxe de volta Namie Amuro, a menina que ouvíamos há quase vinte anos e que se sentou nesta viagem num registo mais R’n’B.
Quem também regressou recentemente aos discos foram os The Pillows. Quase a chegar às duas dezenas de álbuns, foi com o décimo nono da sua carreira que seguimos nesta viagem, subindo de altitude com o impulso de Moon Dust.

04. The Pillows – Moon Dust
05. Creep Hype – Radio

Mais uma novidade já deste mês de Novembro, numa edição muito especial. Radio pôde ser escutado nesta viagem, mas também podem encontrar este tema em “百八円の恋”, o single que os Creep Hype acabam de editar, em antecipação do álbum prometido para o próximo mês de Dezembro. Reservámos toda uma fila para este quarteto e outra para o quarteto que se seguiu e que, curiosamente, adquiriu direito de embarque no mesmo dia. Numa ligação directa entre Tóquio e Londres, pelo menos no que diz respeito à vertente sonora, os Go! Go! Vanillas viajaram connosco para mostrar que são mais do que apenas uma banda de rock’n’roll. "Magic Number" é a estreia em álbuns da banda, depois de alguns singles. Um pouco atrasados na hora, mas, mesmo assim, com todo o sentido, trouxeram a esta viagem a sua visão do crepúsculo, audível em トワイライト.

06. Go! Go! Vanillas - トワイライト
07. Yuiko – Cling

Yuiko habituou-nos, nos últimos anos, a edições cuidadas e com belas ilustrações. Em 2014 já nos mostrou bonitas imagens por duas vezes e foi do disco recentemente editado, “From Garden”, que colhemos os sons desta viagem. Numa difícil luta de tentativa e erro, o caminho foi sendo construído até que, no final de Outubro, pudemos finalmente ouvir temas como Cling.
Cerca de uma semana antes da edição do disco de Yuiko, chegou às lojas no Japão outro produto fruto de muito esforço. Foram precisos cinco meses de gravações para que os Ogre You Asshole conseguissem registar os temas de “Papercraft”, mas agora a banda de Suwa, região industrial de Nagano, prepara-se para gastar bem mais tempo a apresentar os temas deste disco a todo o país. No momento em que começámos a descer para a aterragem desta viagem, deixámos os passageiros desta viagem aproveitarem alguns momentos de sono e de sonhos com Someone’s Dream.

08. Ogre You Asshole - Someone's Dream
09. Sakanaction - ミュージック (Cornelius Remix)

O disco pode ser do ano transacto, mas continuam a nascer frutos do álbum epónimo dos Sakanaction. Desta vez, foi o génio de Cornelius a dar a volta a ミュージック, uma remistura com data de edição bem recente, permitindo à banda de Sapporo uma pequena batota para se incluir nesta viagem pela música do Japão em 2014.
Com o final deste percurso a aproximar-se, escolhemos para os últimos minutos os etéreos e quase celestiais acordes de Torn, convite para conhecer o segundo disco de Ferri, “∞” e ainda de Zero, novíssimo tema dos Vamps. Voltamos a embarcar para a semana, Sábado, depois das 21h, com mais música japonesa para acompanhar uma hora de viagem. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que a viagem desta semana tenha sido do vosso agrado.

10. Ferri - Torn
11. Vamps - Zero

sábado, novembro 01, 2014

NARITA #406

Com a entrada numa nova grelha de programas, os passageiros de Narita podem ficar descansados pois as ligações ao Japão continuam a ser asseguradas todas as semanas, aos Sábados às 21h. Para começar o mês de Novembro, a viagem fez-se maioritariamente com guitarras, baixo e bateria: passageiros escolhidos a dedo, quase todos vindos das melhores bandas do indie rock japonês!

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. Lodge - センチメンタリズム
02. Prambath - Can You...?
03. Jungles - Rock'n'roll Party
04. 9 Days Wonderv - Migrant, The Birds Flies On The Passengers
05. Windmilk - Fears
06. Midori - 声を聞きたいのですが、聞こえないのです
07. Nostar Opus - A Bac Dec. De Encore
08. Nostar Opus - Come Home Asa Branca
09. Texas Pandaa - A Single Teardrop
10. Molice - Smeared Clear
11. Midori - 獄衣deサンバ
12. Jungles - Last Song

sábado, outubro 25, 2014

NARITA #405

Esta semana, a cabine de voo foi reservada para uma viagem não só no espaço, até ao Japão, mas também no tempo! Recuámos algumas décadas e visitámos os incríveis anos 50 do século passado.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. Yukiko Nomura - Obako Madorosu

O início do século XX pautou-se por duas intensas guerras mundiais, em que o Japão não ficou de fora. Da Segunda Grande Guerra, encerrada com a rendição do Japão em 1945, resultou um país ocupado pelas forças aliadas, com cenários de destruição profunda e imensas mudanças a acontecer em termos sociais e económicos. O final dos anos 40 viu o império japonês dissolver-se, abrindo portas à democracia, numa sociedade em que a presença americana era vista ainda num misto de ocupante e aliada.
Enquanto a reconstrução prosseguia, a vida cultural no Japão também se ia refazendo. A televisão, o cinema e a música enchiam olhos e ouvidos dos japoneses ao chegar a década de 50 – e, por isso, muitos dos passageiros que resgatámos no tempo, eram não só músicos mas também actores, como, por exemplo, a actriz Meiko Nakamura. Na década de 50, o transporte colectivo era feito essencialmente por via ferroviária, mas começou a intensificar-se o uso do autocarro, como aquele em que Meiko Nakamura nos convidou a entrar - Inaka no Basu.

02. Meiko Nakamura - Inaka no Basu
03. Izumi Yukimura – Aoi Canariya


Não só a língua mas outros costumes da cultura americana se foram intrometendo na cultura e sociedade japonesa dos anos 50. Para alguns, a integração destes elementos estrangeiros não era vista com bons olhos, por colidir com aspectos mais tradicionais da cultura nipónica. Terá sido por isso que, por exemplo, o hula hoop foi banido no Japão – não seria digno ver as veneradas senhoras japonesas abanar as ancas com o aro que divertia populações por todo o mundo. Mesmo assim, era possível encontrar quem conseguisse subverter esta proscrição e, assim, juntasse o melhor do mundo ocidental e oriental.
Em termos musicais, a mescla de civilizações também se fazia sentir, por exemplo, no uso da língua inglesa em canções ou na inspiração em temas compostos na língua de Shakespeare. Banana Boat foi a versão que Michiko Hamamura fez do original jamaicano e que lhe valeu a alcunha colada ao nome da música. A filha do calypso entrou nesta viagem com ritmos caribenhos e sotaque nipónico.

04. Michiko Hamamura – Banana Boat
05. Fumiyo Fujimoto - Yume Miru Otome
06. Shirou Sone - Wakai Omawarisan

Também no género masculino, os anos 50 conheceram muitos actores com carreira na música. Esta semana contámos com passageiros com uma carreira extensa quer num quer noutro meio: embarcámos Shirou Sone, que ficou famoso, entre outros, pelo filme cujo tema título ouvimos - Wakai omawarisan, a história de um jovem polícia.
Também Shinji Yamada se dividiu entre a tela e o palco, mas em comum com Shirou Sone teve também o facto de ter participado em Kōhaku Uta Gassen, o tradicional programa televisivo japonês em que os músicos se enfrentam em equipas vermelhas femininas e brancas masculinas. A primeira vez que os japoneses puderam começar o ano com estas batalhas musicais foi exactamente na década de 50, mais concretamente em 3 de Janeiro de 1951, na altura apenas por emissão radiofónica. O programa ganhou popularidade e transpôs-se também para a TV, onde ainda hoje persiste, sendo já tradição da passagem de ano. Por ele passaram imensos nomes da música japonesa, entre as grandes estrelas de cada ano. Em 1959, Shinji Yamada fez a sua passagem de ano neste programa, mas a vencedora foi a equipa vermelha. Recebemo-lo por entre a névoa que cai sobre a cidade melancólica.

07. Shinji Yamada - Aishuu No Machi Ni Kiri Ga Furu
08. Kouji Tsuruta - Suki Datta
09. Frank Nagai - Yogiri no Daini Kokudou


O tom grave inesquecível de Frank Nagai entrou um pouco de surpresa nesta viagem, na altura certa para definir o tom de aproximação à pista. Nascido na cidade de Matsuyama (uma cidade que entretanto foi englobada na metrópole maior de Ōsaki), Kiyoto Nagai cedo empreendeu uma carreira no mundo do espectáculo, começando pela música. No entanto, à semelhança de muitos dos artistas da sua geração, também experimentou o cinema. Foi exactamente com o tema que interpretava em Yūrakuchō de Aimashō, filme estreado em 1958, que o acompanhámos ao lugar, neste embarque duplo de um dos nomes mais queridos dos japoneses nos anos 50.

10. Frank Nagai - Yūrakuchō de Aimashō
11. Hiroshi Wada to Mahinastars - Nakanaide
12. Kazuko Matsuo, Hiroshi Wada to Mahinastars - Dare Yori Mo Kimi o Aisu

A voz descobriu-a Frank Nagai, mas não foi ele quem acompanhou Kazuko Matsuo nesta viagem. A banda de inspiração havaiana de Hiroshi Wada proporcionou a companhia perfeita para estes últimos minutos em que nos aproximávamos da pista de aterragem e do regresso ao presente. Ainda com mais alguns momentos nos anos 50, regressámos à passagem de ano de 1959, para ouvirmos a dançarina que Koichi Miura interpretou pela equipa branca no Kōhaku Uta Gassen que fechava os anos 50. Esperamos que este regresso ao passado tenha sido do vosso agrado. Prometemos regressar na próxima semana, Sábado, depois das 21h, para estrear uma nova grelha de programas na Rádio Universidade de Coimbra. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando voltar a ver-vos a bordo em breve!

13. Kouichi Miura - Odoriko
14. Kouichi Miura - Rakuyou Shigure

sábado, outubro 11, 2014

NARITA #403

Com três distintos e distinguidos passageiros a bordo, a viagem desta semana fez-se em ambiente especial. Celebrando a atribuição do Prémio Nobel da Física a três investigadores de origem japonesa, experimentámos com a luz e embarcámos uma lista de passageiros todos eles luminosos!

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. The Penelopes - Light And Shade
02. Art School - Hikari No Nai Heya
03. Nujabes - Hikari
04. Chihiro - Tentacle Of Light Track Metalob
05. Hisato Higuchi - Hikari No Obake
06. Skrew Kid - Shadow Of Light
07. Tujiko Noriko - Wasurenai Hikari
08. Tokyo Ska Paradise Orchestra - Hikari
09. Ovum - Reflection
10. Globe - Lights Out
11. Guitar Wolf - Moonlight Boy

NARITA #403 by Ogata Tetsuo on Mixcloud


sábado, outubro 04, 2014

NARITA #402

Outubro começa e os voos em direcção à música japonesa prosseguem na antena da Rádio Universidade de Coimbra. Munidos maioritariamente de discos de vinil em formato sete polegadas, os passageiros desta semana trouxeram até à nossa audio-aeronave delícias musicais para quase todos os gostos.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. Yuiko - Calm The Wind
02. Sawako - Radio Stone
03. PWRFL Power - Jacket Song
04. Na + Junko - Junko's Opening Theme / Cherry Blossom
05. Photo Jenny - Rainbow Dolly
06. Frenesi - Au Citron
07. Metro - Paradise Lost
08. Tenniscoats with Undora - まよっちゃか
09. Wool Strings - Viridian Steps
10. Marconi - Controller
11. Color Filter - A Windy Day, Under The Tree
12. Anna Yamada - 予感

sábado, setembro 27, 2014

NARITA #401

Apesar de a aeronave ter uma operação de manutenção marcada para este Sábado, não deixámos de levantar voo! Activámos o piloto automático e percorremos territórios diversos da música japonesa, em mais uma hora de descobertas.

01. Vapour Trail - Thorn
02. Otaria's Bloc(k) - Alexander
03. Los Wakamonos - Life In Vain
04. NaNa - Acacia
05. Ajisaikippu-de - Subarashii Hibi
06. Moose Hill - Desert House
07. Boom Boom Satellites - On The Painted Desert
08. 46° Halo - Clock
09. Muffin - Forest
10. Lem - Story Of Surf For Young People

terça-feira, setembro 23, 2014

Kiwi & the PapayaMangoes em Cascais

A Embaixada do Japão tem o prazer de informar sobre a vinda a Portugal do grupo Kiwi & the PapayaMangoes, no próximo dia 26 de Setembro (sexta-feira) às 21h30, no Centro Cultural de Cascais com entrada livre.

Grupo japonês que apresenta a música e o canto com diversas influências de várias partes do mundo - Ásia, África, Brasil - assim como a música tradicional japonesa, mas sempre com um novo “rosto, ritmos e sonoridades”! Apresentação de música tradicional japonesa com mistura do forró brasileiro ou o reggae, num colectivo que se inspira igualmente nos estilos urbanos ocidentais, do hip hop e dub, do jazz ao rock.



A banda tem vindo a actuar em vários países fora do Japão em Festivais de World Music como por exemplo: Festival AZGO, em Moçambique / Festival Glatt und Verkehrt, na Áustria / Festival de World Music de Ulsan, na Coreia do Sul / Festival de Música Zao-di, em Taiwan / Festival Sukiyaki Meets the World e o Rock Fuji, no Japão.

Os Kiwi & the PapayaMangoes já estiveram em Portugal onde actuaram na Casa da Música, na Festa do Japão em Lisboa, e nas Festas da Cidade de Abrantes.

O concerto é organizado pela Embaixada do Japão, Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luis I.

sábado, setembro 20, 2014

NARITA #400

Pelo hemisfério Norte, os dias começam a encurtar cada vez mais, sinal de regresso ao trabalho e às aulas. Em conformidade, a equipa de bordo transformou esta semana a cabine em veículo escolar e convidou para um passeio até aos bancos de escola, com certeza de chegar antes do toque de entrada e sem falta de material.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

No início desta viagem, como no de qualquer ano lectivo, quisemos estabelecer algumas regras. Nesta aeronave não são tolerados atrasos, mau comportamento ou plágio; no entanto, cópias ou adaptações autorizadas são bem vindas e foi exactamente com uma que iniciámos esta viagem. O original pertence aos Yellow Magic Orchestra, de quem os School Food Punishment parecem ter sido bons alunos: descolagem ao som de 君に、胸キュン。-浮気なヴァカンス-.

01. School Food Punishment - 君に、胸キュン。-浮気なヴァカンス-

Já no ar, era tempo de ganhar altitude e aproveitar a nossa cabine transformada em centro educacional. Continuámos a embarcar passageiros provenientes de um país em que a taxa de literacia ronda os 99%, pelo que não houve problemas na leitura dos cartões de embarque. Passageiros frequentes com múltiplas viagens garantidas pelas suas duas décadas de carreira, sentaram-se os Cali≠Gari, que nos pintaram uma School Scene digna dos melhores colégios de Ibaraki.

02. Cali≠Gari – School Scene
03. Mummy The Peepshow – School Girl Pop

Parece ser algo em mudança no sistema educativo japonês, mas o facto é que muitos dos colégios privados do país ainda funcionam em regime de ensino separado, ou seja, havendo turmas apenas de rapazes e outras apenas de raparigas. Pelo contrário, nas salas e pátios das escolas públicas a mistura entre os dois géneros é regra geral. Tínhamos acabado de embarcar o garage noise punk das meninas Mummy The Peepshow, pelo que os passageiros seguintes representaram os alunos do sexo masculino: e foi exactamente a um colégio britânico apenas para rapazes que os Abingdon Boys School foram buscar o nome. Apresentaram-se nesta viagem como bons alunos, mesmo que We Are, o tema que traziam na bagagem, distraia muitos outros alunos quando escutado como genérico do jogo de vídeo Sengoku Basara.

04. Abingdon Boys School – We Are
05. The Back Horn - ブランクページ

Para muitos alunos, a melhor parte de regressar à escola é a estreia do material escolar novo. Os The Back Horn providenciaram essas páginas em branco mas, quando a viagem já ia quase a meio, foi altura de começarmos a preenchê-las. Temida por muitos mas adorada por alguns, a matemática não assusta de todo passageiro que se seguiu: números e equações debitadas por Effe, autênticos polinómios de música electrónica, numa espécie de introdução à Algebra.

06. Effe – Algebra
07. Polysics – Number Zero

Dos números às letras é um pequeno salto – e nesta viagem não quisemos que a vossa educação ficasse a meio. Passámos pois à parte da leitura, ou melhor, da declamação. Prontas a rimar estavam as Lyrical School, um grupo de hip-hop no feminino que tentou ensinar uma ou duas coisas aos ouvintes de Narita.

08. Lyrical School – リボンをきゅっと
09. Tricot – Fleming

Uma aula quase complete, a que as Tricot deram: não só aprendemos lavores como ainda o fizemos com os olhos postos em Alexander Fleming, descobridor da lisozima e da penicilina, ao som do math rock vindo de Quioto. Uma aula polivalente, que nos aproximou da pista de aterragem – começámos a baixar de altitude, mesmo continuando as batidas por minuto aceleradas. Os Dreams Come True, ou, como os fãs lhes chamam, Dorikamu, há muito deixaram os bancos de escola mas isso não os impediu de cantar a sua despedida a essa fase da vida.

10. Dreams Come True - Good Bye My School Days
11. Lullatone - Falling Asleep With A Book On Your Chest

Adormecer com um livro sobre o peito acontece a muitos e, fora do ambiente escolar, pode ser bastante agradável. Mesmo que esta tenha sido a inspiração para os Lullatone, esperamos que aos nossos passageiros em idade lectiva tal não ocorra dentro da sala de aula. Entretanto, o toque de saída estava quase a fazer-se ouvir na cabine e, por isso, pedimos que fechassem os vossos cadernos e livros e se preparassem para a aterragem. A hora de chegada foi próxima da prevista, não havendo necessidade de prolongamento lectivo. Voltamos a embarcar na próxima semana, Sábado, às 21h. Até lá, nós por cá e por lá, no Japão, despedimo-nos, esperando que tenham gostado desta viagem educativa. Tempo de aproveitar o tempo fora da escola, como o fez a banda de Susumu Hirasawa – foram os Shun quem nos acompanhou na aproximação à pista, com o muito adequado After School.

12. Shun – After School

Para não se esquecerem da aula de hoje fica aqui a revisão da matéria dada:

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quarta-feira, setembro 10, 2014

KUFUKI em Lisboa e no Porto

Pela primeira vez na Europa – depois de granjearem recomendações na imprensa um pouco por todo o mundo e de verem os seus temas remisturados por Astral Social Club ou Anla Courtis -, os KUFUKI apresentam-se no Musicbox (Lisboa), a 17 de Setembro, e no Passos Manuel (Porto), no dia seguinte a 18 de Setembro.

Os KUFUKI são uma espécie de samurais do século XXI, mas ao invés de erguerem lutas com sabres, dão preferência à bipolaridade, às atmosferas e aos sintetizadores naquilo que criam. Vêm de Tóquio, a maior metrópole do mundo, e não partilham muitas semelhanças com os guerreiros Bushido.

Ainda assim, o “caminho do guerreiro” dos KUFUKI também existe. Faz-se de sabedoria e mestria. Prova disso é o vício que o seu disco de estreia homónimo (2012, via Wonderyou) nos deixa. São canções quentes, que se colam a uma pele já transpirada pelo ritmo: preparem-se para levitar, dançar e para entrar numa outra dimensão.

Se ainda não os conhecem não percam a oportunidade de ver os KUFUKI, para vos adoçar o apetite fica o video retirado do album homónimo lançado em 2012.




sábado, setembro 06, 2014

NARITA #398

Atravessámos já mais de metade do ano, mas as novidades discográficas no Japão não param de surgir. Para não perdermos o rumo, esta semana convidámos a subir a bordo alguns dos passageiros que mais nos têm dado música em 2014, com a peculiaridade de o fazerem sem exigirem dinheiro em troca. Embarque de um manifesto de bordo feito de lista de novidades musicais de 2014 em formato download gratuito.

Partida do Terminal 107.9. Aeroporto Internacional de Tóquio: Narita!

01. ラブリーサマーちゃん と 芳川よしの - はじめまして

Início de viagem em Tóquio, pois foi por lá que encontrámos os primeiros passageiros. Lovely Summer Chan abriu a porta do quarto para nos mostrar a sua música, produzida com a ajuda de Yoshino Yoshikawa, situando-se as coordenadas da descolagem em territórios de jpop com travo a shibuya-kei. はじめまして, o mesmo que dizer “Prazer em conhecer”, foi a forma simpática com que esta jovem artista entrou na cabine desta viagem pelos melhores discos gratuitos de 2014 editados até agora no Japão.

O passageiro seguinte também comprou em Tóquio a sua entrada nesta viagem, no passado mês de Junho. Foi nessa altura que Ryota Mikami, que já conhecíamos como metade dos The Vegetables, editou “Buddha, Mozart and the Ladies”, um EP onde se podem ouvir samples de autores tão diversos como Mozart, Beethoven, Wagner, Nino Rota ou Duke Ellington, colados com maestria e coerência. Alguns desses foram audíveis em Choir.

02. Ryota Mikami – Choir
03. Emerald Four - Astral Tones For Mental Therapy

Atravessámos pacificamente a distância entre Tóquio e Quioto para embarcar outra das felizes novidades que nos chegaram com o Verão. Canções de embalar, drones, shoegaze e chill wave em doses generosas resultam na mistura contagiante que é o som dos Emerald Four, que nos presentearam Astral Tones For Mental Therapy.
Feita a terapia e continuando a subir de altitude, deslocámo-nos para paragens próximas para encontrar os passageiros seguintes. É na cidade de Osaka que, desde 2011, se podem ouvir os Cananga Node e, desde o mês passado, também os podemos continuar a ouvir em qualquer parte do mundo, uma vez que editaram o seu EP “Archimedes”. Foi com o tema dedicado ao astrónomo grego que prosseguimos viagem, cruzando os céus do post-rock japonês.

04. Cananga Node – Archimedes

De Osaka rumámos ao nordeste da ilha de Honshu, mais concretamente à região de Sendai, para perceber o que os Chibastation chamam de música sexy, scum, new wave. Provas tiradas com o embarque deste projecto, com ショボい人.

05. Chibastation - ショボい人
06. For Tracy Hide - さらばアトランティス鉄道

Desde o seu lançamento, foi possível encontrar em lojas espalhadas um pouco por todo o Japão cópias de “In Fear Of Love” que, pela sua qualidade ou por serem gratuitas, rapidamente esgotaram. No entanto, os For Tracy Hyde não quiseram desiludir os fãs e optaram por facultar o download gratuito deste EP, que assim chegou aos nossos ouvidos. Indie japonês no seu melhor, numa convivência feliz de pop e electrónica, por vezes com um travo de Madchester que a banda reclama ser infuência no seu som.
Já o passageiro seguinte passou grande parte da sua carreira arredado do colorido mundo da pop, dedicando-se antes ao classicismo do violino e do piano. Hara Kana estreou-se este ano no EP “梅雨の過ごし方”, um guia para passar a estação das chuvas que compôs a par com Unimi. A cuidada e gratuita edição teve a mão da Unelma, editora discográfica cujo objectivo é disseminar o que acha ser interessante, independentemente de género e formato. Foi assim que no porão desta aeronave encontrámos roupas, livros e música, que nos chegaram de Osaka.

07. Hara Kana – Sweet Drops
08. Gecko – Monochrome

Dentro das várias compilações editadas este ano, existem várias dignas de menção. Uma das que mais curiosidade suscitou à equipa de bordo foi o segundo volume da compilação “Shikisai” que a influente editora Kusanone editou. Dentro desta colecção de novas jóias de música electrónica, encontrámos um tema a cargo do patrão da Tokage Records. Wataru Sato também se movimenta nas teclas do piano, mas gosta de as misturar com vozes e sons electrónicos. Foi assim que entrou nesta viagem, com o cartão de embarque contendo o seu nome artístico Gecko.
E se já tínhamos embarcado o pé direito, não poderíamos deixar o pé esquerdo de fora. Lados aleatórios de um mesmo EP, voltámos a “梅雨の過ごし方” para escutar a presença de Unimi, duo formado algures na Primavera de 2013 por Shinomiya Motomare e Yumemiflower, que insistem em marcar o seu próprio ritmo, em tons electrónico-melancólicos. O cartão de embarque que possuíam era de uma delicadeza digna das melhores artes do Japão: não se tratava de um CD ou cassete, mas antes um marcador de livro com um código para download das músicas. O conceito aprofunda-se no site da Unelma, onde podemos usufruir de outros conteúdos e, por exemplo, juntar à música de Unimi e Hara Kana sugestões de leituras para atravessar a época das chuvas que dá nome ao seu EP conjunto. Foi desse conjunto de canções que veio o bilhete de Unimi, Window: um convite para, por momentos, desviarmos os olhos dos livros e olharmos lá para fora.

09. Unimi – Window
10. Junya Nishimura – Sea

Foi preciso cruzar o mar para que o novo EP de Junya Nishimura tivesse edição. O nipónico, no entanto, tem-se mantido bastante activo durante este ano, contando já com vários registos compostos em torno do computador e teclados, editados quer por mão própria quer, por exemplo, pela Mimi Records, responsável pelo EP “Vanish” onde fomos buscar inspiração. Esperamos que, como a equipa de bordo, tenham aproveitado estes relaxantes minutos para um chá.
Com a aterragem iminente, ainda houve tempo para um último olhar (ou audição) pelo melhor de 2014 até agora. Ma Tilda assina os seus discos de rock psicadélico e improvisado como Kouhuku Na Jinsei e chegou mesmo a tempo de desejar uma Good Night. Notas calmas para nos levar até à pista, não sem antes vos lembrarmos que temos novo embarque marcado para o próximo Sábado, depois das 21h. Até lá, nós por cá - e por lá, no Japão - despedimo-nos esperando que a viagem desta semana tenha sido do vosso agrado e que continuem a embarcar connosco rumo à música do país do Sol Nascente.

11. Kouhuku Na Jinsei – Good Night

NARITA #398 by Ogata Tetsuo on Mixcloud